ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2013 - Volume28 - Issue 1

Uma linha de pesquisa é constituída por uma série de artigos específicos publicados sobre o mesmo assunto. Seu número mínimo não é definido, considerando-se a partir de dez como razoável.

Os artigos podem ser de um único ou de diversos autores integrados no mesmo programa de pós-graduação. Em alguns centros, colegas brasileiros desenvolveram uma série extensa de estudos sobre determinado assunto, formando linhas de pesquisa próprias.

Em geral, esses pesquisadores estão envolvidos em programas de pós-graduação de serviços acadêmicos ou de grandes hospitais privados. É importante salientar que, dificilmente, pode-se trabalhar isoladamente em projetos como esses. Os alunos, orientados pelo líder da linha, realizam os estudos como se fossem peças de um grande quebra-cabeça. Essas peças reunidas poderão trazer conclusões maiores. Portanto, mesmo que uma linha de pesquisa seja desenvolvida por um único pesquisador, ela será o resultado de uma equipe de trabalho.

A consolidação de uma linha de pesquisa pode levar vários anos e envolver um grande grupo de pesquisadores, que, por sua vez, irá permitir a formação de outras, que poderão se tornar independentes da inicial. Poderá ocorrer dentro de linhas já existentes nos programas de pós-graduação ou ser desenvolvida pelo próprio pesquisador, porém sempre mais difícil no seu início.

Conforme mencionado, a linha de pesquisa deve tratar de um assunto específico. Não se pode falar em linha de pesquisa sobre estudos da parede abdominal e das abdominoplastias. Eles são amplos e diversos. Por exemplo, um tema como "Avaliação das propriedades mecânicas do plano músculo-aponeurótico da parede abdominal" pode ser considerado uma linha de pesquisa. Nela podem-se estudar técnicas de correção do plano músculo-aponeurótico e suas repercussões na tensão nas fáscias. A partir do último registrado, nova linha pode ser estudada, como a composição da matriz extracelular desse plano ou a repercussão de determinadas correções musculares na pressão intra-abdominal. Por sua vez, o aumento de pressão intra-abdominal está relacionado a fenômenos tromboembólicos, ao aumento da estase venosa, entre outros. Como uma árvore, ocorre o desenvolvimento de ramificações dessa linha principal.

O cirurgião plástico deve escolher um assunto pelo qual tenha afinidade e que gere contribuições científicas. Cada estudo deverá buscar a resposta a uma pergunta que possa solucionar questões que levem à melhora da técnica cirúrgica e da recuperação pós-operatória e à redução de complicações, entre outras. Além disso, algumas respostas podem compor um quadro mais amplo, que terá uma finalidade a mais a longo prazo, como estudos em mosaico, que serão completados quando finalizados. Em geral, esses estudos são relacionados a ciências básicas.

A linha de pesquisa pode ser encerrada quando não haja mais interesse em desenvolver estudos numa determinada área ou porque os esforços do grupo foram dirigidos a outros de maior interesse. Na verdade, as questões sobre um assunto não terminam; portanto, uma linha de pesquisa não se esgota por falta de novos objetivos.

Especificamente, ressalta-se que um cirurgião plástico dedicado a certa linha de pesquisa em rinoplastias poderá também ser um excelente cirurgião de mamas.

O grande objetivo de uma linha de pesquisa é dar um rumo ao conhecimento científico desenvolvido pelo pesquisador, como propulsor da especialidade. A Cirurgia Plástica está se tornando cada vez mais especializada em seus diversos campos e necessita de estudos mais específicos, para dar suporte e orientação a esse desenvolvimento. Do ponto de vista profissional e científico, se estivermos à frente do desenvolvimento nas diversas áreas, seremos sempre a principal referência para o paciente e da evolução da especialidade.


Fábio Xerfan Nahas










Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, editor associado da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, SP, Brasil

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license