ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Letters to the Editor - Year2006 - Volume21 - Issue 3

E-mail recebido em setembro de 2006
Caríssimo amigo Evaldo,


Gostei muito de ver o seu artigo sobre Suicídio Endógeno publicado na nossa Revista da SBCP.

A sua sensibilidade, a sua percepção sobre múltiplas facetas da alma humana e a sua capacidade de transmitir, de modo claro, preciso e didático, esses conceitos são extremamente importantes e enriquecedores.

"Quem não sabe o que procura não valoriza o que encontra"...

E você mostra alguns aspectos que seguramente passam desapercebidos mesmo pelos mais experientes profissionais.

Sabendo que existe a possibilidade de estar frente a uma situação com todo esse potencial dramático, o olhar se torna mais agudo e mais atento! Mais uma vez, meus sinceros cumprimentos.

Um forte abraço do amigo e admirador,


CARLOS ALBERTO JAIMOVICH
MEMBRO TITULAR DA SBCP







E-mail recebido em setembro de 2006
Prezado colega Evaldo
Editor da Revista da SBCP


Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo: Suicídio endógeno.

Estou segura que se tivéssemos mais conhecimentos de uma maneira mais holística dos pacientes, muitos processos não ocorreriam.


YHELDA FELÍCIO
MEMBRO TITULAR DA SBCP







E-mail recebido em setembro de 2006

Ao Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Prezado Senhor Editor,

A Academia Colombiana de Medicina instalou na Internet o Livro "Discoveries and Methods in Plastic Surgery", de nossa autoria. O conteúdo integral do livro acha-se disponível, sem qualquer custo, no site web incluído no final desta carta ou na página: www.incancerologia.gov.co - Publicações.

1. O mencionado livro foi escrito com base nas culturas pré-colombianas da América do Sul.
Destas culturas, povos e nações surgiram cresceram e floresceram intelectual e culturalmente.
Todos os capítulos do livro descrevem métodos e descobertas por nós realizados e desenvolvidos em Hospital da América do Sul.
Muitos capítulos incluem a fotografia de uma figura pré-colombiana em cerâmica como prólogo, cada uma com própria descrição.
A figura da capa do livro mostra uma paralisia facial e está descrita na primeira página do livro.

2. O Capítulo 1 (página 11) descreve o descobrimento dos retalhos músculo-cutâneos e as dificuldades encontradas em sua publicação (página 16 e 17).
Os retalhos músculos-cutâneos têm sido uma significativa contribuição para a cirurgia plástica e cirurgia geral, cirurgia da cabeça e do pescoço e para todas as especialidades cirúrgicas e médicas. A América do Sul tem sido enormemente beneficiada com este descobrimento.

3. A inversão do fluxo sanguíneo por artérias e veias em todo o organismo (páginas 41 a 43) complementa o descobrimento de Harvey no século XVIII. Este novo princípio iniciou uma nova era na cirurgia.

4. O retalho pré-fabricado e o método das estruturas e regiões anatômicas pré-fabricadas estão descritos na reconstrução nasal.
O tempo "pré-fabricado" foi acunhado na descrição dos transplantes de velas e artérias como pedículo pré-fabricados, publicados pela primeira vez na revista colombiana Tribuna Médica Nº 423, de 16 de fevereiro de 1970.
A técnica cirúrgica para reconstrução total do nariz, que utiliza as orelhas como áreas doadoras (página 53), complementou os métodos indianos (Papiros de Sushruta o retalho de braço de Tagliacozzi), século XVI (Itália) e o retalho frontal inicialmente desenvolvido na Índia e descrito pela primeira vez no Ocidente, no Gentlemans Magazine, em 1794.
A técnica de reconstrução do nariz com as orelhas é uma contribuição histórica, anatômica, estética e circulatória.

5. O esfíncter muscular dinâmico de faringe, utilizado para tratar a insuficiência velofaringea (página 133) é o primeiro esfíncter feito pelo homem na história da medicina, no entanto, como existem muitos esfíncteres no organismo, tais como o pilórico, o esfíncter de Oddi, o esfíncter vesical, etc, estamos certos que se um esfíncter foi construído pela primeira vez em Bogotá, para substituir o esfíncter de Passavant, outros esfíncteres podem ser construídos em outras partes do organismo (página 134). Este esfíncter iniciou uma nova era na história da cirurgia (página 211).

Os métodos e técnicas publicados neste livro são realizados por cirurgiões com diferentes formações acadêmicas e em condições médicas e sociais variáveis, agradáveis ou difíceis e restritivas.

Para os cirurgiões que trabalham sob estas variáveis condições é útil conhecer o desenvolvimento destes métodos e técnicas.


MIGUEL ORTICOCHEA


Endereço Postal:
Consultório de Especialistas Carrera 13 N 43-23 - Bogotá - Colômbia
E-mail: margaritaorticochea@yahoo.com

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license