ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 1 from 1 result(s)

Search for : EDUARDO LUIS FARINA

Epidermólise bolhosa em recém-nascidos no Hospital de Base Ary Pinheiro: relato de três casos

HUGO ROGERIO NUNES; ALINE BETTKER; TIAGO COSTA AMARAL; RODOLFO LUIS KORTE; FLAVIA LENZI; EDUARDO LUIS FARINA
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):74-76 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Introdução: Epidermólise bolhosa é uma desordem genética que promove o desenvolvimento de bolhas ao trauma mecânico e ao atrito. As alterações fisiopatológicas são devido às anormalidades estruturais e bioquímicas no colágeno.
Objetivo: Descrever três casos de epidermólise bolhosa e o tratamento realizado pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base.
Método: Entre 2017 e 2018 foram identificados três casos de recém-nascidos. Os diagnósticos foram feitos entre o 8º e 12º dia de vida, quando os sintomas foram relatados, sendo iniciado o tratamento após o diagnóstico com o exame dermatológico.
Resultados: foram realizadas medidas de restrição aos movimentos para evitar trauma e atrito, curativos com silicone, uso de corticoide tópico e vitamina E.
Discussão: O diagnóstico em recém-nascidos depende principalmente da manifestação dos sintomas nos primeiros dias de vida e do exame dermatológico.
Conclusão: Observou-se a necessidade de métodos diagnósticos precoces e a utilização de curativos que previnam e tratem as lesões existentes.

Palavras-chave: Anormalidades da pele; Doenças da pele e do tecido conjuntivo; Epidermólise bolhosa distrófica; Dermatopatias vesiculobolhosas; Mecanismos defensivos e curativos; Epidermólise bolhosa

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license