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General - Year 2010 - Volume 25 - (3 Suppl.1)
Prevenção de queimaduras. O melhor tratamento está sendo efetivo? Avaliação do conhecimento sobre prevenção de queimaduras dos usuários das unidades de saúde de Curitiba
As queimaduras são lesões que produzem limitações e sequelas para o resto da vida. Mesmo com o aumento progressivo de técnicas de reparo e tratamentos alternativos, aquele que produz os melhores resultados e com o melhor custo benefício ainda é a prevenção.
OBJETIVO
O presente estudo visa avaliar os conhecimentos relativos à prevenção de queimaduras da população que aguarda consulta nos Centros Municipais de Urgências Médicas de Curitiba (CMUM).
MATERIAL E MÉTODOS
Por meio de um questionário relativo à prevenção de queimaduras, foram entrevistados pacientes dos CMUMs de Curitiba e analisados estatisticamente.
RESULTADOS
Foram entrevistadas 776 pessoas que aguardavam atendimento por outro motivo que a queimadura. Desses, 70,87% eram do sexo feminino, 84,57% tinham entre 20 a 59 anos, 92,91% moravam com mais de duas pessoas na residência, 55,79% possuíam crianças até 12 anos no domicílio, 16,49% moravam com pessoas com mais de 60 anos. Dentre os pacientes entrevistados, 51,03% usavam álcool como produto para limpeza, 48,45% usavam como combustível para iniciar fogueira, 39,30% já tiveram episódio de queimadura, sendo que 45,87% deles ficaram com algum tipo de sequela, 34,66% tiveram algum tipo de acidente durante o trabalho, 34,66% deixavam as crianças frequentarem a cozinha no horário de preparo dos alimentos, sendo que somente 16,36% possuíam algum tipo de material de prevenção domiciliar, 26,67% demonstraram saber o que fazer no caso de uma queimadura, 31,44% dos pacientes obtiveram alguma informação decorrente a campanhas públicas e somente 2,44% obtiveram alguma informação sobre queimadura enquanto aguardavam atendimento.
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Figura 1
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Figura 2
CONCLUSÃO
As medidas preventivas, mesmo sendo o melhor tratamento para queimaduras, na cidade de Curitiba, não estão sendo efetivas para reduzir o número de vítimas e suas sequelas. Os recursos que poderiam ajudar a esclarecer e informar os pacientes que aguardam algum tipo de consulta estão sendo subutilizados.