ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Impresso: 1983-5175

Mostrando de 1 até 1 de 1 resultado(s)

Busca por : Anajara Gazzale

Complicações de autoinjeção de agentes químicos para aumento muscular

Francisco Felipe Laitano; Anajara Gazzale; Evandro José Siqueira; Pedro Djacir Escobar Martins; Milton Paulo de Oliveira
Rev. Bras. Cir. Plást. 2016;31(1):136-139 - Relato de Caso

PDF Português PDF Inglês

RESUMO

O número de frequentadores de academia que utilizam injeções de substâncias oleosas para aumentar o volume muscular artificialmente, buscando, com essa prática, uma melhora cosmética dos músculos que não responderiam aos treinamentos, vem aumentando. Apesar dos efeitos imediatos e dos bons resultados estéticos como aumento de volume ou modificação do contorno de várias áreas do corpo, a infiltração de óleo pode levar a diversas complicações a curto e longo prazo, que muitas vezes são irreversíveis. A conscientização e atuação das entidades de classes médicas e sanitárias tornam-se fundamentais na profilaxia e controle deste problema. Neste artigo revisamos as complicações e ainda relatamos o caso de um paciente com complicações locais importantes secundárias a injeção de óleo.

Palavras-chave: Óleo mineral; Medicamentos à base de vitaminas e minerais; Reação adversa.

 

ABSTRACT

The number of gym goers who self-inject oily substances to increase muscle volume artificially and thereby improve the aesthetic appearance of their muscles that are unresponsive to training is increasing. Although immediate effects and satisfactory aesthetic results such as increased volume or changes in the contour of several areas of the body might be observed, oil infiltration might cause several short- and long-term complications, which are often irreversible. The awareness and actions of medical and health professional societies are fundamental for the prevention and control of this problem. In this article, possible complications are reviewed, and the case of a patient with severe local complications caused by oil injection is reported.

Keywords: Mineral oil; Vitamin and mineral-based medicines; Adverse reaction.

 

Patrocinadores

Indexadores

Licença Creative Commons Todos os artigos científicos publicados em http://www.rbcp.org.br estão licenciados sob uma Licença Creative Commons