Este número da nossa Revista, além de ótimos artigos, traz um Debate de grande importância. 0 tema, Preenchimentos, ficou a cargo de uma das profissionais mais respeitadas em nosso país por sua seriedade, ética e enorme experiência neste vasto campo da cirurgia plástica. Falamos da Dra. Talita Franco.
Quando decidimos trazer o tema Preenchimentos para esta seção, que acreditamos seja das mais importantes em nossa Revista, pensamos em diversos nomes para conduzir o debate. Sem dúvida alguma são inúmeros os colegas capacitados para tal. Contudo, quisemos somar, às qualificações profissionais, o detalhe de ser uma mulher a fazê-lo.
Afinal, a indústria de preenchimentos passa como um tsunami sobre o universo feminino, oferecendo mágicas e milagres com os quais a nossa cirurgia convencional não consegue competir.
Respaldados pelos lucros estratosféricos de tais condutas, não só pessoal, mas especialmente dos fabricantes de tais miraculosos produtos - associados aos fabricantes de máquinas que aposentam os bisturis - grandes e privilegiados espaços da mídia, escrita, falada e televisiva apregoam o fim das cicatrizes, agora substituídas por seringas e tecnologias eletrônicas sofisticadas. As quais farão jovens e bonitas as mulheres que temem as "assustadoras" salas de cirurgia e os "riscos" da anestesia. Na leveza das salas de consultórios, quando não em salões de coqueteis vespertinos, enquanto algumas brindam com champanhe a espera da restauração de sua juventude, outras se submetem prosaicamente às "seringadas" recém-chegadas do Olimpo...
Por tudo isso, repetimos, escolhemos a Dra. Talita para coordenar este debate. Com seus conhecimentos, sua franqueza - que nos faz admirá-la cada vez mais - e sua respeitabilidade indiscutível, poderá nos dar pistas para o exercício de uma consciência crfíica eficaz, na avaliação destes novos horizontes estéticos.
Se forem válidos, sejam bem-vindos. Se não, que a verdade transpareça sem preconceitos, nem direcionamentos oportunistas.
Asessão Debates da Revista da SBCP foi criada para permitir esses estudos e essas reflexões, diante dos desafios que temos pela frente. Outros virão. Aproveitem bem!