ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorials - Year2006 - Volume21 - Issue 3

Na Medicina, produzir e consumir ciência deve caminhar em paralelo.

O jovem cirurgião plástico em formação precisa incutir esta idéia em sua programação pessoal. Estudar, pesquisar, inquirir, duvidar, questionar faz parte da vida profissional de quem almeja algo maior.

Portanto, torna-se impossível desvincular a pesquisa científica da formação profissional do cirurgião plástico. Exatamente pela amplitude de nossa especialidade, a divulgação científica de inovações técnicas, o estabelecimento de conceitos e diretrizes e a revisão de temas freqüentemente abordados são partes integrantes, diária, da formação cultural e profissional.

Neste sentido, o cirurgião em formação deve adquirir o hábito de produzir cientificamente ao mesmo tempo em que aprende, consome ciência. Pode parecer complexo, consome tempo e energia, mas o retorno é extremamente recompensador.

Na qualidade de professores, preceptores, chefes de serviço, representantes de nossa sociedade, devemos sempre estimular o cirurgião plástico em formação a produzir cientificamente. Tornar rotina a inclusão da produção científica desde o início da formação do profissional transformará esta árdua tarefa em algo incorporado às atividades diárias do cirurgião. Transforma a rotina cirúrgica do profissional em atividade científica, em pesquisa, em desenvolvimento técnico-científico.

Obviamente, a Revista da SBCP é o foro desejável desta divulgação científica.

Estamos caminhando e buscando a indexação de nossa Revista em índices de ampla divulgação internacional. Cabe a nós todos, desde os mais jovens, contribuirmos nesta jornada.



Dov C. Goldenberg
Diretor do Fundo Educacional SBCP

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license