ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2014 - Volume29 - Issue 3

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2014RBCP0058

Editorar um artigo e, efetivamente, tê-lo publicado requerem muito mais etapas do que apenas um documento pronto para impressão.

É preciso que este artigo, ora publicado, seja facilmente rastreável e que seu conteúdo possa ser passível de busca pelas ferramentas disponíveis.

Criar uma identificação individualizada de cada artigo, como um documento de identidade pessoal e intransferível, foi a maneira de resolver muitas destas necessidades. O DOI (Digital Object Identifier) foi para isto instituído e se trata de uma sequência de caracteres utilizada para identificação de documentos - ou objetos em geral - disponíveis em meio digital.

O registro do DOI é uma sequência de números que possibilita localizar ou referenciar um documento que está armazenado na web. O DOI é fornecido por um provedor e permanece com cada documento para sempre, mesmo que a localização e a forma de armazená-lo mudem ao longo do tempo.

Os números DOI indicam o prefixo do provedor, o ISSN da publicação e informações específicas do artigo, como volume e fascículo, numeração de páginas e ano de publicação1,2. Ou seja: não é apenas um número aleatório, mas uma sequência numérica que informa.

Ao digitarmos o DOI de um artigo em uma ferramenta de busca, é possível o acesso direto ao artigo, sem a necessidade de fornecer outras informações, como autor, periódico, volume, fascículo, ano de publicação ou páginas. Da mesma forma, ao alimentarmos nossos currículos on-line, existe a possibilidade de fornecermos apenas o DOI de uma publicação e sua inserção se fará automaticamente, de forma correta e com todos os dados necessários.

Com a modernização e a divulgação dos meios eletrônicos de alimentação de currículos - como o Lattes, em nosso meio - e a necessidade de simplificação dos métodos de alimentação de informações, haver um número DOI em cada artigo é praticamente obrigatório. E a RBCP já adota esta prática em suas publicações.

Dov Goldenberg
Coeditor


REFERÊNCIAS

1. Scientific Electronic Library Online - SciELO. Orientação para criação e apresentação do DOI [Internet]. São Paulo: SciELO; [cited 2015 Feb 12]. Available from: http://www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=62.

2. Crossref. Doi info e guidelines [Internet]. 2013 [cited 2015 Feb 12]. Available from: http://www.crossref.org/01company/02history.html.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license