Figura 1 - Paciente de 60 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama direita. A - Pré-operatório da quadrantectomia súperolateral. B - Marcação da ressecção de pele em vermelho e, em azul, projeção topográfica para pesquisa do linfonodo sentinela. C - Intra-operatório do defeito gerado pela retirada do tumor. D - Pós-operatório tardio de 15 meses da reconstrução com retalho de preenchimento de base inferior e mastoplastia.
Figura 2 - Paciente de 62 anos com carcinoma ductal infiltrante de mama esquerda. A - Pré-operatório da marcação da quadrantectomia súpero-lateral. B - Marcação do retalho de preenchimento de base inferior e área da projeção do tumor em vermelho. C - Intra-operatório da ressecção do tumor associada à ressecção do complexo aréolo-papilar, e retalho de preenchimento de base inferior elevado. D - Pós-operatório de 32 dias da reconstrução e mastoplastia de simetrização.
Figura 3 - Paciente de 64 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama esquerda. A - Pré-operatório da quadrantectomia ínfero-lateral. B - Marcação da mastoplastia com tumor em quadrante ínfero-lateral. C- Intra-operatório da ressecção do tumor. D - Pós-operatório de 70 dias da reconstrução com montagem dos pilares mamários e mastoplastia.
Figura 4 - Paciente de 52 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama esquerda. A - Pré-operatório da quadrantectomia ínfero-medial. B - Marcação da mastoplastia e, em vermelho, a projeção do tumor. C - Intra-operatório da ressecção do tumor associada à retirada do complexo aréolo-papilar. D - Pós-operatório tardio de 20 meses da reconstrução, com montagem dos pilares mamários e mastoplastia. A paciente não autorizou a simetrização mamária.
Figura 5 - Paciente de 46 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama direita. A - Pré-operatório da quadrantectomia súpero-medial. B - Pré-operatório em visão oblíqua com a projeção da área de ressecção tumoral. C - Pós-operatório de nove meses da reconstrução com retalho em ilha (plug-flap) e mastoplastia de simetrização. D - Pós-operatório em visão oblíqua.
Figura 6 - Paciente de 66 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama direita. A - Pré-operatório da quadrantectomia súpero-medial. B - Pré-operatório, em azul, projeção topográfica para pesquisa do linfonodo sentinela. C - Pós-operatório de 15 dias do retalho em ilha (plug-flap) e mastoplastia de simetrização. D - Pós-operatório em visão oblíqua.
Figura 7 - Paciente de 56 anos com carcinoma ductal infiltrante em mama direita. A - Pré-operatório da quadrantectomia central. B - Intra-operatório da ressecção do tumor e retalho em ilha (plug-flap) elevado.
Figura 7 - C - Pós-operatório de 15 dias da reconstrução. D - Pós-operatório de 38 meses da reconstrução, e enxerto da papila contralateral. A paciente não autorizou a simetrização mamária.