RESUMO
INTRODUÇÃO: Traumas do terço distal da perna, do tornozelo e do pé cursam frequentemente com exposição óssea, demandando equipes especializadas para realizar a cobertura cutânea definitiva. Muitas vezes, essas equipes não estão prontamente disponíveis, o que pode impedir o tratamento padrão, que consiste em amplo desbridamento, fixação das fraturas e utilização de retalhos (fix and flap).
MÉTODO: Neste trabalho, o autor propõe tratamento em duas etapas, sendo a primeira a instituição de terapia por pressão negativa quando do desbridamento e exposição óssea pela equipe da ortopedia, seguida pela realização de retalhos livres para cobertura definitiva, de forma eletiva. Foram tratados 5 pacientes, com realização de 6 retalhos livres, sendo 1 do músculo grande dorsal e outros 5 da face ântero-lateral da coxa. Houve perda total de um retalho, com índice de sucesso de 83,34%.
RESULTADOS: Os pacientes apresentaram boa evolução, com salvamento do membro, função preservada, e sem osteomielite.
CONCLUSÕES: A terapia por pressão negativa é uma opção no tratamento de urgência das exposições ósseas do membro inferior, permitindo a realização de retalhos livres de forma eletiva, sem prejuízo no resultado final para o paciente.
Palavras-chave: Ossos da perna. Traumatismos da perna. Transplante de tecidos. Retalhos cirúrgicos.