ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2019 - Volume34 - Issue 2

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019RBCP0131

O Cirurgião Plástico brasileiro vive em um país muito peculiar. Sem dúvida o Brasil é repleto de mentes brilhantes, que lutam diariamente para oferecer a melhor medicina numa realidade muitas vezes desfavorável. Lançando mão de criatividade, otimização de recursos e escolhas, propõe tratar a quem necessita, da melhor maneira possível.

O Brasil é peculiar pois convive-se em meio à disponibilidade de recursos e escassez dos mesmos em momentos simultâneos, dependendo da localização geográfica. Para alguns, exercer a medicina de máxima excelência e para outros oferecer o mínimo de dignidade.

Neste imenso território continental, entretanto, que pesem estas diferenças, a difusão da informação é possível. Graças aos recursos tecnológicos da informação, por meio da internet, telemedicina, cursos e conferências online, etc. hoje e possível levar informação de qualidade nas localizações mais remotas.

A SBCP tem realizado seu papel, divulgando a produção científica nacional e internacional por meio da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica e intensificando a divulgação científica em seus Eventos, Jornadas Regionais e Congressos Nacionais.

A preocupação em incrementar a divulgação científica não ocorre como um ato isolado, mas um esforço de múltiplos setores a fim de tornar a SBCP mais forte cientificamente, em um momento de nítida invasão da especialidade por outros profissionais, médicos e não médicos.

Deter a fonte mais precisa e a informação mais contundente, sempre baseado nos conceitos mais modernos da evidência científica é missão da RBCP. Desta maneira, além das edições regulares que se encontram disponíveis em acesso aberto, a Diretoria da SBCP investiu na realização dos Suplementos para divulgação dos temas livres apresentados nas principais Jornadas Regionais, utilizando-se do modelo de resumo expandido. Este estímulo à divulgação enriquece a coleção da RBCP e permite que as novas ideias e estudos dos cirurgiões plásticos em todo o país possam extrapolar a divulgação verbalmente e consolidar de forma permanente cada contribuição. Além disso, torna-se como um laboratório de novos estudos originais, educa e estimula o cirurgião a escrever e faz entender que a divulgação de um estudo enriquece a medicina que se pratica, fortalece a especialidade e faz crescer a imagem científica de nossa comunidade.

DOV GOLDENBERG
Editor chefe da RBCP

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license