 
                
                 
                
                Editorials - Year 1997 - Volume 12 -
                        Editorial
                    
                    Editorial
No início, os trabalhos que chegavam até a Editoria eram pouquíssimos; ela não conseguiria sobreviver se não fosse uma ajuda decisiva do nosso então presidente Liacyr Ribeiro e Roberto C. Chem no Departamento de Eventos Científicos.
Estabeleceu-se que os trabalhos inscritos nos temas livres dos Congressos seriam, após os eventos, automaticamente passados ao Editor, que faria uma prévia seleção e os enviaria ao Conselho Editorial para serem submetidos a apreciação. No sentido crítico, procuramos não usar "crivo fino", caso contrário a Revista não teria continuidade.
A conduta pareceu correta e se manteve nas gestões seguintes, Munir Curi (94-95) e Farid Hakme (96-97), com o DEC nas mãos de Nemer Chidid e José Tariki, respectivamente.
Em nenhum momento fui influenciado por conotações políticas, sempre aberto e democrático no recebimento dos trabalhos, obedecendo a ordem de entrega.
No final deste ano, passo o cargo ao Dr. Claudio Cardoso de Castro. Homem certo para o lugar certo. Perpetuar-se em cargos é perpetuar idéias e virar as costas para a evolução.
Atualmente o crivo já pode ser mais fino, os trabalhos melhoraram em qualidade e quantidade. Já recebemos matéria enviada exclusivamente para publicação na nossa Revista. Mas não podemos ainda abrir mão dos trabalhos dos Congressos, eles são nossos eventuais complementos. Precisamos criar entre nós a filosofia de falar menos e escrever mais, para que a Revista atinja padrão compatível com ciência de fato. Um professor aposentado deveria ser contratado pela Sociedade para orientar aqueles que desejam publicar, são donos de idéias e fotos não tem experiência, mas desejam tê-la.
Não poderia deixar de agradecer ao Aymar E. Sperli, Diretor do Fundo Editorial, que mais do que ninguém, lutou para que nossa Revista se mantivesse firme e evoluindo.
Se é união que faz a força, não há mais retorno; a Revista só irá melhorar cada vez mais. Sinto-me dignificado por ter participado disso tudo, desde o começo, junto com o Melchiades, que deu o primeiro passo, iniciando-a em dezembro de 1985.



 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     Read in English
Read in English
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter