ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorials - Year2022 - Volume37 - Issue 2

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2022RBCP0023

As mudanças de paradigmas são muitas vezes consequências de ideias primariamente consideradas absurdas.

Vários são os exemplos de pesquisadores que necessitaram realmente insistir em suas ideias para que elas pudessem ser ao menos consideradas plausíveis. Desistir, entretanto, poderia ter causado perdas consideráveis na história da cirurgia plástica.

Exemplo recente e marcante foi a utilização da terapia de pressão negativa no tratamento de feridas. As primeiras tentativas de implementação do princípio foram desacreditadas e consideradas inclusive não científicas, até que a publicação do estudo original fosse aceito- após grande obstinação por parte dos autores1.

A superação do criticismo e a transposição das dificuldades em convencer a comunidade científica acerca da validade de uma nova teoria depende de fatores relacionados ao perfil do pesquisador, ao tipo de assunto apresentado bem como a fonte onde são divulgados.

Neste sentido, a garra da equipe de pesquisadores, traduzida pela perseverança e paixão são elementos fundamentais2. O processo que culmina com a publicação de um artigo científico é reconhecidamente árduo. São múltiplas etapas que requerem garra desde a concepção da ideia, passando pela escolha do desenho do estudo, execução, edição e submissão, com doses de paciência, resiliência e perseverança. Culminam com a aceitação de um estudo para publicação. Estar disposto a justificar, ter humildade em aceitar críticas, possuir bases científicas sólidas para contrariar argumentos fazem parte do armamentário de um pesquisador e são qualidades que devem ser aprimoradas e aplicadas.

Toda ideia é válida, todo pensamento em promover ciência deve ser respeitado e considerado como um investimento em saúde. A escolha das corretas ferramentas a serem utilizadas determinarão o sucesso do processo.

Dov Goldenberg,

Editor Chefe.

REFERÊNCIAS

1. Argenta LC, Morykwas MJ. Vacuum-assisted closure: a new method for wound control and treatment: clinical experience. Ann Plast Surg. 1997 Jun;38(6):563-77.

2. Datu JA. Beyond passion and perseverance: review and future research initiatives on the science of grit. Front Psychol. 2021 Jan;11:545526. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.545526











. Editor Chefe

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license