ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

General - Year2011 - Volume26 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

O emprego da luz pulsada e laser é um instrumento de utilização eficaz dentro da complementação na cirurgia plástica. Os avanços na área das tecnologias ópticas têm proporcionado mudanças significativas no tratamento de lesões vasculares, cicatriciais, melanoses cutâneas, redução de pêlos e rejuvenescimento cutâneo, pela reestruturação das camadas do tecido dérmico e epidérmico.


OBJETIVO

Avaliar a utilização do laser e luz pulsada no tegumento cutâneo.


MÉTODOS

O estudo realizado se caracteriza por ser primário, prospectivo, intervencionista, não-controlado. Foram selecionados 16 pacientes do ambulatório do Hospital dos Defeitos da Face, no período de fevereiro a junho de 2011. Os critérios de inclusão foram: gêero feminino e masculino; pele com fototipo de 1 a 5 de Fitzpatrick; idade entre 19 e 60 anos de idade. Os critérios de exclusão foram: doenças do tecido conjuntivo que afetassem o colágeno e as fibras elástica. O aparelho utilizado foi o Starlux System, plataforma para laser e luz pulsada com suas ponteiras MaxG , Lux 1540, Lux RS a Lux 1064. A ponteira MaxG está indicada no tratamento de lesões vasculares e fotorejuvenescimento (comprimento de onda de 500 nm até 670 nm e de 870 nm até 1200 nm, variando a fluêcia e a duração de pulso conforme o fototipo do paciente). A ponteira Lux 1540, com comprimento de onda de 1540 nm, foi utilizada para cicatrizes pós-operatórias, pós-traumáticas e melasma. A ponteira Lux RS foi empregada para epilação e a Lux 1064 foi utilizada no tratamento de telangiectasias.


RESULTADOS

O número de indicações para o uso das ponteiras foi 22: 5 casos de cicatrizes, 5 de melanoses, 5 de epilação, 5 de telangiectasias, 1 de melasma e 1 de hemangioma. A ponteira MaxG foi utilizada em 10 casos, a Lux 1540 em 6, a LuxRS em 5 e a Lux 1064 em 1 caso (Figuras 1 a 5).


Figura 1 - Cicatriz hipertrófica.


Figura 2 - Melanose.


Figura 3 - Epilação.


Figura 4 - Telangiectasia.


Figura 5 - Handpiece X Indicações.



DISCUSSÃO

A luz pulsada se utiliza de ondas infravermelhas, que penetram profundamente na pele. Utilizamos nos casos de telangiectasias, melanoses e fotoenvelhecimento. A ponteira Max G de luz pulsada deve ser aplicada com disparos lado a lado, com intervalo de 30 dias entre as sessões. A ponteira Lux 1540 é um laser fracionado não-ablativo, com comprimento de onda de 1540 nm, o qual tem afinidade pela molécula da água e consegue promover a coagulação dos tecidos atingidos. Sua principal indicação são rugas, cicatrizes de acne, melasma, cicatrizes traumáticas e pós-operatórias. A ponteira Lux 1064 é um laser com comprimento de onda de 1064 nm, o qual tem afinidade pela oxihemoglobina e consegue promover a coagulação dos vasos atingidos. Nas malformações vasculares, o tratamento se baseia na fototermólise pela energia absorvida pela hemoglobina. Grossman publicou o primeiro caso de laser com a finalidade de remoção de pêlos, através da fototermólise. A ponteira Lux RS foi utilizada para epilação em regiões propensas a foliculite, demonstrando-se efetiva na maioria dos casos.


CONCLUSÃO

A luz pulsada e o laser apresentaram efetividade satisfatória nos casos clínicos estudados.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license