ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

General - Year2010 - Volume25 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

O refinamento das técnicas de microcirurgia proporcionou a ampliação da indicação de retalhos livres para a população pediátrica. Além das indicações habituais, como reconstrução pós-trauma e ressecções oncológicas, a correção de defeitos congênitos reafirmou a viabilidade do uso da microcirurgia em crianças. Habilidade técnica apurada e maior complexidade são os desafios nessa população, porém pacientes com maior reserva funcional, sem comorbidades significativas, com melhor cicatrização e plasticidade neuronal fazem com que a taxa de sucesso seja maior se comparada aos adultos, sendo descritos como pacientes ideais.


OBJETIVO

Demonstrar a aplicabilidade da técnica microcirúrgica na população pediátrica, indicações e complicações.


MATERIAL E MÉTODOS

De fevereiro de 2006 a maio de 2010, foram realizados 106 retalhos microcirúrgicos em nosso serviço, destes foram selecionados 10 casos de reconstrução em menores de 16 anos. Foram analisados: idade, diagnóstico histológico, uso de radioterapia e quimioterapia prévias, tipo de retalho utilizado, complicações e procedimentos subsequentes, quando necessários.


RESULTADOS

Os resultados de nossa casuística são apresentados em tabela. A indicação de retalhos microcirúrgicos, bem como a segurança e viabilidade do uso destes retalhos já está bem definida na literatura. Apesar disto, o uso de retalhos livres em crianças ainda é protelado, devido à maior dificuldade técnica e anseio em indicar um procedimento considerado mais complexo. Além das indicações habituais, como reconstrução pós-trauma e ressecções oncológicas, na infância ampliamos o uso para correção de defeitos congênitos, especialmente craniofaciais e mãos, e anastomoses vasculares em transplantes de órgãos. Pacientes pediátricos usualmente não apresentam comorbidades, ocorrendo maior preservação da anatomia, observa-se maior plasticidade neuronal e cicatrização. A reserva funcional é superior à encontrada em adultos. Equipe multidisciplinar familiarizada com procedimentos complexos em crianças é fundamental. Por se tratarem de pacientes menores de idade, o binômio criança-pais deve ser abordado em conjunto, informando os reais objetivos e potenciais complicações. Nossa casuística compreende apenas casos de reconstrução pós-ressecções oncológicas por ser o hospital de referência em oncologia em nosso estado. Perda total do retalho foi observada em apenas um caso. Complicações menores como infecção ferida operatória (1 caso) e alterações na qualidade da cicatrização (2 casos).


Figura 1 - Caso 3: pré-operatório.


Figura 2 - Caso 3: intra-operatório.


Figura 3 - Caso 3: intra-operatório.



CONCLUSÃO

Crianças são o grupo ideal para reconstruções microcirúrgicas. As razões são: higidez, anatomia preservada, maior reserva funcional, plasticidade neuronal superior e cicatrização satisfatória. A complexidade superior na execução dos retalhos não deve ser proibitiva na indicação da reconstrução.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license