ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
Cartas ao Editor
Cartas ao Editor
Letters to the Editor -
Year2006 -
Volume21 -
Issue
3
Carlos Alberto Jaimovich, Yhelda Felício, Miguel Orticochea
E-mail recebido em setembro de 2006
Caríssimo amigo Evaldo,
Gostei muito de ver o seu artigo sobre Suicídio Endógeno publicado na nossa Revista da SBCP.
A sua sensibilidade, a sua percepção sobre múltiplas facetas da alma humana e a sua capacidade de transmitir, de modo claro, preciso e didático, esses conceitos são extremamente importantes e enriquecedores.
"Quem não sabe o que procura não valoriza o que encontra"...
E você mostra alguns aspectos que seguramente passam desapercebidos mesmo pelos mais experientes profissionais.
Sabendo que existe a possibilidade de estar frente a uma situação com todo esse potencial dramático, o olhar se torna mais agudo e mais atento! Mais uma vez, meus sinceros cumprimentos.
Um forte abraço do amigo e admirador,
CARLOS ALBERTO JAIMOVICH
MEMBRO TITULAR DA SBCP
E-mail recebido em setembro de 2006
Prezado colega Evaldo
Editor da Revista da SBCP
Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo: Suicídio endógeno.
Estou segura que se tivéssemos mais conhecimentos de uma maneira mais holística dos pacientes, muitos processos não ocorreriam.
YHELDA FELÍCIO
MEMBRO TITULAR DA SBCP
E-mail recebido em setembro de 2006
Ao Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Prezado Senhor Editor,
A Academia Colombiana de Medicina instalou na Internet o Livro "Discoveries and Methods in Plastic Surgery", de nossa autoria. O conteúdo integral do livro acha-se disponível, sem qualquer custo, no site web incluído no final desta carta ou na página: www.incancerologia.gov.co - Publicações.
1. O mencionado livro foi escrito com base nas culturas pré-colombianas da América do Sul.
Destas culturas, povos e nações surgiram cresceram e floresceram intelectual e culturalmente.
Todos os capítulos do livro descrevem métodos e descobertas por nós realizados e desenvolvidos em Hospital da América do Sul.
Muitos capítulos incluem a fotografia de uma figura pré-colombiana em cerâmica como prólogo, cada uma com própria descrição.
A figura da capa do livro mostra uma paralisia facial e está descrita na primeira página do livro.
2. O Capítulo 1 (página 11) descreve o descobrimento dos retalhos músculo-cutâneos e as dificuldades encontradas em sua publicação (página 16 e 17).
Os retalhos músculos-cutâneos têm sido uma significativa contribuição para a cirurgia plástica e cirurgia geral, cirurgia da cabeça e do pescoço e para todas as especialidades cirúrgicas e médicas. A América do Sul tem sido enormemente beneficiada com este descobrimento.
3. A inversão do fluxo sanguíneo por artérias e veias em todo o organismo (páginas 41 a 43) complementa o descobrimento de Harvey no século XVIII. Este novo princípio iniciou uma nova era na cirurgia.
4. O retalho pré-fabricado e o método das estruturas e regiões anatômicas pré-fabricadas estão descritos na reconstrução nasal.
O tempo "pré-fabricado" foi acunhado na descrição dos transplantes de velas e artérias como pedículo pré-fabricados, publicados pela primeira vez na revista colombiana Tribuna Médica Nº 423, de 16 de fevereiro de 1970.
A técnica cirúrgica para reconstrução total do nariz, que utiliza as orelhas como áreas doadoras (página 53), complementou os métodos indianos (Papiros de Sushruta o retalho de braço de Tagliacozzi), século XVI (Itália) e o retalho frontal inicialmente desenvolvido na Índia e descrito pela primeira vez no Ocidente, no Gentlemans Magazine, em 1794.
A técnica de reconstrução do nariz com as orelhas é uma contribuição histórica, anatômica, estética e circulatória.
5. O esfíncter muscular dinâmico de faringe, utilizado para tratar a insuficiência velofaringea (página 133) é o primeiro esfíncter feito pelo homem na história da medicina, no entanto, como existem muitos esfíncteres no organismo, tais como o pilórico, o esfíncter de Oddi, o esfíncter vesical, etc, estamos certos que se um esfíncter foi construído pela primeira vez em Bogotá, para substituir o esfíncter de Passavant, outros esfíncteres podem ser construídos em outras partes do organismo (página 134). Este esfíncter iniciou uma nova era na história da cirurgia (página 211).
Os métodos e técnicas publicados neste livro são realizados por cirurgiões com diferentes formações acadêmicas e em condições médicas e sociais variáveis, agradáveis ou difíceis e restritivas.
Para os cirurgiões que trabalham sob estas variáveis condições é útil conhecer o desenvolvimento destes métodos e técnicas.
MIGUEL ORTICOCHEA
Endereço Postal:
Consultório de Especialistas Carrera 13 N 43-23 - Bogotá - Colômbia
E-mail: margaritaorticochea@yahoo.com
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license