INTRODUÇÃO
Artigos científicos vêm sendo utilizados para a mensuração dos desempenhos
individuais/institucionais e para a obtenção de financiamentos1. No âmbito da Cirurgia Plástica, a produção científica está
entre um dos principais fatores que influenciam na carreira dos cirurgiões plásticos
recém-formados2 e na distinção entre
candidatos que pleiteiam uma vaga de residência3. Ademais, o ensino-aprendizagem dos múltiplos elementos da pesquisa
científica tem sido considerado um fator de grande importância na formação dos
residentes4-8.
Entretanto, a atividade acadêmica insuficiente continua a ser um problema comum para
os programas de residência4,5. Especificamente no Brasil9, 72,2% dos residentes de Cirurgia Plástica da
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) no Distrito Federal não tinham
nenhum artigo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), e o
incentivo à produção científica esteve entre as sugestões dos residentes para a
melhoria dos programas avaliados. Desse modo, os programas de residência devem
incentivar a produtividade científica de seus residentes para que metas para o
futuro sejam traçadas4-16.
No entanto, a participação dos residentes na produção científica tem sido investigada
principalmente no contexto internacional4-8,11-15 e os dados brasileiros relacionados à residência de Cirurgia Plástica
são escassos e regionalmente limitados9,10,16. Além disso, as propostas de programas de
treinamento em pesquisa científica durante a residência médica também têm sido
restritas às publicações internacionais5-8,11,12,17.
OBJETIVOS
Os objetivos do presente estudo foram (1) delinear um programa de treinamento em
habilidades de pesquisa científica, (2) avaliar o perfil da participação dos
residentes de Cirurgia Plástica em artigos científicos, e (3) analisar o impacto
desse programa sobre índices bibliométricos quantitativos específicos.
MÉTODOS
Programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica
Em consonância com o tripé (assistência, educação e pesquisa) de nossa
Instituição18, ao final do
treinamento global em cirurgia plástica, os residentes também devem observar,
coletar e documentar dados relevantes à pesquisa científica, desenvolver hábitos
de leitura crítica e de atualização científica com qualidade e planejar,
executar e relatar pesquisas adotando uma metodologia científica adequada.
Em fevereiro de 2010, um programa de treinamento dos fundamentos da produção
científica foi implementado no hospital SOBRAPAR (Figura 1), seguindo os princípios estabelecidos por Mulliken19: “ensinar aqueles que seguem- esperando
que o jovem vá mais longe”. Embora os três atributos essenciais para um
cirurgião-cientista (curiosidade, imaginação e persistência) reportados por Dr.
Murray20 possam ser intrínsecos a
alguns, acreditamos que o estímulo para que essas três qualidades sejam
despertadas e desenvolvidas nos residentes em formação é papel de todos aqueles
envolvidos na residência.
Figura 1 - Programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica do
hospital SOBRAPAR adaptado de programas estabelecidos em outras
instituições
5-8,11,12,17.
Administração, orientação e financiamento são componentes
fundamentais para este processo de ensino e aprendizagem, pois a
presença de investigadores (orientadores/preceptores) dedicados e
com financiamento e infraestrutura desempenha um papel positivo na
promoção da produtividade científica. Existem três focos principais:
treinamento de habilidades clínicas e cirúrgicas, treinamento de
habilidades de pesquisa (ensino-aprendizagem sobre a “arte e a
ciência” da pesquisa científica em Cirurgia Plástica com tempo de
pesquisa “protegido” distribuído dentro da carga de treinamento
base) e as necessidades pessoais dos residentes (estabilidade
financeira e manutenção do equilíbrio saudável entre vida particular
e trabalho).
Figura 1 - Programa de treinamento em habilidades de pesquisa científica do
hospital SOBRAPAR adaptado de programas estabelecidos em outras
instituições
5-8,11,12,17.
Administração, orientação e financiamento são componentes
fundamentais para este processo de ensino e aprendizagem, pois a
presença de investigadores (orientadores/preceptores) dedicados e
com financiamento e infraestrutura desempenha um papel positivo na
promoção da produtividade científica. Existem três focos principais:
treinamento de habilidades clínicas e cirúrgicas, treinamento de
habilidades de pesquisa (ensino-aprendizagem sobre a “arte e a
ciência” da pesquisa científica em Cirurgia Plástica com tempo de
pesquisa “protegido” distribuído dentro da carga de treinamento
base) e as necessidades pessoais dos residentes (estabilidade
financeira e manutenção do equilíbrio saudável entre vida particular
e trabalho).
Na verdade, a maioria dos residentes não possui antecedentes com investigação
científica e requerem instrução formal sobre isso4, pois sem treinamento e motivação adequados, muitos deles vão
terminar a residência sem qualquer conhecimento sobre o processo científico.
Como a formação em pesquisa científica requer motivação e atenção, foco
ininterrupto e prática repetitiva com feedback construtivo, os
residentes têm sido estimulados a participar ativamente de todas as etapas que
compõem um projeto de pesquisa, sempre sob supervisão de um orientador21 e, se possível, com apoio de um
residente com antecedentes de pesquisa8.
Esses residentes, geralmente, com antecedentes de pesquisa, auxiliam no processo
de ensino-aprendizagem de habilidades de pesquisa básicas/essenciais (por
exemplo, revisão criteriosa da literatura, delineamento dos métodos de análise,
estruturação dos artigos completos, entre outros) e também orientam os
residentes no que tange à escolha dos projetos e orientadores. Deste modo, os
residentes com antecedentes de pesquisa têm funcionado como uma ponte entre os
residentes com menos com antecedentes de pesquisa e os orientadores, diminuindo
o tempo necessário de pesquisa supervisionada por orientadores cirurgiões e,
consequentemente, otimizando a produção científica4,5,8.
Nossos residentes têm um tempo “protegido” para pesquisa, dentro da carga horária
base, especificamente voltado para o desenvolvimento de pesquisas (delinear,
executar, analisar, apresentar e publicar), sem estender o tempo total de
formação4,5,8,17. Em vez de
estágios eletivos ou obrigatórios exclusivos para pesquisa que potencialmente
reduzem a participação na relevante formação cirúrgica prática, preferimos a
distribuição longitudinal de períodos de tempo durante os três anos de formação,
existindo uma flexibilidade entre a carga horária destinada ao treinamento
clínico-cirúrgico e a pesquisa científica e, como uma consequência, os
conhecimentos adquiridos no campo da pesquisa são aplicados diariamente na
prática clínica-cirúrgica (e vice-versa)4,5,8,17.
Uma vez por mês, uma manhã (ou tarde) tem sido dedicada exclusivamente à parte
científica da formação6,22. Particularmente, o residente com
antecedentes de pesquisa é responsável por uma oficina que explora de forma
didático-interativa uma série de habilidades científicas. O número e a ordem das
oficinas (formulação de hipóteses, desenhos dos estudos, coleta de dados,
seleção dos pacientes, revisão crítica da literatura específica, métodos de
análises, técnicas estatísticas, princípios da medicina baseada em evidências,
integração dos achados da pesquisa com os dados disponíveis na literatura,
preparação, submissão e revisão de artigos, conflitos de interesses, fontes e
mecanismos de financiamento, entre outros) são distribuídos dentro da grade do
programa de acordo com os projetos em andamento ou solicitações dos
residentes.
Seminários apresentados por pesquisadores convidados, preceptores, orientadores
e/ou residentes com antecedentes de pesquisa complementam o período voltado à
pesquisa. Além dessas reuniões/oficinas mensais, os residentes encontram-se com
os orientadores e/ou residentes com antecedentes de pesquisa de acordo com as
necessidades individuais. Assim, muitas “dicas e truques” úteis para escrever e
publicar artigos científicos podem ser trocadas entre residentes, preceptores e
orientadores durante todo esse processo de ensino-aprendizagem.
Erros completamente injustificáveis (por exemplo, plágio e manipulação ou
falsificação de dados) e a necessidade de antecipar e modificar questões
relacionadas a problemas potenciais dos artigos (por exemplo, limitações do
estudo) também têm sido alvo de ensino, pois podem aumentar a eficácia dos
residentes (“produzir mais em menos tempo”) e também reduzir as chances de
frustrações.
Ademais, as reuniões mensais também são destinadas à apresentação de projetos,
resumos ou artigos completos confeccionados pelos residentes, enquanto outros
residentes, estagiários, preceptores e orientadores discutem ativamente os
detalhes científicos em um formato de feedback construtivo.
Mais especificamente, as diferentes habilidades científicas têm sido adquiridas
e requeridas de acordo com a etapa em que o residente se encontra: no final do
primeiro ano, ele é convidado a apresentar a proposta inicial de seu projeto
para os preceptores da instituição e, então, a concepção e a viabilidade do
projeto são avaliadas séria e construtivamente; de dois a quatro meses depois,
ele apresenta uma proposta de pesquisa refinada, para aprovação final; em
seguida, os residentes são estimulados a apresentar seus resultados em eventos
científicos e, então, escrever uma primeira versão do artigo completo.
No entanto, não é nossa intenção criar rivalidade ou aumentar a competitividade;
na verdade, acreditamos que os residentes não devem fazer parte integral da alta
competição existente no meio acadêmico para aumentar a produtividade científica,
que pode ser simbolizada pelo lema “publicar ou perecer”. Logo, a exigência não
tem sido em relação à publicação em si, mas à plena participação em projetos de
investigação.
Por outro lado, os residentes com forte desejo de participar de pesquisas têm
sido estimulados a produzir mais projetos e, consequentemente, mais artigos;
contudo, tomamos o cuidado para que eles não sejam usados como “muletas” para
aumentar a produtividade global da instituição. Assim, em nosso programa, a
“qualidade” da pesquisa tem sido mais relevante do que a “quantidade”, embora
completar 1-2 projetos e publicar 1-2 artigos em periódicos revisados por pares
durante a residência seja um objetivo básico.
Completar um projeto de pesquisa cientificamente sólido durante a residência pode
ser uma tarefa difícil e representar um desafio para os residentes sem formação
prévia em investigação. Uma vez que cada passo desse processo (por exemplo,
identificação de uma questão de pesquisa, formulação do projeto, consolidação do
método de análise, avaliação do comitê de ética institucional, coleta e
armazenamento dos dados e análise estatística) está sujeito a atrasos
inesperados e dada a duração relativamente curta da residência, tais atrasos
podem ser desanimadores4,5.
Assim, em um ambiente de treinamento com tempo cada vez mais limitado, tais
passos devem ser facilitados, sempre ponderando sobre a real aquisição de
habilidades e conhecimentos necessários em cada etapa do treinamento. Para isso,
algumas medidas (por exemplo, fornecer uma lista de projetos em andamento com
braços adicionais ou projetos novos, utilizar bancos de dados estabelecidos,
auxiliar nos trâmites do Comitê de Ética, fornecer assistência para a realização
e interpretação estatística, entre outros) podem acelerar o processo e, por
conseguinte, aumentar a participação dos residentes4,5.
Ademais, como uma forma de reduzir a necessidade de auxílio financeiro e
infraestruturas complexas, os residentes têm sido estimulados a executar estudos
baseados em análises dos prontuários ou estudos secundários (por exemplo,
revisões sistemáticas), ou pesquisas que podem ser realizadas com os recursos da
própria instituição.
O programa base descrito aqui é flexível e vem sendo adaptado de acordo com as
necessidades, os novos obstáculos encontrados e as tendências atuais5-8,11,12,17. Ademais, é
importante que durante o treinamento, desejos e percepções dos residentes (por
exemplo, responsabilidade pessoal, foco, idealismo, perseverança, entre outros)
sejam considerados.
Assim, juntamente com o formato de educação global projetado para todos os
residentes, uma metodologia de ensino-aprendizagem individualizada pode ser
necessária para melhorar os déficits individuais específicos, pois reconhecemos
que o nosso programa de treinamento em pesquisa científica não permite que todos
os aspectos envolvidos na “arte e ciência” de escrever e publicar artigos
científicos sejam completamente ensinados a todos os residentes durante os três
anos de formação.
De tal modo, também temos encorajado os residentes a aprender habilidades de
pesquisa fora desse programa de treinamento predefinido (ou seja, um treinamento
autorregulado, deliberado e repetitivo), por exemplo, com a ajuda de livros e
artigos sobre a “arte e ciência” da elaboração de artigos científicos.
Análise bibliométrica
Uma análise bibliométrica quantitativa e descritiva23 foi realizada para caracterizar o perfil da participação
dos residentes de cirurgia plástica do Hospital SOBRAPAR em artigos científicos
publicados em periódicos revisados por pares, entre janeiro de 2006 e fevereiro
de 2014. Com o intuito de avaliar o impacto do programa de treinamento sobre
essa participação, o período global (2006-2014) foi dividido em dois períodos
(janeiro de 2006 a janeiro de 2010 e fevereiro de 2010 a fevereiro de 2014
[períodos A e B, respectivamente]), que coincidem exatamente com a ausência e a
presença do programa de treinamento formal, respectivamente.
Dados bibliométricos quantitativos23
referentes ao número de artigos, número de autores, posição dos residentes entre
os autores, títulos, bases de indexação, presença de fator de impacto dos
periódicos, idioma dos artigos, presença de análise estatística, presença de
hipótese no corpo do artigo, desenhos dos estudos e nível de evidência (níveis
de evidência I a V de acordo com as American Society Plastic Surgeons
Evidence Rating Scales16,24) foram
extraídos de cada artigo incluído por um autor independente para evitar vieses
interavaliadores25.
Os níveis de evidência I e II e III, IV e V foram classificados como alto e baixo
nível de evidência, respectivamente24,25. O cálculo
da média ponderada do nível de evidência seguiu a fórmula: porcentagem de
artigos por nível de evidência X nível de evidência/10016,24.
Este estudo seguiu os padrões éticos da Declaração de Helsinki de 1964 e suas
respectivas emendas, e foi aprovado pelo comitê de ética local (003/2018).
Análise estatística
Como em outras investigações5-8,10,11, as análises
comparativas interperíodos (A versus B) foram particularmente
efetuadas com o intuito de caracterizar o impacto do programa de treinamento
sobre variáveis bibliométricas quantitativas específicas. Os testes
Mann-Whitney, igualdade de duas proporções e intervalo de confiança para média
foram utilizados para as análises comparativas. Para todos os testes
estatísticos, foram considerados os níveis de significância de 5%
(p < 0,05) e um intervalo de confiança de 95%.
Os dados foram compilados no programa Excel 2013 para Windows (Office
Home and Student 2013, Microsoft Corporation, USA) e todas as
análises foram realizadas com o programa Statistical Package for Social
Sciences versão 20 para Windows (SPSS, Chicago, IL, USA).
RESULTADOS
Números de artigos científicos e de autores
Um total de 22 artigos foi publicado com a participação de residentes entre 2006
e 2014, com uma média de 2,75 ± 2,37 (1-6) artigos/ano. A média de artigos
publicados foi de 1,75 ± 2,36 (2-5) e 3,75 ± 2,22 (1-6) artigos/ano nos períodos
A e B, respectivamente. Considerando os residentes que concluíram a formação em
Cirurgia Plástica, 50% e 100% dos residentes possuíam artigos publicados nos
períodos A e B (p < 0,05), respectivamente.
A análise comparativa interperíodos revelou um aumento significativo
(p < 0,05) de artigos publicados, existindo um aumento
de 114,28% entre o período A e o período B (Tabela 1). Cinco (71,43%) e quatro (26,67%) artigos publicados,
respectivamente, nos períodos A e B (p < 0,05) possuíam um
residente entre os autores. As avaliações global e intraperíodos revelaram
predomínio significativo (p < 0,05) de artigos sem
residentes como autor correspondente (Tabela 1).
Tabela 1 - Índices bibliométricos quantitativos (número de artigos científicos e
de autores) dos artigos científicos (n = 22) com a participação de
residentes de Cirurgia Plástica publicados antes
(janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Períodos |
Número de artigos n (%) |
Número de autores/artigo M ±
DP(V) [Mediana; Q1-Q3]
|
Número de residentes/artigo M
± DP(V) [Mediana; Q1-Q3]
|
Residente de cirurgia plástica |
1º autor (Presente/Ausente) n (%) |
2º autor (Presente/Ausente) n (%) |
Autor correspondente (Presente/Ausente) n
(%)
|
A |
7(31,82)* |
6 ± 1,82(3-9) [6; 5,5-6,5] |
1,86 ± 1,35(1-4) [1; 1-2,5] |
3(42,86)/4(57,14) |
2(40)/5(60) |
2(28,57)/5(71,43)** |
B |
15(68,18)* |
6,13 ± 2,06(4-12) [6; 5-7] |
2,53 ± 1,50(1-6) [2; 1-3,5] |
5(33,33)/10(66,67) |
8(53,33)/7(46,67) |
0(0)/15(100)** |
Global |
22(100) |
6,09 ± 1,95(3-12) [6; 5-7] |
2,32 ± 1,49(1-6) [2; 1-3,75] |
8(36,36)/14(63,64) |
10(45,45)/12(54,55) |
2(9,09)/20(90,91)*** |
Tabela 1 - Índices bibliométricos quantitativos (número de artigos científicos e
de autores) dos artigos científicos (n = 22) com a participação de
residentes de Cirurgia Plástica publicados antes
(janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Periódicos, fator de impacto, bases de indexação e idioma
A análise global revelou predomínio significativo (p < 0,05)
de artigos publicados na RBCP e Revista Brasileira de Cirurgia
Craniomaxilofacial, sem fator de impacto, nas bases de dados Scientific
Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e
do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e em língua portuguesa. A avaliação
interperíodos revelou aumento e redução significativos (p <
0,05) de artigos publicados em inglês e em português, respectivamente.
A avaliação intraperíodos demonstrou predomínio significativo (p
< 0,05) de artigos publicados em periódicos sem fator de impacto (Tabela 2). Cinco (33,33%) artigos do
período B foram publicados em periódicos que possuíam fator de impacto
estabelecido no Journal Citation Reports® (JCR;
Thomson Reuters): 3,535 (Plastic and Reconstructive Surgery; um
[6,67%] artigo), 1,564 (Aesthetic Surgery Journal; um [6,67%]
artigo) e 0,686 (Journal Craniofacial Surgery; dois [13,33%]
artigos) (Tabela 2).
Tabela 2 - Índices bibliométricos quantitativos (periódicos, fator de impacto,
bases de indexação e língua) dos artigos científicos (n = 22) com a
participação de residentes de Cirurgia Plástica publicados antes
(janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Períodos |
Periódicos n (%) |
FI |
Bases de indexação n (%) |
Língua dos artigos n (%) |
RBCP |
RBCCM |
JCS |
Outros |
(Presente/Ausente) n (%) |
ISI/Medline |
Medline |
sciELO |
LILACS |
Port |
Port/Ingl |
Ingl |
A |
3(42,86) |
4(57,14) |
0(0) |
0(0) |
0(0)/7(100)¥ |
0(0) |
0(0) |
4(57,14) |
3(42,86) |
7(100)*** |
0(0) |
0(0)# |
B |
5(33,33) |
4(26,67) |
2(13,33) |
4(26,67) |
4(26,67)/11(73,33)¥ |
4(26,67) |
2(13,33) |
4(26,67) |
5(33,33) |
6(40)*** |
3(20) |
6(40)# |
Global |
8(36,36)* |
8(36,36)* |
2(9,09)* |
4(18,18)* |
4(18,18)/18(81,82)¥ |
4(18,18) |
2(9,09)** |
8(36,36)** |
8(36,36)** |
13(59,09)## |
3(13,64)## |
6(27,27)## |
Tabela 2 - Índices bibliométricos quantitativos (periódicos, fator de impacto,
bases de indexação e língua) dos artigos científicos (n = 22) com a
participação de residentes de Cirurgia Plástica publicados antes
(janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Análise estatística, hipóteses, desenhos dos estudos e nível de
evidência
As comparações global e intraperíodos revelaram predomínio significativo
(p < 0,05) de artigos sem hipóteses, de estudos
retrospectivos e nível de evidência III (Tabela 3). A média ponderada do nível de evidência global foi de 3,05. As
médias ponderadas do nível de evidência foram de 2,86 e 3,13 nos períodos A e B
(p = 0,532), respectivamente.
Tabela 3 - Índices bibliométricos quantitativos (análise estatística, hipóteses,
desenhos dos estudos e nível de evidência) dos artigos científicos (n =
22) com a participação de residentes de Cirurgia Plástica publicados
antes (janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Períodos |
Análise estatística
(Presente/Ausente) n (%)
|
Hipóteses* (Presente/Ausente) n
(%)
|
Desenhos dos estudos n (%) |
Nível de evidência* n (%) |
Nível de evidência (média ponderada) M ±
DP
|
|
Prospectivo |
Retrospectivo |
Relato de casos |
I |
II |
III |
IV |
V |
(Mediana; Q1-Q3) |
A |
4(57,14)/3(42,86) |
0(0)/7(100) |
1(14,29) |
6(85,71) |
0(0) |
0(0) |
1(14,29) |
6(85,71) |
0(0) |
0(0) |
2,86 ± 0,38 (3; 3-3) |
B |
8(53,33)/7(46,67) |
5(33,33)/10(66,67) |
2(13,33) |
11(73,33) |
2(13,33) |
0(0) |
2(13,33) |
11(73,33) |
0(0) |
2(13,33) |
3,13 ± 0,83 (3; 3-3) |
Global |
12(54,55)/10(45,45) |
5(22,73)/17(77,27) |
3(13,64) |
17(77,27) |
2(9,09) |
0(0) |
3(13,64) |
17(77,27) |
0(0) |
2(9,09) |
3,05 ± 0,72 (3; 3-3) |
Tabela 3 - Índices bibliométricos quantitativos (análise estatística, hipóteses,
desenhos dos estudos e nível de evidência) dos artigos científicos (n =
22) com a participação de residentes de Cirurgia Plástica publicados
antes (janeiro/2006-janeiro/2010; período A) e após
(fevereiro/2010-fevereiro/2014; período B) a implementação do programa
de treinamento em habilidades de pesquisa científica.
Houve predomínio significativo (p < 0,05) de artigos com
baixo nível de evidência (86,36%, 85,71% e 86,67% dos artigos tiveram nível de
evidência III ou V no período global, períodos A e B, respectivamente) quando
comparados com artigos de alto nível de evidência (13,64%, 14,29% e 13,33% dos
artigos apresentaram nível de evidência II no período global, períodos A e B,
respectivamente) (Tabela 3).
DISCUSSÃO
A participação em pesquisas científicas tem sido considerada um componente vital para
o crescimento e desenvolvimento dos residentes em formação4-8-12,16,17,26-28. Neste sentido, um grupo27 relatou que os programas de treinamento em
cirurgia plástica do Canadá precisam fazer mais do que apenas encorajar os
residentes a participar de atividades de investigação científica, devendo também
encontrar soluções para problemas (financiamento, tempo protegido e apoio de
mentores/orientadores).
Nós também colocamos a participação em pesquisas entre as necessidades básicas dos
residentes em formação. No entanto, assim como inúmeros autores5-8,11,12,17,27, acreditamos que
antes (ou em conjunto) da obrigatoriedade de publicação, modificações curriculares,
estruturais e de suporte devem ser bem estabelecidas.
Embora 66,7% dos residentes de Cirurgia Plástica brasileiros avaliados em estudo
recente9 apresentaram resumos em eventos
da SBCP, somente 27,8% deles tiveram trabalhos publicados na RBCP. É importante que
os residentes apliquem o pensamento do Dr. Murray: “o resumo é apenas um trabalho
em
andamento”22.
Temos ensinado e cobrado dos residentes que os resumos apresentados em eventos
científicos sejam publicados como artigos completos, pois isso permite a
consolidação, a qualidade e a validade das pesquisas científicas, além de ampliar
a
disseminação das informações e torná-las duradouras22. Como demonstrado em investigações prévias5,7,13, nosso programa
de treinamento em pesquisa resultou em aumentos significativos do número total de
artigos publicados e do número de artigos com mais de um residente entre os
autores.
No âmbito específico da residência, ordem de aparecimento dos autores em artigos
científicos é um aspecto relevante. Temos insistentemente ensinado e cobrado dos
residentes os critérios de autoria (International Committee of Medical
Journal Editors), incluindo o princípio de que aqueles que tiveram
participações puramente técnicas (ato operatório, análise de lâminas, chefia de
departamento/serviço ou financiamento) não devem ser listados entre os autores.
Entretanto, percebe-se que os jovens autores-residentes têm a tendência de adotar
erroneamente a “autoria presenteada”, ao colocarem os nomes daqueles que não
participaram substancialmente da concepção, redação ou revisão do artigo. Isso
costuma ser feito por se sentirem “pressionados”, apenas para manter as boas
relações interpessoais e/ou porque os autores residentes, muitas vezes, não detêm
conhecimentos mínimos sobre as regras que regem a autoria científica29.
Ademais, como os residentes podem sentir-se desconfortáveis para questionar litígios
de autoria, honestidade, confiança, justiça, profissionalismo e integridade
acadêmica, por possuírem restritos (ou ausentes) antecedentes de pesquisa e estarem
em “posições vulneráveis”29, eles podem
facilmente ser “retirados” da primeira posição. Na verdade, a ganância e a falta de
sinceridade dos autores com mais antecedentes de pesquisa, muitas vezes, podem
sabotar quaisquer esforços de definição honesta e autêntica da ordem de aparecimento
dos autores29.
Com o objetivo de evitar esse viés potencialmente hostil para o autor-residente,
temos rigorosamente adotado os critérios de autoria baseados no mérito científico
(“os louros da vitória a todos aqueles que realmente merecem”) e revelamos que não
houve predomínio significativo na proporção de artigos sem residentes como primeiro
ou segundo autor, o que está de acordo com as tendências de investigações
semelhantes5,11,14.
Nesse contexto, Mulliken19 definiu que
“primeiro autor é aquele que faz o trabalho e escreve a primeira versão do artigo,
mesmo que ele não saiba sobre o que está falando”. No entanto, acreditamos que esse
conceito não se aplica completamente ao cenário brasileiro. Nos Estados Unidos, os
residentes têm sido estimulados a publicar durante toda a formação médica e somente
aqueles com produções acadêmicas satisfatórias têm alcançado as melhores
classificações nos processos de seleção dos programas de treinamento em cirurgia
plástica3.
Em oposição a essa condição, via de regra, os programas de treinamento em Cirurgia
Plástica brasileiros têm selecionado os “melhores” residentes por meio de um
processo baseado principalmente (90% da nota final potencial) na avaliação teórica
exclusiva ou teórico-prática (minoria dos serviços) dos conhecimentos médicos
globais e específicos, ignorando parcialmente a produção científica.
Na verdade, os antecedentes de pesquisa dos candidatos têm sido averiguados no âmbito
da análise curricular global (10% da nota final potencial) e os critérios
estabelecidos, muitas vezes, fogem a quaisquer normatizações de mensuração da
produção científica adotadas no meio acadêmico. Assim, os estudantes de Medicina e
residentes de Cirurgia Geral brasileiros acabam não identificando quaisquer
vantagens diretas em focar seus esforços na participação de pesquisas científicas.
Além disso, podem utilizar “atalhos” para atingir boas notas na análise curricular,
como apresentar inúmeros resumos em eventos científicos, em vez de produzir um único
artigo completo.
Nesse contexto, diferentemente do proposto por Mulliken19, acreditamos que a primeira versão do artigo geralmente não
significa nada, especialmente quando pouco esforço foi empregado em sua confecção
(por exemplo, ausência de revisão da literatura correta e detalhada). Não é raro
notar que o principal objetivo do residente é, na verdade, livrar-se do artigo, sem
preocupar-se com a “qualidade” apresentada.
Portanto, em nossa instituição, a sequência de autoria de um artigo que envolva dados
prospectivos tem sido discutida e definida antes do início do processo de
organização e escrita; critérios de autoria específicos (coleta longitudinal dos
dados, análise cuidadosa da literatura pertinente, criação de hipóteses para
aprimorar as técnicas cirúrgicas e a assistência ao paciente, organização das ideias
e escrita com “qualidade”) têm sido adotados particularmente nesses artigos.
Além disso, um preceptor/mentor deve “recompensar” o orientando/residente com a
primeira posição de um artigo importante em que o mérito se destaca, pois os
residentes ainda estão em formação e a “recompensa” baseada em suas atitudes
(perseverança e dedicação) pode funcionar como “combustível” para seguirem em
frente.
Todos esses aspectos têm sido detalhados no início do processo de
ensino-aprendizagem; com tudo isso em mente, o residente pode ponderar se a
participação no projeto será gratificante e significativa para sua formação.
Esperamos que essa normatização de autoria possa servir como um estímulo para o
residente participar de projetos acadêmicos futuros e, também, atuar como um
incentivo para os residentes iniciantes, que também podem querer estar entre os
autores de um artigo e, portanto, terão que passar por muitas etapas do processo de
ensino e aprendizagem até que adquiram as competências de investigação
necessárias.
As proporções entre o treinamento clínico e cirúrgico (requisitos estabelecidos pela
Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação [CNRM/MEC],
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica [SBCP] e Serviços credenciados pela SBCP)
e o treinamento científico (método de pesquisa, conhecimentos de informática,
estatística, revisão e interpretação da literatura, questões acadêmicas, questões
éticas, critérios de autoria e contribuições científicas, elaboração de artigos
completos, processo de revisão por pares, entre outros) devem ser equilibradas e as
obrigações e exigências devem ser variáveis de acordo com o ano de treinamento do
residente de Cirurgia Plástica.
A sobreposição entre os três focos principais (Figura 1) cria necessidades e exigências adicionais: desenvolvimento das
identidades dos residentes de Cirurgia Plástica como pesquisadores e cirurgiões
plásticos (integração com seus pares, incluindo pesquisadores e não pesquisadores
como residentes, cirurgiões plásticos, profissionais de outras áreas médicas e
outros profissionais da saúde) e rotações em outros ambientes (independentemente da
área).
Esse programa deve ser dinâmico e flexível, devendo ser continuamente revisado e
atualizado de acordo com as mudanças e necessidades dos residentes de Cirurgia
Plástica, com os requisitos estabelecidos pelos órgãos que regulamentam os programas
de residência médica e também seguindo as tendências científicas globais.
Estudos futuros devem incorporar o treinamento dos responsáveis pelo ensino dos
residentes e testar esse aspecto como uma variável potencial para melhorar o
processo de ensino aprendizagem das habilidades de pesquisa.
Ademais, a pesquisa realizada por residentes tem o potencial de contribuir para o
crescimento acadêmico do campo da cirurgia plástica, incluindo os esforços para
aumentar o nível de evidência global publicado pela comunidade de cirurgiões
plásticos16,24,25.
Para isso, além das medidas educacionais descritas aqui, a obtenção de auxílios
financeiros para projetos complexos e modificações a nível nacional em aspectos como
mudanças curriculares extensas16,24 e transformações
no processo de seleção (por exemplo, incrementar a ênfase nos antecedentes de
pesquisas, incluindo as publicações revisadas por pares, com a adoção de escalas de
pontuação utilizadas internacionalmente15)
dependem de uma iniciativa conjunta entre os diferentes órgãos brasileiros
(CNRM/MEC, SBCP, CNPq, entre outros).
É possível que à medida que mais residentes adquiram competências científicas e
desenvolvam uma paixão pela “arte e a ciência” da investigação científica27, uma nova geração de cirurgiões plásticos
acadêmicos apareça nos próximos anos, como reportado em outros campos da
Medicina5,7,13.
CONCLUSÕES
Este estudo detalhou um programa de treinamento em pesquisa científica, apresentou
o
perfil bibliométrico da participação dos residentes de Cirurgia Plástica em artigos
e demonstrou que a implementação do programa aumentou a atividade de pesquisa
durante a residência.
COLABORAÇÕES
RD
|
Análise e/ou interpretação dos dados; análise estatística; aprovação
final do manuscrito; coleta de dados; concepção e desenho do estudo;
gerenciamento do projeto; metodologia; realização das operações e/ou
experimentos; redação - preparação do original.
|
CARA
|
Análise e/ou interpretação dos dados; aprovação final do manuscrito;
redação - revisão e edição.
|
EG
|
Análise e/ou interpretação dos dados; aprovação final do manuscrito;
redação - revisão e edição.
|
CLB
|
Análise e/ou interpretação dos dados; aprovação final do manuscrito;
redação - revisão e edição.
|
CERA
|
Análise e/ou interpretação dos dados; aprovação final do manuscrito;
metodologia; redação - revisão e edição.
|
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1. Hospital SOBRAPAR, Instituto de Cirurgia
Plástica Craniofacial, Campinas, SP, Brasil.
2. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade
Estadual de Campinas, Departamento de Neurologia, Campinas, SP,
Brasil.
Autor correspondente: Rafael Denadai, Av. Adolpho Lutz, 100 -
Cidade Universitária - Campinas, SP, Brasil, CEP 13083-880. E-mail:
denadai.rafael@hotmail.com
Artigo submetido: 20/7/2018.
Artigo aceito: 11/11/2018.
Conflitos de interesse: não há.