Editorials - Year 2006 - Volume 21 -
Mensagem do Fundo Educacional da SBCP
Mensagem do Fundo Educacional da SBCP
O jovem cirurgião plástico em formação precisa incutir esta idéia em sua programação pessoal. Estudar, pesquisar, inquirir, duvidar, questionar faz parte da vida profissional de quem almeja algo maior.
Portanto, torna-se impossível desvincular a pesquisa científica da formação profissional do cirurgião plástico. Exatamente pela amplitude de nossa especialidade, a divulgação científica de inovações técnicas, o estabelecimento de conceitos e diretrizes e a revisão de temas freqüentemente abordados são partes integrantes, diária, da formação cultural e profissional.
Neste sentido, o cirurgião em formação deve adquirir o hábito de produzir cientificamente ao mesmo tempo em que aprende, consome ciência. Pode parecer complexo, consome tempo e energia, mas o retorno é extremamente recompensador.
Na qualidade de professores, preceptores, chefes de serviço, representantes de nossa sociedade, devemos sempre estimular o cirurgião plástico em formação a produzir cientificamente. Tornar rotina a inclusão da produção científica desde o início da formação do profissional transformará esta árdua tarefa em algo incorporado às atividades diárias do cirurgião. Transforma a rotina cirúrgica do profissional em atividade científica, em pesquisa, em desenvolvimento técnico-científico.
Obviamente, a Revista da SBCP é o foro desejável desta divulgação científica.
Estamos caminhando e buscando a indexação de nossa Revista em índices de ampla divulgação internacional. Cabe a nós todos, desde os mais jovens, contribuirmos nesta jornada.
Diretor do Fundo Educacional SBCP


Read in Portuguese
Read in English
PDF PT
Print
Send this article by email
How to Cite
Mendeley
Pocket
Twitter