Figura 1 - Marcação da área de descolamento da loja muscular. Detalhe da marcação 2 cm abaixo do sulco inframamário original.
Figura 2 - Musculatura descolada: músculo peitoral maior, bainha anterior do músculo reto abdominal, músculo oblíquo externo e músculo serrátil anterior.
Figura 3 - Expansor de pele posicionado no interior da bolsa muscular total.
Figura 4 - Expansão intra-operatória. Detalhe do enxerto de pele total do complexo aréolo-papilar.
Figura 5 - Capsulotomia circunferencial.
Figura 6 - Reposicionamento do sulco inframamário com pontos de nylon 2.0.
Figura 7 - Sulco inframamário reconstruído.
Figura 8 - Infecção e consequente extrusão do expansor de pele.
Figura 9 - Contratura capsular após radioterapia.
Figura 10 - Pós-operatório de dois meses após a troca do expansor por prótese de silicone, reconstrução do complexo aréolo-papilar e simetrização mamária. A simetrização do sulco inframamário foi realizada através da capsulotomia inferior da loja da prótese expansora.
Figura 11 - Expansão completa do retalho de pele.
Figura 12 - Pós-operatório de dois meses após a troca do expansor por prótese de silicone e simetrização mamária.
Figura 13 - Mastectomia bilateral com expansão completa.
Figura 14 - Pós-operatório de quatro meses após a troca do expansor por prótese de silicone e reconstrução da aréola. A simetrização do sulco inframamário foi realizada através da capsulotomia da extremidade inferior da loja da prótese expansora.
Figura 15 - Expansão completa do retalho de pele.
Figura 16 - Pós-operatório de seis meses após a troca do expansor por prótese de silicone e reconstrução da aréola. A simetrização do sulco inframamário foi realizada através da capsulorrafia da extremidade inferior da loja da prótese expansora.
Figura 17 - Expansão completa do retalho de pele.
Figura 18 - Pós-operatório de 42 dias após a troca do expansor por prótese de silicone e reconstrução do complexo aréolo-papilar. A simetrização do sulco inframamário foi realizada através da capsulorrafia da extremidade inferior da loja da prótese expansora.
Figura 19 - Expansão completa do retalho de pele.
Figura 20 - Pós-operatório de 44 dias após a troca do expansor por prótese de silicone e mamaplastia de simetrização. A simetrização do sulco inframamário foi realizada através da capsulorrafia da extremidade inferior da loja da prótese expansora. A equalização da altura do complexo aréolo-papilar foi realizada com a diminuição do segmento vertical da cicatriz da mama reconstruída.