ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 2 from 2 result(s)

Search for : jOSÉ HUMBERTO CAMPOS

Tratamentos estéticos da região genital feminina: uma revisão sistemática

jOSÉ HUMBERTO CAMPOS; FLÁVIA ARAÚJO DE MEDEIROS
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):18-21 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Algumas alterações na aparência da região íntima da mulher muitas vezes trazem desconforto físico e trauma psicológico. Diante disso, no ramo da cirurgia plástica, são realizados procedimentos capazes de melhorar a estética íntima feminina e, consequentemente, ter um impacto positivo na função sexual. Dentre as principais indicações para os tratamentos estéticos estão a hipertrofia de pequenos lábios, flacidez de grandes lábios, monte de vênus volumoso, flacidez vaginal e escurecimento da mucosa vaginal. A necessidade de uma explanação acerca da cirurgia íntima e suas técnicas justifica a realização do estudo.
Objetivos: Avaliar as técnicas dos principais procedimentos estéticos da região genital feminina e analisar o impacto da cirurgia genital estética feminina na qualidade das relações sexuais das pacientes e a satisfação estética pós cirurgia.
Método: Estudo de revisão sistemática com base nas fontes de dados em Lilacs, Scielo e PubMed. Dos 159 artigos publicados nas bases de dados pesquisadas, apenas 5 se adequaram aos critérios de inclusão e exclusão. Mais 3 artigos foram adicionados aos resultados pela busca ativa, nas referências artigos selecionados. O critério metodológico de análise da qualidade dos artigos foi a escala de risco de viés pela ferramenta COCHRANE. A construção da revisão foi baseada no protocolo PRISMA.
Resultados: A labioplastia foi a intervenção mais realizada, presente em todos os estudos selecionados. Dos 8 estudos, 5 associaram a labioplastia a outros procedimentos estéticos vaginais. Os resultados pós-operatórios foram em sua grande maioria satisfatórios, e os procedimentos foram caracterizados com baixos ou quase nulos índices de complicações pós-operatórias.
Conclusão: Boas técnicas para os procedimentos avaliados nessa revisão são a excisão direta para labioplastia redutora, lipofilling para aumento dos grandes lábios, lipoaspiração para monte de vênus volumoso, ressecção bilateral para excisão do capuz do clitóris e laser para clareamento labial. Esses procedimentos têm grande percentual de satisfação estética, suas técnicas são simples e o índice de complicações é extremamente baixo, apresentando um impacto positivo na vida sexual das pacientes.

Palavras-chave: Cirurgia íntima; Procedimentos estéticos; Labioplastia

 

Tratamento cirúrgico da ptose mamária

JOSÉ HUMBERTO CAMPOS; LAURO EDUARDO VIANA CAMPOS
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):22-24 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Atualmente a mamoplastia vem ocupando posição de destaque dentro da cirurgia plástica, tanto pelo elevado número de operações quanto pela constante evolução de suas técnicas, dentre as quais estão as cirurgias para correção da ptose mamária ou mastopexias. Diversas são as causas que podem precipitar e levar à queda dos seios, tendo como principais: o envelhecimento, a gravidez e o rápido emagrecimento. Tais processos interferem diretamente nos meios de sustentação da pele e acabam gerando a descida do mamilo, além do sulco submamário, caracterizando a ptose e gerando grande insatisfação estética feminina, já que esta sofre grande pressão por parte de uma sociedade de culto à beleza e, principalmente, pelos seios representarem o símbolo máximo de feminilidade para a mulher. E dentro desse contexto é que as cirurgias de mastopexia tem crescido, a fim de corrigir os defeitos estéticos da queda, flacidez de pele e baixa projeção da mama; e, recriar a forma, simetria e posição correta das mamas, devolvendo-lhes a harmonia e beleza novamente.
Objetivos: Descrever os tratamentos cirúrgicos mais utilizados para correção da ptose mamária.
Método: Revisão sistemática da literatura acerca dos tratamentos para correção da ptose mamária, por parte de dois autores, de forma independente (LEVC e JHOC), utilizando as bases de dados LILACS, SciELO e Medline, entre os meses de março a outubro de 2013, onde foram incluídos trabalhos publicados entre 2002 e 2012, nos idiomas inglês e português e tendo sido excluídos trabalhos em que a correção da ptose fosse realizada em paciente cujas particularidades físicas fossem suficientes para imprimir ampla mudança na técnica cirúrgica.
Resultados: Os tratamentos cirúrgicos mais utilizados encontrados foram: a técnica periareolar, utilizada na correção de pequenas ptoses em mamas de menor tamanho e gerando cicatrizes mínimas; a técnica com cicatriz vertical, para ptoses de grau intermediário em mamas mais volumosas e gerando cicatriz em forma de "I"; as técnicas com cicatriz em T e em L, a primeira para ptoses de grau intermediário a severo em mamas com maior volume e deixando cicatriz mais evidente, e a segunda com a mesma indicação e menor cicatriz; e, por fim, as cirurgias que associam a mastopexia à colocação de prótese de silicone, gerando menor retirada de pele e aumento de projeção mamária.
Conclusão: As principais técnicas para correção da ptose mamária são: a técnica periareolar, para pequenas ptoses; a técnica vertical, para ptoses de grau intermediário; a técnica em L e em T para ptoses maiores; e, também a associação dessas técnicas com a colocação de próteses mamárias, a fim de evitar e/ou reduzir a retirada de pele e ao mesmo tempo gerar aumento de volume dos seios.

Palavras-chave: Mama; Mamoplastia; Cirurgia Plástica; Implante Mamário

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license