ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2011 - Volume26 - Issue 4

A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, dirigida em particular àqueles que desempenham a função de cirurgião plástico no Brasil, estando atenta a sua relevância social e seu impacto no sistema de informação da especialidade, deseja atingir a qualificação internacional e assim se tornar uma revista lida e respeitada mundialmente. Entretanto, para chegar a seu intento, tem que contextualizar qual a busca do conhecimento certo em Cirurgia Plástica e, para encontrarmos o alter ego, é preciso posicionar nossa revista no front das mais conceituadas no mundo. Estamos propondo mudanças e iniciaremos abrigando os grandes temas estruturais, das diversas aplicações da Cirurgia Plástica, na discussão das especialidades médicas que possuem interface ou afinidade histórica com a Cirurgia Plástica, como cirurgia geral, cirurgia crânio-maxilo-facial, cirurgia de cabeça e pescoço, ortopedia, dermatologia, oncologia cutânea, anestesiologia, cirurgia do trauma, radiologia, cirurgia experimental, queimaduras, além de anatomia, biologia molecular, histologia, etc.

Os epistemólogos expressam que é dever da base científica conhecer para reconhecer. A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica possui sua existência muito voltada para o que Santo Agostinho propusera em sua cidade de Deus, com a denominação de cogito, que é "a consciência de si como ser pensante e que pode enunciar suas hipóteses para o aprendizado científico". Como poderemos alimentar esse cogito e, também, instituir que o mundo exterior das especialidades e do conhecimento médico pode suscitar novas revelações que poderão fomentar o aparecimento de novas descobertas, que, por si só, beneficiarão o crescimento das informações em cirurgia plástica?

Como combinar os conhecimentos das diversas especialidades médicas, estudos experimentais com a cirurgia plástica? Por meio da abertura de nossa revista para outros ramos do conhecimento médico, com a definição de um grupo de temas prioritários para a publicação dos artigos, que serão, evidentemente, centrados nas melhores evidências científicas disponíveis, podendo ser, com base no tema, vinculada a metanálises, estudos randomizados aos não-randomizados, ou até por convite, que partirá do Conselho Editorial, para autores ou sociedades de especialidades com referência importante na temática escolhida para a discussão.

O desafio posto a todos os cirurgiões plásticos e ao Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica tem a responsabilidade de conduzir a evolução do conhecimento da Cirurgia Plástica, levando em consideração sua qualidade e seguindo uma estratégia para agregar nossa revista a outras especialidades, com o objetivo de aumentar a oferta do conhecimento médico aos membros da SBCP e especialidades colaboradoras.

Fernando Antônio Gomes de Andrade
Professor doutor da Universidade Federal de Alagoas
Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license