ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2010 - Volume25 - Issue 2

A Associação Médica Brasileira (AMB) preocupada com o futuro das publicações científicas brasileiras, depois da divulgação dos novos critérios QUALIS da CAPES, vem desde agosto de 2009 organizando uma série de encontros em sua sede em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil. Os encontros resultaram em um editorial denominado Classificação dos periódicos no sistema QUALIS da CAPES - a mudança dos critérios é URGENTE! Este foi assinado por 62 editores de revistas científicas e publicado na íntegra em todas elas e em outras inúmeras, principalmente na área da saúde, evidenciando uma sensibilização e um envolvimento cada vez maior dos periódicos nacionais em discutir problemas comuns1.

A comunidade científica continua preocupada com as perspectivas, os rumos e o futuro dos periódicos brasileiros2,3. Assim, na reunião de 18 de março, os editores presentes puderam avaliar as repercussões do primeiro Editorial que serviu de base para discussões em eventos e reuniões científicas pelo país. Esta última reunião contou com a participação da Dra. Lilian Caló, Coordenadora de Comunicação Científica e Avaliação da SciELO, que apresentou estudo comparativo dos periódicos brasileiros na referida base classificados por dois critérios: o primeiro conforme o fator de impacto ISI/JCR, que usa somente as revistas indexadas na base Thomson Reuters, e segundo um índice composto pela somatória simples dos fatores de impacto ISI/JCR e da SciELO. O fator de impacto SciELO, que também considera citações de todos os periódicos da sua base, modifica significativamente o número de citações obtidas e, consequentemente, eleva o fator de impacto dos periódicos brasileiros. Este fato ficou mais evidente com a demonstração apresentada pela Dra. Caló do ganho percentual obtido pelos periódicos com a adoção do índice composto. Fica claro que associar outros índices, criar equivalências ou alternativas diversas podem favorecer a qualificação das revistas nacionais, melhorando sua visibilidade e favorecendo a indexação internacional. Também deve-se considerar que os pesquisadores nacionais estão preferindo publicar seus conteúdos em revistas estrangeiras, ao invés de fazê-los em revistas nacionais. Esta escolha melhora a qualificação do Programa de Pós-graduação aos quais estão inseridos, conquistam fator de impacto mais elevado e aumentam o índice H; tudo isso única e exclusivamente por conta dos novos critérios adotados pela CAPES. A busca de maior visibilidade e qualidade da produção nacional não deve ser avaliada somente pelos artigos, mas também por maior qualificação de nossos periódicos para que eles sejam reconhecidos internacionalmente.

Considerando que para atual avaliação trienal da CAPES os critérios já estão definidos, os editores reunidos decidiram elaborar um novo editorial contendo uma lista de sugestões a ser encaminhada para a coordenação da CAPES para a próxima avaliação. A lista de sugestões que complementam a do primeiro editorial é a seguinte:

  • revisão dos critérios usados pela CAPES para classificação dos periódicos, sugerindo que seja adotado o fator de impacto composto pela somatória dos fatores de impacto ISI/JCR e SciELO;
  • obtenção de um assento para a ABEC Brasil (Associação Brasileira dos Editores Científicos) no Conselho Técnico Científico da CAPES, para que os editores possam ser ouvidos no processo;
  • solicitação da "Bolsa do Editor" junto ao CNPq para auxílio à editoração científica destinada a editores de revistas brasileiras que recebem apoio da referida agência de fomento. Este recurso tem por objetivo aprimorar a qualidade das revistas, obtendo maior dedicação de seus editores às funções editoriais.


  • Além disto, os editores reunidos decidiram obter apoio da Academia Brasileira de Ciências, da FINEP e do Deputado Eleuses Vieira de Paiva para suas reivindicações e sugestões. Num segundo momento, os editores solicitarão ao CNPq detalhamento dos resultados e dos critérios adotados para distribuição dos recursos dos Editais para Auxílio à Editoração (AED). Com estas informações, os editores pretendem construir um banco de dados com informações sobre orçamentos anuais dos periódicos brasileiros que será útil para análise comparativa e cooperação mútua. A divulgação dos dois editoriais e sua discussão continua sendo nossa meta em buscar o reconhecimento que os periódicos nacionais necessitam e merecem.


    REFERÊNCIAS

    1. Classificação dos Periódicos no sistema QUALIS da CAPES - A mudança dos critérios é urgente! Rev Assoc Med Bras. 2010;56(2):127-43.

    2. de Lucena AF, Tibúrcio RV. Qualis periódicos: visão do acadêmico na graduação médica. Rev Assoc Med Bras. 2009;55(3):247-8.

    3. Rocha-e-Silva Mauricio. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics. 2009;64(1):1-4.




    Assinam este editorial:

    Adagmar Andriolo
    Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

    Alfredo José Afonso Barbosa
    Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

    Arnaldo José Hernandez
    Revista Brasileira de Medicina do Esporte

    Aroldo F. Camargos
    Revista Femina

    Benedito Barraviera
    Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases

    Bogdana Victoria Kadunc
    Surgical & Cosmetic Dermatology da Soc. Brasileira de Dermatologia

    Bruno Caramelli
    Revista da Associação Médica Brasileira

    Carlos Brites
    Brazilian Journal of Infectious Diseases

    Dejair Caitano do Nascimento
    Hansenologia Internationalis

    Domingo M. Braile
    Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

    Dov Charles Goldenberg
    Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

    Edmund Chada Baracat
    Revista da Associação Médica Brasileira

    Edson Marchiori
    Revista Radiologia Brasileira

    Eduardo de Paula Vieira
    Revista Brasileira de Coloproctologia

    Eros Antônio de Almeida
    Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

    Flávia Machado
    Revista Brasileira de Terapia Intensiva

    Geraldo Pereira Jotz
    Revista Brasileira de Cirurgia Cabeça e Pescoço

    Gianna Mastroianni Kirsztajn
    Jornal Brasileiro de Nefrologia

    Gilberto Camanho
    Revista Brasileira de Ortopedia

    Gustavo Gusso
    Medicina Família e Comunidade

    Ivomar Gomes Duarte
    Revista de Administração em Saúde

    Izelda Maria Carvalho Costa
    Anais Brasileiros de Dermatologia

    João Ferreira de Mello Júnior
    Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

    Joel Faintuch
    Revista Brasileira de Nutrição Clínica

    José Antônio Baddini Martinez
    Jornal Brasileiro de Pneumologia

    José Antônio Livramento
    Arquivos de Neuro-Psiquiatria

    José Eduardo Ferreira Manso
    Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

    José Eulálio Cabral Filho
    Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

    José Heverardo da Costa Montal
    Revista da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego

    José Luiz Gomes do Amaral
    Revista da Associação Médica Brasileira

    José Luiz Martins
    Archives of Pediatric Surgery

    Jurandyr Moreira de Andrade
    Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

     

    Previous Article Back to Top Next Article

    Indexers

    Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license