ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

A alteração de peso é uma queixa muito frequente entre os pacientes submetidos a cirurgia plástica, e tem sido estudada em pós-operatório de abdominoplastias por alguns autores. A abdominoplastia é uma das três cirurgias de maior frequência dentre os procedimentos cirúrgicos estéticos. A técnica cirúrgica tem sofrido modificações e aperfeiçoamentos, visando à obtenção de resultados mais satisfatórios e diminuição de complicações.


OBJETIVO

Avaliar a variação de peso corporal pós-abdominoplastia.


MÉTODO

Estudo clínico prospectivo sobre peso corporal após a cirurgia de 42 pacientes submetidos a abdominoplastia pela equipe de Cirurgia Plástica do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no período de 5 anos. Os critérios de inclusão foram o desejo do paciente de melhorar a flacidez abdominal, ter indicação clínica de dermolipectomia abdominal, não ser tabagista e ter índice de massa corporal (IMC) considerado saudável, entre 20 kg/m2 e 29 kg/m2. Todos os pacientes foram operados sob anestesia geral, submetidos a dermolipectomia abdominal e plicatura dos músculos retos do abdome. Todos os pacientes concordaram em participar do trabalho, assinando termo de consentimento livre e esclarecido.


RESULTADOS

Os dados foram analisados pelo teste estatístico ANOVA e correlacionados pelos testes de Pearson. A idade dos pacientes variou de 23 anos a 60 anos, com média de 40 anos. Do total de pacientes avaliados, 41 eram do sexo feminino e 1 era do sexo masculino, sendo 31 casados, 7 solteiros e 4 divorciados. O tempo médio de seguimento foi de 22 meses (mínimo de 1 mês e máximo de 67 meses). O IMC pré-operatório variou de 19 kg/m2 a 27 kg/m2, com média de 22,72 kg/m2. O IMC pós-operatório variou de 19 kg/m2 a 29 kg/m2, com média de 23,97 kg/m2. A oscilação de peso variou de -7 kg (perda de peso) a +17 kg, com média de ganho de 3,18 kg.


DISCUSSÃO

Tem sido objeto de estudos a manutenção dos resultados no pós-operatório de abdominoplastias, principalmente no que diz respeito à manutenção do peso. O ganho de peso médio pós-operatório neste estudo foi de 3,18 kg, com aumento médio de IMC de 1,25 kg/m2. Esses dados são concordantes com os de um estudo que avaliou 63 pacientes submetidas a abdominoplastia acompanhadas por 19 meses a 109 meses e com ganho ponderal de 1 kg a 20 kg no pós-operatório de abdominoplastia. Em 40 das 63 pacientes, houve tendência de maior ganho de peso entre aquelas que apresentavam maior IMC pré-operatório (sem diferença estatisticamente significante), o que está de acordo com a literatura, com ganho de peso médio de 4,82 kg e aumento médio de IMC de 1,66 kg/m2. Neste estudo, o ganho de peso foi maior quanto maior o seguimento pós-operatório, ou seja, os pacientes tendem a ganhar peso quanto maior o tempo de pós-operatório. Esse dado obteve significância estatística.


CONCLUSÃO

Houve aumento de peso após abdominoplastias, que foi maior quanto maior o tempo de pós-operatório.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license