ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorial - Year2020 - Volume35 - Issue 4

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2020RBCP0069

Honoris causa é uma locução gramatical latina (em português: “por causa de honra”) usada em títulos honoríficos, concedidos a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação acadêmica, mas que se destacaram em determinada área por sua virtude, mérito ou serviços que transcendam famílias, pessoas ou instituições1.

Quando lemos esta definição enxergamos claramente a imagem querida de nosso Professor Ricardo Lopes da Cruz, que nos deixa precocemente em 08 de dezembro de 2020, dia do Cirurgião Plástico.

Professor Ricardo foi um verdadeiro Mestre, na concepção mais ampla da palavra. Ensinou abertamente tudo o que sabia, foi mentor e consultor, pai, irmão, filho e amigo. Formou discípulos e escola, extrapolando as fronteiras da Medicina.

Dentre suas características mais marcantes, tinha a didática de poucos, a paixão pela dialética e o conhecimento acurado acerca de suas especialidades e áreas de atuação.

Ricardo Cruz criou uma imagem sólida, de alto respeito pelos pares. Um indivíduo humanista, responsável, preocupado com o terceiro e exemplo até para os que não o conheciam. Mais que professor na medicina, foi um professor na arte da vida. Além do alto poder de conhecimento científico e atualização médica, era exímio conhecedor da filosofia e possuía a admirável capacidade de difundir o conhecimento sem medo ou receio e com notável consistência. Em um mundo pautado por regras objetivas, certificações, protocolos e índices, escolheu o caminho do ensinamento puro, da passagem do conhecimento pela oratória e pelo contato corpo a corpo com seus discípulos. Responsável pelos maiores sucessos de público em eventos científicos, era também conhecido por sua alta capacidade em organizar eventos. Verdadeiro mestre na arte da disseminação do conhecimento. Positivamente obsessivo pelo respeito ao tempo e qualidade científica de cada aula que apresentou. O show era parte da técnica, com objeto final de ensinar.

Estimado Professor Ricardo Cruz, seus filhos, discípulos e admiradores manterão ativas a chama de seu nome, a importância de sua figura e sua mensagem intensa de amor pela medicina. Por causa da honra.

REFERÊNCIA

1. Contribuidores da Wikipédia. Honoris causa. Wikipédia, a enciclopédia livre [Internet]. 2006; [citado 2018 Dez 8]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Honoris_causa











Editor Chefe da RBCP

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license