

Editorial - Year 2010 - Volume 25 - Issue 3
Bifurcação de caminhos na evolução científica da SBCP
Para retomar a verdadeira direção da ciência, meu modesto conselho a esta especialidade que amo tanto é: "Precisamos publicar! Faz-se necessário uma alteração deste estado psíquico." É a única forma de se perpetuar ideias e de propiciar que estas sejam discutidas, comprovadas ou quem sabe contestadas! A cultura humana é tanto cumulativa como dinâmica. Assim se faz ciência.
O momento atual é singular para a ascensão científica da SBCP e também de reflexão. Os editores da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica estão empenhados em torná-la fortíssima e já conseguiram um espantoso crescimento, se comparada ao momento em que fui editor. Foi quando vivi a sensação de morte da revista e me obriguei a aumentar os "buracos da peneira", facilitando as publicações para que ela assim sobrevivesse. Hoje temos satisfação em recebê-la e folheá-la. Observa-se o quanto ela cresceu e melhorou. Ainda hoje não há no Brasil melhores mãos de um editor que não as do Dr. Ricardo Baroudi e do co-editor Dr Dov Goldenberg. O empenho deles é tão grande que transborda o entusiasmo. Mas muitos dos nossos trabalhos ainda estão aquém de uma qualidade que podemos qualificar como ótimos. E a culpa não é dos editores, é nossa! E não se acanhe se o seu trabalho for inicialmente recusado. Se a ideia é boa, reescreva-o quantas vezes forem necessárias para se tornar bom e publicável. Assim se produz e acumula o aprendizado e a experiência profissional. Pedir ajuda não é demérito. Peça-a. Demérito é achar que o erro não foi seu quando o trabalho for recusado. Mérito é ter humildade.
A SBCP apóia e tem força para EXIGIR de seus sócios a imprescindível e urgente colaboração. Deveria ser espontânea, mas não é. Basta exigir que os serviços credenciados enviem um trabalho a cada dois anos por residente em treinamento. Autoria ou co-autoria, não importa! E que serviria de prova-avaliação para que o residente progredisse de R1 para R2 e para R3. Também deveria ser requisito obrigatório para ascensão aos quadros da sociedade. Aliás, esta já é a sugestão do nosso editor. Basta EXIGIR. A regra e o hábito se incumbirão do futuro da revista. E ela agradecerá. Inovação, e a SBCP será realmente a segunda do mundo. No futuro, os que hoje são jovens serão os velhos e poderão contestar quando o seu trabalho não for mencionado. Nós da "velha guarda" não podemos fazê-lo, a não ser que tenhamos publicado!
1. Professor Doutor em Cirurgia Plástica pela UNIFESP, Membro titular da SBCP; Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Correspondência para:
Antônio Roberto Bozola
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Vila São Pedro
São José do Rio Preto, SP, Brasil - CEP 15090-000
E-mail: ceplastica@hotmail.com
Trabalho realizado no Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de São José