 
                
                 
                
                Editorial - Year 2010 - Volume 25 -
                        Bifurcação de caminhos na evolução científica da SBCP
                    
                    Para retomar a verdadeira direção da ciência, meu modesto conselho a esta especialidade que amo tanto é: "Precisamos publicar! Faz-se necessário uma alteração deste estado psíquico." É a única forma de se perpetuar ideias e de propiciar que estas sejam discutidas, comprovadas ou quem sabe contestadas! A cultura humana é tanto cumulativa como dinâmica. Assim se faz ciência.
O momento atual é singular para a ascensão científica da SBCP e também de reflexão. Os editores da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica estão empenhados em torná-la fortíssima e já conseguiram um espantoso crescimento, se comparada ao momento em que fui editor. Foi quando vivi a sensação de morte da revista e me obriguei a aumentar os "buracos da peneira", facilitando as publicações para que ela assim sobrevivesse. Hoje temos satisfação em recebê-la e folheá-la. Observa-se o quanto ela cresceu e melhorou. Ainda hoje não há no Brasil melhores mãos de um editor que não as do Dr. Ricardo Baroudi e do co-editor Dr Dov Goldenberg. O empenho deles é tão grande que transborda o entusiasmo. Mas muitos dos nossos trabalhos ainda estão aquém de uma qualidade que podemos qualificar como ótimos. E a culpa não é dos editores, é nossa! E não se acanhe se o seu trabalho for inicialmente recusado. Se a ideia é boa, reescreva-o quantas vezes forem necessárias para se tornar bom e publicável. Assim se produz e acumula o aprendizado e a experiência profissional. Pedir ajuda não é demérito. Peça-a. Demérito é achar que o erro não foi seu quando o trabalho for recusado. Mérito é ter humildade.
A SBCP apóia e tem força para EXIGIR de seus sócios a imprescindível e urgente colaboração. Deveria ser espontânea, mas não é. Basta exigir que os serviços credenciados enviem um trabalho a cada dois anos por residente em treinamento. Autoria ou co-autoria, não importa! E que serviria de prova-avaliação para que o residente progredisse de R1 para R2 e para R3. Também deveria ser requisito obrigatório para ascensão aos quadros da sociedade. Aliás, esta já é a sugestão do nosso editor. Basta EXIGIR. A regra e o hábito se incumbirão do futuro da revista. E ela agradecerá. Inovação, e a SBCP será realmente a segunda do mundo. No futuro, os que hoje são jovens serão os velhos e poderão contestar quando o seu trabalho não for mencionado. Nós da "velha guarda" não podemos fazê-lo, a não ser que tenhamos publicado!
1. Professor Doutor em Cirurgia Plástica pela UNIFESP, Membro titular da SBCP; Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Correspondência para:
Antônio Roberto Bozola
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Vila São Pedro
São José do Rio Preto, SP, Brasil - CEP 15090-000
E-mail: ceplastica@hotmail.com
Trabalho realizado no Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de São José



 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter