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Editorial - Year2022 - Volume37 - Issue 3

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2022RBCP.edit.v37n3-pt

O jovem cirurgião tem pressa. Pressa para aprender, pressa para executar, para desbravar o mundo diante de seus olhos.

A sociedade exerce pressão, quer novas opções cada vez mais eficientes e isentas de risco. Pacientes também tem pressa por resultados rápidos, retorno à rotina, retomada de atividades físicas e profissionais.

Não importa o grau de complexidade do diagnóstico ou procedimento, a busca pela solução perfeita é uma característica do cidadão nesta nova era.

A fim de oferecer o melhor é preciso ter experiência, bagagem educacional, habilidade técnica; ou seja, perícia, diligência e logicamente, prudência.

O Ensino em Medicina tem se adaptado a estes novos preceitos e não é diferente para a nossa especialidade1,2.

Enfim, o que precisamos hoje é bem diferente do que possuíamos até há muito pouco tempo atrás. O que dizer dos livros técnicos? Grandes obras consolidadas do conhecimento, que ao serem publicadas já não traduzem mais a evidência atual. Natural para uma época em que a velocidade da informação dependia da prensa, o grande intervalo entre atualização bibliográfica e publicação nem era percebido. Hoje, o limitado valor científico de um livro texto talvez seja mais importante para o autor, como efeito de publicidade pessoal, do que para o leitor, como meio de aprendizado.

Mesmo as Revistas científicas têm alterado o modo de publicação a fim de apressar a divulgação dos resultados da pesquisa. Os volumes e fascículos tem sido alternados para um modo de publicação contínua em suas versões virtuais, disponibilizadas na rede em tempo real3. A liberação rápida de artigos aceitos no modelo chamado de “ahead of print”, mesmo antes de formatados no estilo final buscam da mesma maneira apressar a propagação da informação científica4.

Há, porém, necessidade de parcimônia e bom senso. E falando em pressa, como diz uma expressão popular em língua portuguesa: muita calma nesta hora! Divulgação rápida não pode ser sinônimo de desrespeito ao devido rigor científico. Os meios não certificados de divulgação de informação médica tendem a desaparecer, na medida que a velocidade de integração das plataformas aumenta. Ainda assim, a informação de valor deverá passar por todo o processo de validação. O processo deve ser rápido, mas as etapas devem ser seguidas, tanto para o ensino como para o aprendizado. Isto inclui a autoavaliação do ensino, de maneira científica e validada5, 6, 7, 8. Garantir ensino de qualidade, baseado em informações científicas é uma obrigação. Divulgar ciência, indistintamente é outra obrigação, que deve ser exercida com zelo e reponsabilidade.

Dov Goldenberg,

Editor Chefe.

REFERÊNCIAS

1. Vaysburg DM, Morris C, Kassam A F, Delman AM, Ammann AM, Cortez AR, Van Haren RM, Quillin RC 3rd. Who is Committed to Education? An Analysis of Surgical Education Research Publications. J Surg Educ. 2021 Nov-Dec;78(6):e93-e99. doi: 10.1016/j. jsurg.2021.07.007. Epub 2021 Aug 3. PMID: 34353761.

2. Perdikis G, Eaves F F, Glassman GE, Walker S, Huang LC, Mast B, Damitz L, Rubin J P, Serletti JM, Hansen J, Potochny J, Kenkel J, Taub PJ, Sobczyk S, Gilman RH, Saint-Cyr MH, Cederna P. Aesthetic Surgery in Plastic Surgery Academia. Aesthet Surg J. 2021 Jun 14;41(7):829-841. doi: 10.1093/asj/sjaa181. PMID: 32794545.

3. Jeng BH. Marching Ahead Online and Leaving the Print Behind. Eye Contact Lens. 2021 Jan 1;47(1):1. doi: 10.1097/ICL.0000000000000758. PMID: 33136691.

4. Karimbux NY. Lean Product Development and Publish Ahead of Print. J Dent Educ. 2019 Jan;83(1):3-4. doi: 10.21815/JDE.019.001. PMID: 30600244.

5. Dinis-Oliveira RJ. The H-index in Life and Health Sciences: Advantages, Drawbacks and Challenging Opportunities. Curr Drug Res Rev. 2019;11(2):82-84. doi: 10.2174/258997751102191111141801. PMID: 31875780.

6. Ballard TN, Sando IC, Kasten SJ, Cederna PS. Successfully Integrating Research into Plastic Surgery Training Programs. J Craniofac Surg. 2015 Nov;26(8):2279-82. doi: 10.1097/ SCS.0000000000002214. PMID: 26517468.

7. Rubio DM, Primack BA, Switzer GE, Bryce CL, Seltzer DL, Kapoor WN. A comprehensive career-success model for physician-scientists. Acad Med. 2011 Dec;86(12):1571-6. doi: 10.1097/ ACM.0b013e31823592fd. PMID: 22030759; PMCID: PMC3228877.

8. Fiechter CR, Hallion JC, Schmidt MN, Galandiuk S, Polk HC Jr. The Impact of Surgical Research on Career Success: A Forty-Year Follow-up of Undergraduate Experiences. Ann Surg. 2021 Mar 1;273(3):e100-e102. doi: 10.1097/SLA.0000000000004075. PMID: 32740229.

 

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