Figura 1 - Todas as áreas demarcadas são submetidas à tunelização romba com a cânula em toda a extensão.
Figura 2 - Cânula tipo "cabeça de tubarão" com 2 mm de diâmetro e dois orifícios na extremidade achatada.
Figura 3 - Detalhes dos aspectos da tunelização romba com a cânula em todas as regiões previamente delimitadas sem aspiração da gordura, acima e abaixo da linha da mandíbula.
Figura 4 - Os depósitos específicos de gordura são aspirados, previamente à tunelização romba com cânula nas demais regiões demarcadas.
Figura 5 - Somente uma área de até 4 cm de raio ao redor da implantação da orelha é dissecada para permitir a plicatura do SMAS e a tração e ressecção dos excessos de pele.
Figura 6 - Aspecto esquemático e detalhes da plicatura do SMAS segundo uma linha paralela ao sulco naso-geniano (SNG), estendida até a região cervical abaixo do lóbulo da orelha. Pontos isolados de náilon 3-0 são aplicados em toda a extensão do SMAS, com os nós posicionados no plano subjacente.
Figura 7 - Detalhe sobre o sentido de tração sem tensão dos excessos cutâneos a serem ressecados e a diminuição do espaço dissecado em até cerca de 50% da extensão prévia após a plicatura do SMAS.
Figura 8 - Áreas demarcadas em azul demonstram a lipoaspiração seletiva na região submentoniana, submandibular e no triângulo entre a borda anterior do esternocleidomastoídeo e a linha mandibular anterior.
Figura 10 - Paciente sob sedação e anestesia local com 8 horas de pós-operatório, submetida a rinoplastia, blefaroplastia, tratamento das bandas de platisma, lipoinjeção dos lábios, ressecção intrapilosa na região frontal para elevação da cauda dos supercílios, e aos procedimentos de ritidoplastia combinada com tunelização pela técnica descrita. Apesar da extensão dos procedimentos combinados, nota-se pequeno a moderado volume de edema e equimoses, sem a utilização de drenos e curativo oclusivo somente nas primeiras 6 horas de pós-operatório.
Figura 11 - Paciente do sexo masculino, 70 anos, submetido aos procedimentos técnicos descritos. Vista anterior, perfil e semi-lateral do pré-operatório, 8 e 16 meses de pós-operatório.
Figura 12 - Paciente do sexo feminino, 53 anos, submetida aos procedimentos técnicos descritos. Vista anterior, perfil e semi-lateral do pré-operatório e 6 meses de pós-operatório.
Figura 13 - Paciente do sexo feminino, 57 anos, submetida aos procedimentos técnicos descritos. Vista anterior, perfil e semi-lateral do pré-operatório e 6 meses de pós-operatório.