ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
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Search for : Simulação; Capacitação profissional; Rinoplastia; Educação médica; Procedimentos cirúrgicos eletivos
ABSTRACT
Introduction: Fat grafting consists of collecting fat from one fat donor area via liposuction, then reallocating this tissue into a receptor area through syringes and cannulas. According to the literature, it is a safe process used in aesthetic and reconstructive surgeries. The objective is to evaluate complication rates of fat grafting procedures performed in a public university hospital from 2015 to 2018 in comparison with data previously reported in the literature.
Methods: A retrospective observational study developed at a public university hospital in Campinas-SP based on the revision of medical records of patients who underwent the fat grafting procedure in this institution from 2015 to 2018.
Results: Regarding the complications, the vast majority corresponded to fat reabsorption (62%). Bruise corresponded to the second most common (38% of cases), followed by edema (19%). Pain and dyschromia followed next, with 10% and 7% of cases, respectively. Only one case of operative wound infection was described. Other less frequent complications included hyperemia (5%), asymmetries (5%), desquamation (2%), local paraesthesia (3%) and skin lesion (2%). No other larger complication was reported, such as fat embolism or severe surgical complications such as bleeding, sepsis, or anaphylaxis.
Conclusion: The procedures of liposuction for fat collection and fat grafting were proved to be safe, yielding low complication rates in the studied sample, which agrees with data reported in the literature.
Keywords: Postoperative complications; Adipose tissue; Reconstructive surgical procedures; Lipectomy; Elective surgical procedures
RESUMO
Introdução: A lipoenxertia consiste no processo de coleta de gordura de uma área doadora de gordura por meio de lipoaspiração seguida da realocação desse tecido em área receptora por meio de seringas e cânulas. É um processo seguro utilizado em cirurgias estéticas e reconstrutivas, de acordo com a literatura. O objetivo é avaliar as taxas de complicações dos procedimentos de lipoenxertia realizados em um hospital público universitário no período de 2015 a 2018, em comparação com dados previamente relatados na literatura.
Métodos: Estudo observacional retrospectivo desenvolvido em hospital universitário público de Campinas - SP a partir da revisão de prontuários de pacientes submetidos a lipoenxertia nesta instituição de 2015 a 2018.
Resultados: Em relação às complicações, a grande maioria correspondeu à reabsorção de gordura (62%). O hematoma correspondeu ao segundo mais comum (38% dos casos), seguido do edema (19%). Dor e discromia vieram em seguida, com 10% e 7% dos casos, respectivamente. Apenas um caso de infecção de ferida operatória foi descrito. Outras complicações menos frequentes foram hiperemia (5%), assimetrias (5%), descamação (2%), parestesia local (3%) e lesão cutânea (2%). Nenhuma outra complicação maior foi relatada, como embolia gordurosa ou complicações cirúrgicas graves como sangramento, sepse, anafilaxia, entre outras.
Conclusão: Os procedimentos de lipoaspiração para coleta de gordura e lipoenxertia mostraram-se seguros e com baixo índice de complicações na amostra estudada, concordando com dados da literatura.
Palavras-chave: Complicações pós-operatórias; Tecido adiposo; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Lipectomia; Procedimentos cirúrgicos eletivos
ABSTRACT
The non surgical procedures used in facial rejuvenescence are a reality nowadays, and they are very explored by mass media. Because of this, it is very important to the residents who do jobs of residence in plastic surgery to learn the correct and safe techniques. They must have knowledge enough to distinguish between the correct thing and the fanciful one, in order to indicate or not the procedures. This study suggests the methodology to plastic surgery residents in accredited services drill the techinifor technics of perioral area and nasolabial folds track fulfilling.
Keywords: Surgery, plastic. Education, medical. Internship and residency
RESUMO
Os procedimentos não cirúrgicos usados no rejuvenescimento facial são uma realidade atual e muito explorados pela mídia. O aprendizado desses procedimentos, com técnicas seguras e corretas, pelos residentes de serviços de residência de cirurgia plástica se faz necessário, para que eles tenham subsídios para discernir entre o correto e o fantasioso, para uma adequada indicação ou não desses procedimentos. Este trabalho sugere, então, metodologia do treinamento das técnicas de preenchimento para tratamento das áreas peribucais e sulcos nasogenianos para residentes de cirurgia plástica de serviços credenciados.
Palavras-chave: Cirurgia plástica. Educação médica. Internato e residência
ABSTRACT
Over the last few years, our team has systematically utilized exo-rhinoplasty in the treatment of bulbous nasal tips, which are characterized by thick skin, excessively rounded and with bad definition. Initially, only interdomal sutures were performed and it was noticed that the resulting projection using this technique was not long-lasting. More recently, the modified Rethi approach started to be utilized, using interdomal sutures and Peck and Strut-type cartilage grafts; thus obtaining a better definition and projection of the nasal tip with longlasting results.
Keywords: Nose, surgery. Rhinoplasty, methods
RESUMO
Nos últimos anos, nossa equipe tem utilizado sistematicamente a exorrinoplastia para tratamento da ponta nasal bulbosa, caracterizada por pele grossa, ponta globosa e mal definida. Inicialmente, era feita apenas a sutura interdomal e foi observado que o resultado da projeção da ponta nasal não era duradouro. Recentemente, passou-se a utilizar o acesso de Rethi modificado, sutura interdomal e enxertos cartilaginosos tipo Peck e "strut", obtendo-se, desta forma, melhor definição e projeção da ponta nasal com resultados persistentes.
Palavras-chave: Nariz, cirurgia. Rinoplastia, métodos
ABSTRACT
BACKGROUND: Understanding human anatomy is crucial to the development of accurate surgical techniques. Training with anatomical specimens in the university environment is often insufficient for learning. Thus, the importance of using cadavers to teach anatomy and surgical skills in undergraduate and post-graduate courses is reinforced. This study aimed to report scientific outcomes related to cadaver dissection in the Plastic Surgery Service of Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), Universidade Federal da Bahia, from 2009 to 2011, and the importance of this activity for plastic surgery resident training. METHODS: We performed a retrospective observational analysis of scientific production resulting from training activities related to cadaver dissection for the period from 2009 to 2011. RESULTS: We developed activities related to education, research, and extension by means of an agreement signed between the HUPES and the Forensic Medicine Institute of the State of Bahia. Among the educational activities undertaken, dissection activities led to the creation of rich educational materials relevant to the daily practice of resident physicians. With regard to research, several papers have been written, resulting in publications and presentations at scientific meetings. Cadaver dissection also was the subject of a conclusion dissertation and a PhD thesis. Through the partnership, extracurricular training was conducted for medical students as well as members of the Plastic Surgery League of Bahia (LBCP), allowing them to develop skills that had previously not been practiced at the university. CONCLUSIONS: The Plastic Surgery Department - HUPES obtained considerable gains by developing activities related to cadaver dissection. The service is contributing to progress in the three pillars of education: education, research, and extension.
Keywords: Dissection. Cadaver. Medical education. Internship and residency. Plastic surgery.
RESUMO
INTRODUÇÃO: O adequado conhecimento da anatomia do ser humano é crucial para o desenvolvimento de uma técnica cirúrgica apurada. O treinamento com peças anatômicas no meio universitário, muitas vezes, é insuficiente para o aprendizado. Assim, o uso de cadáveres para o ensino de anatomia e habilidades cirúrgicas na graduação e pós-graduação tem sua importância reforçada. O objetivo deste estudo foi relatar a produtividade do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia, no que se refere às atividades de dissecção de cadáveres realizadas de 2009 a 2011, bem como a importância dessa atividade no treinamento dos residentes do serviço. MÉTODO: Foi realizada análise observacional retrospectiva da produção do serviço em decorrência das atividades de treinamento em dissecção de cadáveres, no período de 2009 a 2011. RESULTADOS: Foram desenvolvidas atividades no âmbito de ensino, pesquisa e extensão por meio de convênio firmado entre o Serviço de Cirurgia Plástica do HUPES e o Instituto Médico Legal do Estado da Bahia. Entre as ações pedagógicas empreendidas, a atividade de dissecção proporcionou a criação de um material rico de ensino que inclui diversos retalhos importantes para a prática diária dos médicos residentes. Em relação à pesquisa, foram desenvolvidos diversos artigos científicos que geraram publicações e apresentações em eventos científicos. Essa atividade deu origem, ainda, a uma monografia de conclusão de residência e a uma tese de doutorado. Por meio do convênio firmado, foi realizado estágio extracurricular para os acadêmicos de medicina, membros da Liga Baiana de Cirurgia Plástica (LBCP), em que puderam desenvolver habilidades não praticadas na universidade. CONCLUSÕES: Pode-se concluir que o Serviço de Cirurgia Plástica do HUPES obteve ganhos consideráveis com o desenvolvimento das atividades de dissecção cadavérica. Isso demonstra que o serviço vem consolidando sua atuação nos três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Dissecação. Cadáver. Educação médica. Internato e residência. Cirurgia plástica.
ABSTRACT
The authors address the issue of the external approach in rhinoseptoplasty, discuss its main features, indications, surgical technique and the controversies about the columellar scar. They believe that the direct vision ofthe nasal structures facilitates both diagnosis and treatment of the esthetic-functional deformities of the nose.
Keywords: Rhinoplasty, External Approach, Open Structure Rhinoplasty
RESUMO
Os autores apresentam os principais aspectos relacionados à abordagem externa nas rinosseptoplastias. Discutem as indicações do método, bem como a técnica cirúrgica aplicada, além da polêmica em relação à cicatriz columelar. Consideram que a visão direta das estruturas facilita o diagnóstico e tratamento das deformidades estético-funcionais nasais.
Palavras-chave: Rinoplastia, Abordagem Externa, Rinoplastia a Céu Aberto
ABSTRACT
The microsurgical technique witch until the 1980's was an exclusion procedure, only chosen in extreme cases, due to easily observed advances seen in innumerous current publications, has become in various procedures the first surgical option, practically compelling all doctors who practice in the field of Plastic Surgery to perform training in the referred technique. The current article presents an easy executed model of microsurgery basic training.
Keywords: Surgery, plastic. Microsurgery. Education, medical.
RESUMO
A técnica microcirúrgica que até a década de 80 do século passado se constituiu um procedimento de exceção, somente utilizada em casos extremos, devido aos avanços facilmente observados em diversas publicações atuais, tornou-se em muitos procedimentos a primeira opção cirúrgica, fazendo com quase que, de maneira obrigatória, todos os médicos que exerçam a especialidade de Cirurgia Plástica tenham que realizar treinamento na citada técnica operatória. O presente artigo se propõe a apresentar um modelo de fácil execução como treinamento básico em microcirurgia.
Palavras-chave: Cirurgia plástica. Microcirurgia. Educação médica.
ABSTRACT
INTRODUCTION: The residency period is an important step in the medical training of plastic surgeons in Brazil. However, there are few qualitative studies about the existing residency programs. Thus, the aim of this study was to conduct a qualitative research of the medical residency programs of the accredited services of the Brazilian Society of Plastic Surgery in Distrito Federal. METHODS: This cross-sectional study was performed through individual structured questionnaires, which were self-administered by residents training in the accredited services of Distrito Federal, in 2012. RESULTS: Eighteen residents (age range, 25-52 years; 13 [72.2%] men and 5 [27.8%] women) agreed to participate. Of them, 61.1% reported that the hospital had complementary services necessary to meet patients' continuous care and the minimum requirements of the program, 66.7% thought that the bibliographic archive was only partially adequate or inadequate, and 72.2% reported to participate in 2 or more hours of weekly scientific meetings. Participation in 5 to 10 surgeries per week was reported by 88.8% of participants. Most residents said that they participate for up to 4 hours/week as a surgeon and 11-20 hours/week as an assistant. Most (66.7%) of residents had made presentations at scientific meetings, and 72.2% had no articles published in the Brazilian Journal of Plastic Surgery. With respect to the workload of the residency program, 80% were assigned to outpatient, infirmary, and surgical center activities, and 20% were assigned to theoretical activities. Among the suggestions mentioned to improve the medical residency programs were the need to increase the scope and the interchange between services, as well as the encouragement of scientific research output. CONCLUSIONS: The perception of plastic surgery residents in the accredited services of Distrito Federal, about the curriculum, program structure and teaching performance, was positive. The negative aspects mentioned were the range and distribution of the curriculum, lack of emergency care, inadequate training in reconstructive procedures, and compact training in other areas, as well as an unsatisfactory bibliographic archive and lack of incentive for researchers. Among the suggestions especially mentioned for the improvement of the medical residency programs were the need to increase the scope and the exchange between services, as well as the encouragement of scientific research output.
Keywords: Plastic surgery. Teaching. Education. Education, medical. Internship and residency.
RESUMO
INTRODUÇÃO: A residência médica é um passo importante no treinamento dos médicos residentes de Cirurgia Plástica no Brasil; entretanto, são poucos os estudos que avaliam os programas de residência sob o ponto de vista qualitativo. Assim, este artigo objetiva realizar pesquisa qualitativa dos programas de residência médica dos serviços credenciados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Distrito Federal. MÉTODO: Foi realizado estudo transversal, com a aplicação de questionário individual estruturado, autoaplicado aos residentes em treinamento nos serviços credenciados do Distrito Federal, no ano de 2012. RESULTADOS: Dezoito médicos residentes, com idade entre 25 anos e 52 anos, 13 (72,2%) homens e 5 (27,8%) mulheres, concordaram em participar da pesquisa. Desses, 61,1% relataram que o hospital dispunha de serviços complementares necessários ao atendimento ininterrupto dos pacientes e aos requisitos mínimos do programa, 66,7% consideraram que o acervo bibliográfico era parcialmente adequado ou inadequado, e 72,2% referiram ter 2 ou mais horas de reuniões científicas semanais. A participação em 5 a 10 cirurgias por semana foi reportada por 88,8% dos participantes; a maioria dos residentes afirmou participar de até 4 horas/semana como cirurgião e de 11 a 20 horas/semana como auxiliar. A maioria (66,7%) dos residentes já havia realizado apresentações em eventos científicos e 72,2% não tinham artigos publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Com relação à carga horária do programa de residência, 80% eram destinados a atividades em ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico e 20%, a atividades teóricas. Dentre as sugestões de melhoria dos programas de residência médica, foram apontados, principalmente, a necessidade de aumentar a abrangência e o intercâmbio entre os serviços e o incentivo à produção científica. CONCLUSÕES: A percepção dos residentes em cirurgia plástica dos serviços credenciados do Distrito Federal foi positiva no que se refere a grade curricular do programa, estrutura para atendimento e desempenho da preceptoria. Quanto aos pontos negativos, foram apontados abrangência e distribuição da grade curricular, falta de atendimento de emergência, menor treinamento em procedimentos de natureza reparadora e reduzido em estágios de outras áreas, além de acervo bibliográfico insatisfatório e pouco incentivo à pesquisa. Dentre as sugestões de melhoria dos programas de residência médica, foram apontados, principalmente, a necessidade de aumentar a abrangência e o intercâmbio entre os serviços e o incentivo à produção científica.
Palavras-chave: Cirurgia plástica. Ensino. Educação. Educação médica. Internato e residência.
ABSTRACT
Three cases of nasal surgery requiring less used procedures in daily clinical practice are presented. In the first case, a tibial graft early carried out was rcused and associated to cartilaginous graft and inclusion of porous polyethylene. Converse flap was used for the second case and nasal dorsum tissue expansion was the resource adopted for the third case. The results obtained are shown and conduct in each case is discussed.
Keywords: Nose; rhinoplasty; nasal reconstruction
RESUMO
Apresentação de três casos de cirurgia nasal que necessitaram de procedimentos pouco utilizados na prática clínica diária. No primeiro caso, reaproveitou-se um enxerto tibial, realizado em tempo operatório prévio, associando-o a enxerto cartilaginoso e inclusão de polietileno poroso. O retalho de Converse foi usado no segundo caso e a expansão de tecido do dorso nasal foi o recurso adotado no terceiro caso. São mostrados os resultados obtidos e discutida a condução de cada caso.
Palavras-chave: Nariz; rinoplastia; reconstrução nasal
ABSTRACT
Introduction: Like most other aesthetic procedures, particularly in paired organs for which symmetry is critical, the successful outcome of mastopexy and reduction mammoplasty is greatly determined by pre-operative planning. By carefully considering the design of the skin resection and choosing and designing an appropriate pedicle, prevention of skin necrosis, unsightly scars, and shape distortion can be minimized.
Methods: We present an original skin marking technique that combines the advantages of using a Wise template as the basis for skin marking with those of the vertical mammoplasty pattern together with a limited circumareolar skin excision to shorten the subareolar vertical scar.
Results: The circumvertical skin marking design we propose mimics a Russian doll silhouette, the “Matryoshka.”
Conclusion: Incorporating a geometrically based and measurable pre-operative marking certainly offers a great degree of control and consistency.
Keywords: Breast; Ambulatory surgical procedures; Mammoplasty; Cosmetic techniques; Elective surgical procedures.
RESUMO
Introdução: Como a maioria dos outros procedimentos estéticos, particularmente em órgãos pareados para os quais a simetria é crítica, o resultado bem-sucedido da mastopexia e mamoplastia redutora é amplamente determinado pelo planejamento pré-operatório. Ao considerar cuidadosamente o desenho da ressecção da pele e escolher e desenhar um pedículo apropriado, a necrose da pele, cicatrizes inestéticas e distorção da forma podem ser minimizadas.
Métodos: Apresentamos uma técnica original de marcação de pele que combina as vantagens do uso de um template Wise como base para marcação de pele com aquelas do padrão de mamoplastia vertical junto com uma excisão periareolar limitada de pele para encurtar a cicatriz vertical subareolar.
Resultados: O design de marcação circunvertical da pele que propomos imita a silhueta de uma boneca russa, a “Matryoshka”.
Conclusão: Incorporar uma marcação pré-operatória mensurável e com base geométrica certamente oferece um grande grau de controle e consistência.
Palavras-chave: Mama; Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais; Mamoplastia; Técnicas cosméticas; Procedimentos cirúrgicos eletivos.
ABSTRACT
INTRODUCTION: The training of residents in surgical specialties is a challenge, since psychomotor skills are eventually acquired and developed in vivo in the very first attempt. The simulation techniques through practical models allows the resident's prior training, so that motor skills can be enhanced and evaluated in vivo before surgery. In the context of Plastic Surgery, the repair of tendons, especially flexors, presents technical difficulties during the first attempts of the resident. OBJECTIVE: The proposed model is designed for practicing tenorraphies, designed to be easy reproducibility and low cost. METHODS: We used a simulator using fixed mount, PVC pipe, pig tendons of legs and elastic envisioned to mimic the natural tension exists in the flexor tendons. RESULTS: The model was satisfactory in the intention of allowing the simulation of tenorraphies, due to the similarities between human and pig tendons, and conferred by the elastic tension. CONCLUSIONS: The model provided adequate training of motor skills in tendon sutures. This is an interesting option to be used in the early learning curve.
Keywords: Sutures. Training. Simulation. Tendons.
RESUMO
INTRODUÇÃO: O treinamento dos residentes de especialidades cirúrgicas representa um desafio, uma vez que as habilidades psicomotoras são, eventualmente, adquiridas e desenvolvidas in vivo já nas primeiras tentativas. A simulação das técnicas com o uso de modelos práticos permite o treinamento prévio do residente, de forma que as habilidades motoras possam ser incrementadas e avaliadas antes da cirurgia in vivo. No âmbito da Cirurgia Plástica, o reparo de tendões, em especial dos flexores, apresenta dificuldades técnicas durante as primeiras tentativas do residente. OBJETIVO O modelo proposto foi idealizado para a prática de tenorrafias, idealizado para ser de fácil reprodutividade e baixo custo. MÉTODO: Foi utilizado um simulador de tenorrafias utilizando suporte fixo, tubos de PVC, tendões de patas de suínos e elásticos idealizados para imitar a tensão natural existente nos tendões flexores. RESULTADOS: O modelo utilizado mostrou-se satisfatório na intenção de permitir a simulação de tenorrafias, devido às semelhanças entre tendões humanos e suínos, além da tensão conferida pelos elásticos. CONCLUSÕES: O modelo propiciou adequado treinamento de habilidades motoras nas suturas tendinosas. Trata-se de uma opção interessante a ser utilizada no início da curva de aprendizado.
Palavras-chave: Suturas. Treinamento. Simulação. Tendões.
ABSTRACT
Introduction: The search for learning surgical techniques within the operating room is linked to difficulties, such as reducing teaching time by surgeons and ethical problems. Models have already been developed to facilitate the practice of surgical techniques, however, with high cost, difficult access, and ethical and moral complications. The present work aims to present a synthetic model, unpublished and practical for the training of skin flap techniques, formulated to be easy to reproduce and low cost, allowing its feasibility.
Methods: In the model, fabric, sponge for car washing, latex elastic, fine-tipped brush, scalpel, and surgical suture instruments were used. The fabric is fixed by the elastic on the surface of the sponge, simulating skin and subcutaneous. The flap to be made on the surface of the fabric is then drawn.
Results: The model created was satisfactory, since it improves the handling of surgical instruments and the learning of the proposed flap technique, besides having demonstrated good elasticity and tensile strength. In medical schools, there is a lack of approach to essential topics in plastic surgery. The importance of low-cost and easy-to-execute models, such as the above, is emphasized to facilitate the learning of students interested in the subject, seeking to fulfill the educational function without breaking ethical principles.
Conclusion: The proposed model is an excellent form of training because it presents logistical and instructive benefits, facilitating learning, without causing harm to animals.
Keywords: Simulation; Training; Medical education; Surgical flaps; Reconstructive surgical procedures.
RESUMO
Introdução: A busca pela aprendizagem de técnicas cirúrgicas dentro da sala de operação
está vinculada a dificuldades, como a redução do tempo de ensino pelos
cirurgiões e problemas éticos. Já foram elaborados modelos para facilitar a
prática de técnicas cirúrgicas, contudo de custo elevado, difícil acesso e
com complicações éticas e morais. O presente trabalho tem como objetivo
apresentar um modelo sintético, inédito e prático para o treinamento das
técnicas de retalho cutâneo, formulado para ser de fácil reprodução e de
baixo custo, permitindo sua exequibilidade.
Métodos: No modelo foi utilizado malha, esponja para lavagem de carro, elástico de
látex, pincel de ponta fina, bisturi e instrumentos cirúrgicos de sutura. A
malha é fixada pelo elástico sobre a superfície da esponja, simulando pele e
subcutâneo. Desenha-se, então, o retalho a ser feito na superfície do
tecido.
Resultados: O modelo criado mostrou-se satisfatório, visto que aprimora o manuseio de
instrumentos cirúrgicos e o aprendizado da técnica de retalho proposta, além
de ter demonstrado boa elasticidade e resistência a tração. Nas faculdades
de medicina percebe-se uma carência na abordagem de temas importantes da
cirurgia plástica. Ressalta-se a importância de modelos de baixo custo e de
fácil execução, como o supracitado, para facilitar a aprendizagem de
estudantes interessados no assunto, buscando cumprir a função educacional
sem romper princípios éticos.
Conclusão: O modelo proposto é uma excelente forma de treinamento por apresentar
benefícios logísticos e instrutivos, facilitando a aprendizagem, sem causar
prejuízo aos animais.
Palavras-chave: Simulação; Capacitação; Educação médica; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos
ABSTRACT
Introduction: Rhinoplasty is indicated for performing aesthetic repairs in the nose, being functional when it also seeks to improve respiratory function. Procedure results are based on improved quality of life and patient satisfaction. It is a complex surgery that requires adequate training. In this sense, several strategies were introduced, such as educational videos, simulations, studies on cadavers and in clinical skills laboratories; however, the basis of training remains the master-apprentice relationship in surgery.
Methods: The base materials used in the construction of the model were: hot glue, basin, water, detergent, epoxy putty, spatulas for crafts, nose mold, suture threads, white acetic silicone, disposable cup and spoon and coloring agents.
Results: The resulting low-cost model has remarkable similarity with the external appearance and with the cartilages of the nose, allowing easy identification and handling of each structure. Allows good simulation of some steps of the open and semi-open techniques of rhinoplasty.
Conclusion: The new synthetic model developed avoids ethical and legal questions that alternative methods such as animals and fresh cadavers raise. Although it requires skill for its manufacture, it has characteristics such as low cost, which favor its dissemination among medical schools. The exposed model can positively impact the learning process of rhinoplasty, revealing itself as an accessible and helpful tool for training in various stages of the technique of this complex surgery.
Keywords: Simulation; Professional training; Rhinoplasty; Medical education; Elective surgical procedures.
RESUMO
Introdução: A rinoplastia é indicada para a realização de reparos estéticos no nariz, sendo designada funcional quando também objetiva melhorar a função respiratória. Os resultados do procedimento são baseados na melhora da qualidade de vida e na satisfação do paciente. Trata-se de uma cirurgia complexa, que requer adequado treinamento. Nesse sentido, várias estratégias foram introduzidas, como vídeos educacionais, simulações, estudos em cadáveres e em laboratórios de habilidades clínicas; no entanto, a base do treinamento continua sendo a relação mestre-aprendiz em cirurgias.
Métodos: Os materiais-base utilizados na construção do modelo foram: cola quente, bacia, água, detergente, massa epóxi, espátulas para artesanato, molde nasal, fios de sutura, silicone acético branco, copo e colher descartáveis e corantes.
Resultados: O modelo resultante, de baixo custo, apresenta grande similaridade com o aspecto externo e com as cartilagens do nariz, permitindo fácil identificação e manuseio de cada estrutura. Permite boa simulação de algumas etapas das técnicas aberta e semiaberta da rinoplastia.
Conclusão: O modelo sintético inédito desenvolvido evita questionamentos éticos e legais que métodos alternativos como o uso de animais e cadáveres frescos suscitam. Apesar de requerer habilidade para sua confecção, tem características como o baixo custo, que favorecem a sua disseminação entre as escolas médicas. O modelo exposto tem o potencial de impactar positivamente o processo de aprendizagem da rinoplastia, revelando-se uma ferramenta acessível e útil para o treinamento de várias etapas da técnica dessa complexa cirurgia.
Palavras-chave: Simulação; Capacitação profissional; Rinoplastia; Educação médica; Procedimentos cirúrgicos eletivos.
ABSTRACT
INTRODUCTION: Burns, an injury of high biopsychosocial importance, are a crucial issue in medical training, and newly graduated students face burn patients in a variety of professional settings. METHODS: This study assessed the teaching and learning of burns among medical students at a public facility in the State of São Paulo; a specific questionnaire was applied to evaluate first year (Group 1: 54 students) and sixth year (Group 2: 60 students) medical students' knowledge about the initial care of burn patients. RESULTS: In Group 1, there was a substantial lack of knowledge about the subject, with a general average incorrect answer rate ("errors") of 70.98% and a correct answer rate of 29.02%; in Group 2, these rates were 36.66% and 63.34%, respectively. Only 63.34% of the sixth-year students would be able to adequately conduct the treatment of a burn patient, gauged by their ability to offer a patient a better prognosis. CONCLUSIONS: The data are disturbing, since adequate knowledge and preparation of the trainees for the care of burn patients has not been verified, and burns are emergency situations that require prompt, adequate, and efficient medical intervention to reduce patients' morbidity and mortality.
Keywords: Learning curve; Medical education; Burns; Emergency medical services; Aptitude tests.
RESUMO
INTRODUÇÃO: Agravo de grande importância biopsicossocial, queimadura é um tema crucial na formação médica, uma vez que recém-formados se deparam com pacientes que sofreram queimaduras nos mais variados cenários profissionais. MÉTODOS: Este estudo avaliou o ensino e a aprendizagem do tema queimaduras em alunos do curso de Medicina de uma faculdade pública do Estado de São Paulo; foi aplicado um questionário específico para avaliar o conhecimento sobre o atendimento inicial ao paciente queimado na primeira série (grupo 1 - 54 estudantes), e na sexta série (grupo 2 - 60 estudantes). RESULTADOS: Observou-se, no grupo 1, grande desconhecimento sobre o tema, com média geral de desconhecimento ("erros") de 70,98% e de acertos de 29,02%; no grupo 2, essas taxas foram de 36,66 % e 63,34 %, respectivamente. Somente 63,34% dos alunos do sexto ano conseguiriam conduzir adequadamente o tratamento de um paciente queimado e, consequentemente, oferecer a este paciente um melhor prognóstico. CONCLUSÕES: Os dados são preocupantes, uma vez que não se verificou conhecimento nem preparo adequados dos formandos para atendimento de pacientes queimados, e que queimaduras são situações de emergência que exigem intervenção médica rápida, adequada e eficiente, a fim de reduzir a morbimortalidade das vítimas.
Palavras-chave: Curva de aprendizado; Educação médica; Queimaduras; Serviços Médicos de emergência; Testes de aptidão.
ABSTRACT
COVID-19 (coronavirus disease, described in 2019) is an infectious disease caused by the severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2). Most confirmed cases are mild or asymptomatic, but the most severe cases can progress to severe pneumonia with respiratory failure and death. In Brazil, there is a scenario of an exponential increase in cases, making it challenging to identify the source of contagion. We cannot yet specify when the peak of the COVID-19 outbreak will occur in our country or when the numbers of new contaminants and deaths will begin to decrease. So, the most important thing is protection against a virus for which all the details about contagion, transmission, and treatment are not known. The pandemic impacted and modified medical care, especially for surgical specialties, where face-to-face care is essential and cannot be replaced entirely by telemedicine. Thus, this review aimed to compile theoretical and practical aspects regarding the pandemic COVID-19 and its impact on plastic surgery activity routine. Protocols are proposed for resuming our routines, analyzing countries' experience at an advanced stage of the pandemic.
Keywords: Coronavirus infections; Surgery, Plastic; Patient safety; Elective surgical procedures; Protective devices; Pandemics.
RESUMO
COVID-19 (coronavirus disease, descrito em 2019) é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). A maioria dos casos confirmados é leve ou assintomático, mas os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória e morte. Atualmente ocorre, no Brasil, um cenário de aumento exponencial de casos, dificultando a identificação da fonte de contágio. Ainda não podemos precisar quando ocorrerá o pico do surto de COVID-19 em nosso país ou quando os números de novos contaminados e óbitos começarão a diminuir. Nesse momento, o mais importante é a proteção contra um vírus do qual não se conhece todos os detalhes sobre contágio, transmissão e tratamento. A pandemia impactou e modificou a assistência médica, principalmente das especialidades cirúrgicas, onde o atendimento presencial é fundamental e não pode ser substituído integralmente pela telemedicina. Assim, o objetivo desta revisão foi compilar aspectos teóricos e práticos referentes à pandemia COVID-19 e seu impacto na rotina da atividade da cirurgia plástica. São propostos protocolos para retomada de nossas rotinas, analisando a experiência de países em fase mais adiantada da pandemia.
Palavras-chave: Infecções por coronavírus; Cirurgia plástica; Segurança do paciente; Procedimentos cirúrgicos eletivos; Equipamentos de proteção; Pandemias
ABSTRACT
Background: Many autogenous and exogenous materials have been frequently used for the production of grafts and implants in rhinoplasties. The ideal graft or implant should be biocompatible, biointegrated, non-absorbable, and easily moldable and should not cause an inflammatory response. Gore-tex, an expandable form of polytetrafluoroethylene (PTFE) has been used since the 1970s for vascular graft production. Although Gore-tex is extremely versatile and has extensive uses and low complication rates, the demonstration of Gore-tex use in aesthetic surgery is very limited in medical literature. Methods: We performed a retrospective study of 7 patients who received Gore-tex implants in order to fill the nasal dorsum from January 2005 to December 2007. All patients were assessed for aesthetic and functional factors and for the presence or absence of complications. Results: All patients had good postoperative evolution, with great satisfaction in terms of aesthetic and functional aspects and no complications. Conclusions: Gore-tex is a satisfactory synthetic material as it is inexpensive, easily moldable, has good biocompatibility, and has shown no incidence of extrusion or infection in implants used for nasal dorsum filling in previously reported cases.
Keywords: Rhinoplasty. Polytetrafluoroethylene. Nose/surgery.
RESUMO
Introdução: Muitos materiais autógenos e exógenos vêm sendo utilizados com frequência para confecção de enxertos e implantes nas rinoplastias. O enxerto ou implante ideal deve ser biocompatível, biointegrável, não-absorvível, facilmente moldável e não deve causar resposta inflamatória. O Gore-tex, uma forma expansível do politetrafluoretileno (PTFE), é usado desde a década de 1970 na confecção de próteses vasculares. Apesar de seu uso ser extremamente versátil e extenso, oferecendo baixas taxas de complicação, a demonstração na literatura médica de seus resultados, quando usado na cirurgia estética, é muito restrita. Métodos: Realizado estudo retrospectivo sobre a evolução de 7 pacientes submetidos a implantes de Gore-tex visando ao preenchimento do dorso nasal, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2007. Todos os pacientes foram avaliados quanto a fatores estéticos e funcionais, e quanto à presença ou não de complicações. Resultados: Todos os pacientes tiveram boa evolução pós-operatória, com grande satisfação do ponto de vista estético e funcional, e sem complicações. Conclusões: O Gore-tex mostrou-se um material sintético satisfatório, de baixo custo, facilmente moldável, com boa biocompatibilidade e com incidência nula de extrusão ou infecção para implantes de preenchimento de dorso nasal nos casos apresentados.
Palavras-chave: Rinoplastia. Politetrafluoretileno. Nariz/cirurgia.
ABSTRACT
For 22 years, a reproducible introductory overview course on plastic surgery for medical students, cosponsored by four medical schools, three universities and the regional chapter of the Brazilian Society of Plastic Surgery (SBCP), has contributed to medical education in Curitiba, a city of 2 million, and serving a metropolitan population of nearly 3 million people. This course helps medical students determine if plastic surgery is the right choice for them and provides valuable information about the specialty itself that will serve all participants as they go forward into their chosen fields, as plastic surgeons or not. This broad-ranging 47 hour course, limited to 120 students, is fully enrolled every year. Its content is weighted approximately 70% toward reconstructive plastic surgery and 30% toward aesthetic plastic surgery. Most lectures are presented by plastic surgeons who are full members of the SBCP. During its first 19 years of operation, 4.6% of the students completing the course have gone on to a general surgery residency followed by a plastic surgery residency, and are current SBCP members. The course has become a valuable educational and marketing tool for the regional chapter of the SBCP. It promotes the unique scope of the specialty and increases awareness among participants, as well as among their many personal and professional contacts (currently and in the future) about the benefits of becoming fully qualified, board-certified plastic surgeons.
Keywords: Plastic surgery; Education; Education medical; Teaching.
RESUMO
Há 22 anos, um curso informativo de cirurgia plástica para acadêmicos de medicina, promovido pela integração de quatro escolas médicas, três universidades e pela regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vem sendo ministrado, contribuindo para a educação médica em Curitiba, uma cidade de dois milhões de habitantes, em uma área metropolitana de aproximadamente três milhões de pessoas. Este curso informativo proporciona uma visão abrangente da especialidade, para que acadêmicos de medicina possam avaliar sua vocação pessoal para o exercício da cirurgia plástica, além de fornecer conhecimentos básicos indispensáveis à formação de qualquer médico. Anualmente o curso é ministrado em 47 horas e ofertado para 120 alunos. O programa inclui 70% de "cirurgia reconstrutiva" e 30% de "cirurgia estética", sendo a maioria dos professores membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nos primeiros 19 anos de atividade (1992 a 2010), 4,6% dos alunos que concluíram o curso cursaram residência em cirurgia geral, foram admitidos na residência em cirurgia plástica e hoje fazem parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O curso tornou-se um importante instrumento de educação médica, complementando o currículo de quatro escolas médicas e promovendo a cirurgia plástica como especialidade única e indivisível, enfatizando a importância da prova de especialista em cirurgia plástica e a conveniência da escolha e da indicação destes especialistas para a realização de qualquer procedimento no âmbito da cirurgia plástica.
Palavras-chave: Cirurgia plástica; Educação; Educação médica; Ensino.
ABSTRACT
Cleft lip and palate is the most common facial defect and causes several aesthetic and functional problems. The use of training models is recommended for training new surgeons, especially for surgeries in the oral cavity where surgical access and instrument handling are difficult. This paper describes a replicable training model of cleft palate closure that helps new surgeons acquire the technical skills required to carry out safe palatoplasty surgeries. The training model is composed of 5 steps, including theoretical classes, monitoring of real surgery procedures, and the preparation of the training model. The training model proposed here allows the surgeon to become familiar with surgery in the small and deep oral cavity; to learn how to use magnifying glasses and/or microscopes; and to perform incisions, dissection, and suturing at a depth. The model can be made manually and inexpensively, and is easy to replicate. The proposed simulator provides realistic training in palatoplasty and can be used to teach surgical techniques.
Keywords: Palate/surgery. Training. Simulation.
RESUMO
A fissura labiopalatina é o defeito facial mais facilmente encontrado e implica diversos problemas estéticos e funcionais. O uso de modelos de treinamento é uma opção recomendável no treinamento de jovens cirurgiões, principalmente em cirurgias da cavidade oral, em que o acesso cirúrgico e o manejo dos instrumentos são dificultados. O objetivo deste artigo é descrever um modelo reprodutível de treinamento em fechamento de fendas palatinas, desenvolvendo segurança e habilidade técnica nos jovens cirurgiões para realização da palatoplastia. O modelo de treinamento é constituído de cinco etapas, incluindo aulas teóricas, vivência do ato operatório e confecção do modelo de treinamento. O modelo de treinamento proposto neste artigo permite que o cirurgião se familiarize com o trabalho em cavidade pequena e profunda, aprenda a utilizar lentes de aumento e/ou microscópio, e treine incisões, dissecção e sutura em profundidade, podendo ser confeccionado manualmente e com baixo custo. O simulador proposto permite treinamento realístico em palatoplastia, podendo ser usado para o ensino da técnica cirúrgica, sendo facilmente reprodutível.
Palavras-chave: Palato/cirurgia. Capacitação. Simulação.
ABSTRACT
The present report describes the case of a patient with sequelae from a nasogastric tube used for a prior procedure performed during childhood. The reconstruction required 2 separate surgical procedures. The first surgery involved reconstruction of the columella with nasogenian flaps rotated upwards and the second procedure consisted of osteotomy and septoplasty.
Keywords: Rhinoplasty. Nose/surgery. Necrosis.
RESUMO
Os autores apresentam o caso de paciente portador de sequela de sonda nasogástrica utilizada para procedimento na infância. A reconstrução foi realizada em dois tempos cirúrgicos. No primeiro tempo cirúrgico, foi realizada reconstrução da neocolumela com retalhos nasogenianos rodados de baixo para cima. No segundo tempo, foram realizados osteotomia e ortosseptoplastia.
Palavras-chave: Rinoplastia. Nariz/cirurgia. Necrose.
ABSTRACT
Nostril with inadequate support of the lateral nasal wall and nasal wing secondary to fragility of the lower lateral cartilages may collapse during moderate or deep inspiration. This change is known as external nasal valve insufficiency. Case report of a 55-year-old patient submitted to primary rhinoplasty because of an external valve failure with clinical repercussion. Use of lateral crural strut graft. Patient presented significant improvement of external valve insufficiency at 6 months postoperatively, even with deep inspiration. Published studies have shown that such grafts are effective in correcting long-term external valve insufficiency
Keywords: Rhinoplasty
RESUMO
Narinas com suporte inadequado da parede nasal lateral e da asa nasal secundária à fragilidade das cartilagens laterais inferiores podem colapsar durante a inspiração moderada ou profunda. Essa alteração é conhecida como insuficiência da válvula nasal externa. Relato de caso de paciente de 55 anos submetida à rinoplastia primária por apresentar insuficiência de válvula externa com repercussão clínica. Utilização do lateral crural strut graft. Paciente apresenta melhora significativa da insuficiência de válvula externa aos 6 meses de pós-operatório, mesmo com a inspiração profunda. Estudos publicados já demonstraram que tais enxertos são efetivos em corrigir a insuficiência de válvula externa em longo prazo.
Palavras-chave: Rinoplastia
ABSTRACT
Introduction: Reconstruction of the nipple-areola complex (NAC) is indicated when this
member is amputated in mastectomies to ensure a more natural appearance to
the reconstructed breast. It was first reported by Berson in 1946, but there
are currently more than 60 different techniques, all described in the last 8
decades.
Method: To construct the models, a female bust mannequin, foam sheet, mesh, scissors,
Styrofoam glue, and sewing material were required. Once completed, the flap
could be marked with a fine-needle brush, and the various techniques
described in the literature could be practiced. The model was presented to
the plastic surgeon supervising the Plastic Surgery League of the University
of Fortaleza and was approved and recommended for low-cost simulation.
Results: The interest of students in a theoretical class on NAC reconstruction
techniques sparked interest in producing a synthetic training model, and due
to its ease of practical handling and complete simulation, it was decided to
use synthetic material, which allows training in the CV Flap technique.
Conclusion: The synthetic model for the reconstruction of the nipple-areola complex can
accurately simulate the steps of the real surgical procedure, in addition to
providing benefits such as good accessibility and low production cost.
Keywords: Education; medical; Professional training; Nipples; Surgical flaps; Models; anatomic
RESUMO
Introdução: A reconstrução do complexo areolopapilar (CAP) é indicada quando há amputação deste membro nas mastectomias, para garantir mais naturalidade à mama reconstruída. Seu primeiro relato foi feito por Berson, em 1946, mas, atualmente, existem mais de 60 técnicas diferentes, todas descritas nas últimas 8 décadas.
Método: Para a construção dos modelos, foi necessário 1 manequim de busto feminino, lâmina de espuma, malha, tesoura, cola de isopor e material para costura e, ao ser finalizado, pôde ser realizada a marcação do retalho com pincel de agulha fina e treino das diversas técnicas descritas na literatura. O modelo foi apresentado ao cirurgião plástico orientador da Liga de Cirurgia Plástica da Universidade de Fortaleza, sendo aprovado e recomendado para simulação de baixo custo.
Resultados: O interesse dos acadêmicos em aula teórica sobre as técnicas de reconstrução de CAP despertou o interesse na produção de um modelo sintético de treinamento e, devido à facilidade e manejo prático e completa simulação, optou-se pelo uso de material sintético, que possibilita o treinamento da técnica de C-V Flap.
Conclusão: O modelo sintético de reconstrução do complexo areolopapilar consegue proporcionar a simulação das etapas do procedimento cirúrgico real com precisão, além de proporcionar ganhos como a boa acessibilidade e o baixo custo de produção.
Palavras-chave: Educação médica; Capacitação profissional; Mamilos; Retalhos cirúrgicos; Modelos anatômicos.
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