ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
O mundo da editoração acadêmica discute atualmente se o periódico de acesso aberto será o modelo definitivo e inevitável para a publicação científica em um futuro próximo. Há ainda muita controvérsia, partindo de diversas vertentes, incluindo os editores e sociedades responsáveis pelas publicações e a indústria editorial1-3.
A rápida migração ocorrida nas últimas décadas em direção à informação por meios eletrônicos tem motivado as partes interessadas em acelerar a adequação às novas possibilidades revolucionárias oferecidas pela web e ao valor do artigo original online para comunicação acadêmica. A velocidade da informação e das novas tecnologias tem impulsionado uma busca pelo acesso rápido à informação e não resta dúvida de que a oferta de novidades e os benefícios da pesquisa são derivados principalmente do acesso eficiente de seus resultados.
Assim, o acesso amplificado à informação tem seguido fortalecido, corroborado pelos inúmeros jornais que têm lançado versões abertas de suas publicações.
Obviamente, há um custo financeiro para esta mudança de paradigma e que deve ser considerado. Se, no passado, o leitor pagava para ter acesso por meio de uma assinatura ou por acesso individual a artigos, o custeio passa a ter nova origem, quer seja esta um fomento estatal, societário ou o pagamento para a publicação pela parte que publica (no caso os autores dos trabalhos).
O pagamento pela publicação por parte dos autores poderia criar conflitos de interesse e ter um impacto negativo sobre a neutralidade percebida da revisão por pares, pois haveria um incentivo financeiro para os periódicos publicarem mais artigos. Portanto, as regras de compliance e ética em pesquisa e publicações precisam ser reforçadas e respeitadas de forma transparente. Neste sentido, a importância do papel da revisão por pares não diminui em um modelo de Acesso Aberto, ao contrário, aumenta. As estruturas editoriais precisam ser reforçadas e garantir que os revisores não sejam indevidamente influenciados pelas necessidades de seus editores.
REFERÊNCIAS
1. Baker EF, Iserson KV, Aswegan AL, Larkin GL, Derse AR, Kraus CK; American College of Emergency Physicians Ethics Committee. Open Access Medical Journals: Promise, Perils, and Pitfalls. Acad Med. 2018 Dec 18. DOI: 10.1097/ACM.0000000000002563. [Epub ahead of print]
2. Fiala C, Diamandis EP. The democratization of scientific publishing. BMC Med. 2019;17(1):12. DOI: 10.1186/s12916-019-1249-1
3. Wang JZ, Pourang A, Burrall B. Open access medical journals: Benefits and challenges. Clin Dermatol. 2019;37(1):52-55. DOI: 10.1016/j.clindermatol.2018.09.010
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license