ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
Editorials -
Year1997 -
Volume12 -
Issue
3
Antonio Roberto Bozola
Fui um dos responsáveis pela Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como Editor, nestes últimos cinco anos. Cargo que assumi com o propósito de dar continuidade aos que me precederam, Júlio Hochberg e Marcus C. Ferreira, e não deixar a idéia da revista própria ser apenas um sonho.
No início, os trabalhos que chegavam até a Editoria eram pouquíssimos; ela não conseguiria sobreviver se não fosse uma ajuda decisiva do nosso então presidente Liacyr Ribeiro e Roberto C. Chem no Departamento de Eventos Científicos.
Estabeleceu-se que os trabalhos inscritos nos temas livres dos Congressos seriam, após os eventos, automaticamente passados ao Editor, que faria uma prévia seleção e os enviaria ao Conselho Editorial para serem submetidos a apreciação. No sentido crítico, procuramos não usar "crivo fino", caso contrário a Revista não teria continuidade.
A conduta pareceu correta e se manteve nas gestões seguintes, Munir Curi (94-95) e Farid Hakme (96-97), com o DEC nas mãos de Nemer Chidid e José Tariki, respectivamente.
Em nenhum momento fui influenciado por conotações políticas, sempre aberto e democrático no recebimento dos trabalhos, obedecendo a ordem de entrega.
No final deste ano, passo o cargo ao Dr. Claudio Cardoso de Castro. Homem certo para o lugar certo. Perpetuar-se em cargos é perpetuar idéias e virar as costas para a evolução.
Atualmente o crivo já pode ser mais fino, os trabalhos melhoraram em qualidade e quantidade. Já recebemos matéria enviada exclusivamente para publicação na nossa Revista. Mas não podemos ainda abrir mão dos trabalhos dos Congressos, eles são nossos eventuais complementos. Precisamos criar entre nós a filosofia de falar menos e escrever mais, para que a Revista atinja padrão compatível com ciência de fato. Um professor aposentado deveria ser contratado pela Sociedade para orientar aqueles que desejam publicar, são donos de idéias e fotos não tem experiência, mas desejam tê-la.
Não poderia deixar de agradecer ao Aymar E. Sperli, Diretor do Fundo Editorial, que mais do que ninguém, lutou para que nossa Revista se mantivesse firme e evoluindo.
Se é união que faz a força, não há mais retorno; a Revista só irá melhorar cada vez mais. Sinto-me dignificado por ter participado disso tudo, desde o começo, junto com o Melchiades, que deu o primeiro passo, iniciando-a em dezembro de 1985.
Antonio Roberto Bozola
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license