ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2015 - Volume30 - Issue 1

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2015RBCP0108

A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica é o órgão oficial de divulgação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, com circulação regular desde 1986.

É, certamente, o principal elemento de difusão científica nacional na área de Cirurgia Plástica. Por motivos alheios à nossa vontade, no ano de 2014, ocorreu um atraso significativo na publicação dos fascículos da Revista. Felizmente, foi possível, ao longo dos últimos meses, sanar as deficiências ocorridas e, neste momento, estamos trabalhando a pleno vapor para que possamos retomar a eficiência, a celeridade e a pontualidade da publicação.

Há um intenso comprometimento de toda a diretoria da SBCP e dos Editores para adequar e reposicionar nossa Revista até o final do próximo semestre, com periodicidade e, acima de tudo, qualidade.

Uma série de novas regras, em vigor a partir de janeiro de 2015, foram determinadas a fim de otimizar o processo de submissão e aprimorar a qualidade dos artigos aceitos.

As regras detalhadas para publicação na RBCP encontram-se no endereço eletrônico www.rbcp.org.br

De forma resumida, as alterações que estarão vigentes incluem:
- Limitação do tamanho dos artigos, conforme categoria, em termos de número de caracteres, figuras, tabelas e referências.

- Check-list técnico previamente ao envio para revisão: artigos em não conformidade serão imediatamente devolvidos aos autores para correção, sem passar por revisão científica. Essa checagem se refere principalmente aos itens que cada tipo de estudo deve conter, como introdução, objetivos, método, resultados, discussão, conclusões, referências, etc.

- Reformulação da página on-line para submissão dos artigos. Para cada categoria de artigo, o autor deverá preencher os campos específicos e obrigatórios, que contarão com limitadores de caracteres e campos de preenchimento obrigatório.

- Obrigatoriedade de declaração de aprovação do estudo por Comissão de Ética em Pesquisa ou declaração de respeito aos princípios da Declaração de Helsinki revisada em 2000.

- Obrigatoriedade de preenchimento de formulário específico para autorização de publicação de fotografias (pacientes) identificáveis.

- Apesar de todos os trabalhos já serem submetidos à avaliação pelos pares (peer review), o processo será otimizado de forma que a devolutiva ao autor ocorra no menor prazo possível e não ultrapasse 30 dias após a submissão.

- Aprovação final pelos autores de estudos aceitos em até 72 horas após a comunicação. A ausência de aprovação implicará na publicação do artigo na forma final que se encontrar.
Como já aprovado no Conselho Deliberativo, a RBCP passa a ser exclusivamente veiculada em sua versão on-line. Para maior acesso e divulgação, a Revista - que sempre teve acesso aberto em suas versões em português e inglês - terá em breve links de acesso mais visíveis e amigáveis no site da SBCP e em outros meios de divulgação eletrônica, como aplicativos para tablets e celulares.

Estas e outras medidas permitirão que a Revista esteja posicionada e em condições de pleitear a indexação nos sistemas nacionais e internacionais, e assim obter o esperado Fator de Impacto.


Dov Goldenberg - Coeditor
Ricardo Baroudi - Editor

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license