ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorial - Year2010 - Volume25 - Issue 3

A cirurgia plástica é reconhecida por suas características de inovação tecnológica. Muito deste desenvolvimento foi baseado na inventividade do cirurgião. São diversas as situações nas quais o cirurgião desenvolve técnica ou método de tratamento demandados por um evento de dificuldade momentânea. A partir deste ponto, analisa sua ideia e tenta reproduzi-la de forma padronizada em série de casos. Convencido da efetividade de sua ideia, o cirurgião aprofunda seus conhecimentos, aplicando-os em estudos experimentais que comprovem efetivamente sua impressão inicial.

Se este raciocínio for apresentado a um pesquisador clínico ou de área básica, será visto como algo tendendo ao absurdo, diametralmente oposto ao conceito da pesquisa científica baseada em evidências. No entanto, isto ocorre, é real.

Não é desejável, mas é fato. É fato, porém tem sido aprimorado e ajustado à realidade científica atual. Estudos experimentais em cirurgia plástica embasando a pesquisa clínica têm ocorrido em diversas áreas, como as pesquisas em engenharia de tecidos, biologia óssea, fisiopatologia das queimaduras, fisiologia dos retalhos, resposta tecidual à isquemia, uso de células-tronco e estudos sobre angiogênese.

A interação entre pesquisa experimental e prática clínica é fundamental na formação do cirurgião plástico, ainda que seu objetivo profissional seja iminentemente clínico. A partir da experiência científica, o cirurgião em formação consolida suas bases teóricas, estimula seu raciocínio e, efetivamente, exerce a profissão de forma completa.

As publicações experimentais, entretanto, têm sido preferencialmente publicadas em revistas de alto impacto, porém diferentes daquelas mais lidas pelo próprio cirurgião plástico. É missão deste Editor a busca contínua pelo estímulo ao pesquisador, visando resgatar o interesse em divulgar estudos experimentais em nossa Revista, lembrando que as portas estão abertas para a submissão de estudos experimentais em Cirurgia Plástica.

Dov Charles Goldenberg
Editor Associado

 

Back to Top Next Article

Support

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license