ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 1 from 1 result(s)

Search for : FLÁVIA ARAÚJO DE MEDEIROS

Tratamentos estéticos da região genital feminina: uma revisão sistemática

jOSÉ HUMBERTO CAMPOS; FLÁVIA ARAÚJO DE MEDEIROS
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):18-21 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Algumas alterações na aparência da região íntima da mulher muitas vezes trazem desconforto físico e trauma psicológico. Diante disso, no ramo da cirurgia plástica, são realizados procedimentos capazes de melhorar a estética íntima feminina e, consequentemente, ter um impacto positivo na função sexual. Dentre as principais indicações para os tratamentos estéticos estão a hipertrofia de pequenos lábios, flacidez de grandes lábios, monte de vênus volumoso, flacidez vaginal e escurecimento da mucosa vaginal. A necessidade de uma explanação acerca da cirurgia íntima e suas técnicas justifica a realização do estudo.
Objetivos: Avaliar as técnicas dos principais procedimentos estéticos da região genital feminina e analisar o impacto da cirurgia genital estética feminina na qualidade das relações sexuais das pacientes e a satisfação estética pós cirurgia.
Método: Estudo de revisão sistemática com base nas fontes de dados em Lilacs, Scielo e PubMed. Dos 159 artigos publicados nas bases de dados pesquisadas, apenas 5 se adequaram aos critérios de inclusão e exclusão. Mais 3 artigos foram adicionados aos resultados pela busca ativa, nas referências artigos selecionados. O critério metodológico de análise da qualidade dos artigos foi a escala de risco de viés pela ferramenta COCHRANE. A construção da revisão foi baseada no protocolo PRISMA.
Resultados: A labioplastia foi a intervenção mais realizada, presente em todos os estudos selecionados. Dos 8 estudos, 5 associaram a labioplastia a outros procedimentos estéticos vaginais. Os resultados pós-operatórios foram em sua grande maioria satisfatórios, e os procedimentos foram caracterizados com baixos ou quase nulos índices de complicações pós-operatórias.
Conclusão: Boas técnicas para os procedimentos avaliados nessa revisão são a excisão direta para labioplastia redutora, lipofilling para aumento dos grandes lábios, lipoaspiração para monte de vênus volumoso, ressecção bilateral para excisão do capuz do clitóris e laser para clareamento labial. Esses procedimentos têm grande percentual de satisfação estética, suas técnicas são simples e o índice de complicações é extremamente baixo, apresentando um impacto positivo na vida sexual das pacientes.

Palavras-chave: Cirurgia íntima; Procedimentos estéticos; Labioplastia

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license