ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Articles - Year2002 - Volume17 - Issue 1

RESUMO

Os autores relatam sua experiência com a laserlipólise, procedimento cirúrgico que utiliza um laser do tipo Nd-YAG com comprimento de onda de 1064nm no tratamento da adiposidade localizada, seja como método isolado ou associado a outros procedimentos tradicionais. São analisados os princípios físicos de ação do laser sobre o adipócito, detalhes anestésicos, a técnica de aplicação, casuística, vantagens, limitações, desvantagens, complicações e resultados a longo prazo. Além disso, é demonstrado e analisado, através de estudos histológicos, o princípio de ação da laserlipólise - foto-hipertermia - sobre a célula gordurosa e tecidos adjacentes.

Palavras-chave: Laserlipólise; lipoaspiração a laser; Nd-Yag laser; bomba peristáltica; foto-hipertermia

ABSTRACT

The authors report their experience with laserlipolysis, a surgical procedure that uses a Nd-YAG type laser with a 1064nm wavelength to treat localized adiposity, as an isolated or associated method to other traditional procedures. The physical principles of laser action on the adipocyte, anesthetic details, application technique, cases, advantaqes, limitations, disadvantages, complications and long-term results are analyzed. Moreover, the principle of action of laserlipolysis - photo-hyperthermia - on fat and adjacent tissue is demonstrated and analyzed by histological studies.

Keywords: Laserlipolysis; laser liposuction; Nd-Yag laser; peristaltic pump; photo-hyperthermia


INTRODUÇÃO

Atualmente, a lipoaspiração e suas variantes estão entre os procedimentos cirúrgicos mais freqüentes na cirurgia plástica. As técnicas de remoção e remodelação da gordura corporal têm evoluído desde o advento da lipoaspiração(1). Os principais recursos desenvolvidos foram o uso da aspiração com seringas, lipoaspiração seca, úmida, utilização da solução tumescente, ultra-som interno, ultra-som externo, lipoaspiração superficial, associação da técnica que utiliza motores de ar comprimido ou elétricos, como na vibrolipoaspiração, e bombas de infusão e aspiração. Apesar da evidente evolução, a grande preocupação em relação à lipoaspiração ainda reside no volume total aspirado e sua repercussão clínica e hemodinâmica, assim como na qualidade de recuperação no período pós-operatório.

A perda sangüínea foi parcialmente controlada com o advento da anestesia com infiltração tumescente. Através da injeção abundante de líquidos no tecido gorduroso, utilizando uma solução contendo principalmente solução salina, adrenalina, bicarbonato e lidocaína, e independente da modalidade anestésica utilizada, maiores quantidades de gordura podem ser removidas com mais segurança. A lipoaspiração ultra-sônica, apesar de ser um método seguro e apresentar algumas vantagens em relação à técnica tradicional de sucção de gordura, não é universalmente aceita nem isenta de efeitos indesejados.

O uso do laser como adjuvante da lipoaspiração foi descrito pela primeira vez em 1994 por Apfelberg(2), mostrando os resultados de um estudo multicêntrico aprovado pelo FDA em cinco diferentes centros de cirurgia plástica. Nesse estudo, a cânula de lipoaspiração apresentava, em seu interior, uma fibra óptica responsável pela condução e emissão do raio laser (Nd-YAG laser) de 40W. O laser atuava apenas no tecido gorduroso já aspirado através do orifício da cânula, coagulando os vasos sangüíneos. Em 1996, o mesmo autor(3) atualizou e ampliou o estudo e, apesar de resultados não completamente conclusivos, evidenciou-se uma menor perda sangüínea, período de recuperação encurtado, menos edema, dor, equimoses e desconforto no período pós-tratamento. O estudo, porém, foi descontinuado. Em 1997 e 1999, Cook(4, 5) descreve sua experiência com a vaporização do tecido subcutâneo na face pela ação do laser. Blugerman(6), em 2000, e Schavelzon(7), em 2001, mostram os resultados obtidos com a laserlipólise propriamente dita. Neira(8, 9, 10, 11), em 2001, relata sua experiência com o laser externo atuando no tecido adiposo e as variáveis hemodinâmicas e níveis de lidocaína associados ao procedimento. No mesmo ano, Solarte(12) descreve os efeitos do laser de baixa potência no tecido adiposo.

Neste trabalho, apresentamos nossa experiência com a utilização do Nd-YAG laser no tratamento das lipodistrofias, procedimento denominado laserlipólise.


MATERIAL E MÉTODOS

Na laserlipólise, utilizamos um equipamento do tipo Nd-YAG laser com comprimento de onda de 1064nm associado a uma fonte laser de Hélio-Néon. O raio laser é conduzido até o tecido adiposo através de uma fibra óptica de 300 micra contida no interior de uma microcânula de aço inoxidável de 1 mm de diâmetro e comprimento variável. A fibra óptica é exteriorizada 2 ou 3 mm em relação à extremidade distal da cânula e é somente neste local que o laser atua (Fig. 1). Após a proteção adequada da equipe e do paciente com óculos especiais, são realizadas pequenas incisões de 1 mm nas áreas desejadas, através das quais é introduzida a microcânula que avança e retrocede em movimentos de leque, em diferentes níveis de profundidade, inclusive subcutâneo, à semelhança da lipoaspiração superficial. Esses movimentos são facilitados pela ação do laser. O laser de baixa potência (máximo de 6W), em contato com a gordura, produz um efeito de foto-hipertermia com transformação de energia luminosa em calor nos adipócitos. É possível perceber a tonalidade avermelhada do raio (He-Néon) na pele por transiluminação. O tempo de ação do laser depende da quantidade de gordura existente, resistência do tecido e da extensão da área tratada, além da palpação transoperatória. A passagem do laser cria pequenos túneis na gordura e a delicada membrana protéica das células gordurosas se rompe por ação fototérmica, liberando o conteúdo oleoso nelas contido (Figs. 2 e 3). A solução oleosa que permanece dispersa nas áreas tratadas é geralmente drenada. Para isso, é utilizada uma cânula de 2 mm, multiperfurada, acoplada à mesma bomba peristáltica que foi utilizada na infusão da solução tumescente, especialmente desenvolvida para esse fim. Por meio de uma pressão negativa não superior a 450 ou 500mmHg, o produto da laserlipólise é removido das áreas tratadas. A rotina que se segue é semelhante à de uma lipoaspiração tradicional, com curativos levemente compressivos, analgésicos e cuidados gerais. Praticamente todos os procedimentos são de caráter ambulatorial, e o retorno às atividades dá-se a partir do segundo dia pós-operatório. Inicia-se drenagem linfática manual a partir da primeira semana após a cirurgia.


Fig. 1 - Fibra óptica exteriorizada e emitindo o laser na extremidade da cânula de 1mm de diâmetro.


Fig. 2 - Túnel produzido no tecido gorduroso pela ação do Nd-YAG laser, mostrando quebra da estrutura celular.


Fig. 3 - Visão aproximada do rompimento da membrana celular.



Num período de 30 meses, foram realizadas 1734 cirurgias em três centros de cirurgia plástica. Do total, 82% (1421 pacientes) foram do sexo feminino e 18% (312) do sexo masculino. A idade variou dos 15 aos 78 anos. Praticamente todos os procedimentos foram realizados com anestesia local tumescente utilizando bomba peristáltica de infusão e solução contendo 1 mg de adrenalina, 15 ml de Bicarbonato de Sódio molar e 15 ml de Lidocaína 1% para cada litro de solução salina morna. A concentração e o volume de lidocaína, assim como a quantidade de solução injetada é variável segundo a quantidade de gordura a ser tratada e sua localização. Há uma espera de 20 a 30 minutos antes que seja iniciado o procedimento. A técnica foi indicada no tratamento da lipodistrofia localizada e irregularidades do tecido gorduroso em pacientes hígidos, de preferência não-fumantes e que estivessem próximo a seu peso ideal. O volume máximo aspirado não excedeu 5% do peso corporal.


RESULTADOS

Os resultados conseguidos com a laserlipólise assemelham-se àqueles obtidos com os métodos tradicionais de lipoaspiração. Dos 1734 pacientes tratados, um sofreu pequena área de queimadura de 1 cm de diâmetro que cicatrizou sem maiores seqüelas; houve 37 casos de assimetria; um seroma e uma pequena infecção no local de penetração da microcânula.


DISCUSSÃO

A grande limitação dos métodos tradicionais de lipoplastia parece ser aquela relacionada à quantidade de gordura removida devido à perda hemática associada. Ainda que sejam observações preliminares e necessitem de mais estudos e maior follow-up, a laserlipólise realizada com Nd-YAG laser de 1064nm, associada à infiltração tumescente utilizando bomba peristáltica de infusão, mostrou ser um método com baixa perda hemática, baixo índice de equimoses e com pouco desconforto no período pós-operatório. O tratamento de áreas em que tradicionalmente existe maior dificuldade de retirada de gordura como a região dorsal ou mamas, no caso de ginecomastia, é facilitado, uma vez que a microcânula contendo o laser tem apenas 1 mm de diâmetro e sua penetração é facilitada pela ação do raio, trazendo menos esforço e fadiga ao cirurgião. Este efeito facilitador também é observado em áreas previamente operadas. A visualização de uma coloração avermelhada da fonte de Hélio-Néon, em função de sua transiluminação através da pele, torna o procedimento bastante preciso, pois permite ao cirurgião saber exatamente o local em que está situada a extremidade da microcânula e onde o laser está agindo. Estudos histológicos evidenciam efeitos positivos como a coagulação de pequenos vasos do tecido gorduroso (Fig. 4), rompimento de adipócitos (Figs. 2 e 3), reorganização da derme reticular (Fig. 5) e coagulação do colágeno do tecido gorduroso (Fig. 6). O efeito da coagulação de vasos corroboraria para uma menor perda sangüínea e menos equimoses. A coagulação do colágeno e reorganização da derme, efeitos já observados com outros tipos de laser, ajudariam uma adequada retração tecidual.


Fig. 4 - Detalhe histológico mostrando a coagulação de pequenos vasos no tecido gorduroso por ação do laser (Orceína 32x).


Fig. 5 - Reorganização da derme reticular (HE 32x).


Fig. 6 - Coagulação do colágeno (HE 100x).



A quantidade de gordura removida é de difícil mensuração uma vez que a laserlipólise difere dos métodos habituais de lipoplastia por não promover a retirada simples da gordura quando utilizada como método isolado. Além disso, a infiltração tumescente dificulta uma mensuração fiel. A quantidade de solução tumescente infiltrada variou de 270 ml a 3,3 litros.

Dosagens de hemoglobina, hematócrito, triglicerídeos e colesterol foram realizadas em 20 pacientes no período pré-operatório, um dia, uma semana e um mês após o procedimento (quando realizado isoladamente) e não mostraram alterações significativas.


CONCLUSÃO

Utilizada como método isolado ou adjuvante à lipoaspiração, a laserlipólise representa mais um recurso no tratamento das lipodistrofias. No estudo, apresentou algumas vantagens em relação à lipoaspiração utilizada de maneira isolada, principalmente no tocante à melhor qualidade de recuperação. A laserlipólise mostrou ser bastante eficiente no tratamento de irregularidades no contorno corporal pós-tratamento de lipoaspiração. Como desvantagem, encontra-se a necessidade de treinamento e conhecimento dos princípios físicos do laser, maior tempo despendido para a realização da cirurgia, além do alto custo do equipamento.


AGRADECIMENTO

Os autores agradecem ao Dr. Dejalma Johann e equipe pelos estudos histológicos.


BIBLIOGRAFIA

1. Illouz YG. Une nouvelle technique pour les lipodystrophies localisées. Ver Chir Esth Franc. 1980;6(9).

2. Apfelberg DB, Rosenthal S, Hunstad JP, Achauer B, Fodor PB. Progress report on multicenter study of laser-assisted liposuction. Aesth Plast Surg. 1994;18(3):259-64.

3. Apfelberg DB, et al. Results of multicentric study of laser-assisted liposuction. Clin Plast Surg. 1996;23(4):713-9.

4. Cook WR. Laser neck and jowl liposculpture including platysma laser resurfacing, dermal laser resurfacing and vaporization of subcutaneous fat. Dermatol Surg. 1997;23(12):1143-8.

5. Cook WR. Alternative to the facelift. Liposculpture of the face, neck, and jowls with laser dermal resurfacing and platysmal plication. Dermatol Clin. 1999;17(4):773-82.

6. Blugerman G. Laserlipolisys for the treatment of localized adiposity and "cellulite". Abstracts of Word Congress on Liposuction Surgery. 2000; Dearborn, Michigan, USA.

7. Schavelzon D, Blugerman G, Goldman A, et al. Laser Lipolisys. Abstracts of the 10th International Symposium on Cosmetic Laser Surgery; 2001; Las Vegas, USA.

8. Neira r. Laser Lipolysis Lipoplastia asistida con laser. Anais do Congreso Colombiano de Cirugía Plástica; 2001; Cali, Colômbia.

9. Neira R. Reportaje clínico de 700 pacientes practicados con técnica lipoescultura laser. In: Anais do Congreso Colombiano de Cirugía Plástica; 2001; Cali, Colômbia.

10. Neira R, Zúñiga E. Niveles sanguíneos de lidocaína y variables hemodinámicas en lipoescultura laser. Anais do Congreso Colombiano de Cirugía Plástica; 2001; Cali, Colômbia.

11. Neira R, Isaza C. Efectos del Laser de díodo eléctrico en adipositos humanos cultivados in vitro. Anais do Congreso Colombiano de Cirugía Plástica; 2001; Cali, Colômbia.

12. Solarte E. Efectos de la luz Laser de baja potencia en tejido adiposo. Anais do Congreso Colombiano de Cirugía Plástica; 2001; Cali, Colômbia.










I. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery.
I. Cirurgião Plástico.

Endereço para correspondência:
Alberto Goldman
Av. Augusto Meyer, 163 Cj. 1203
Porto Alegre - RS - 90550-110
Fone: (51) 3342-7722
e-mail: alberto@goldman.com.br

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license