ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
Prezado Editor,
As redes sociais se tornaram ferramentas de informação e conteúdos pulsantes, com a capacidade de disseminação de conhecimentos de uma forma interativa e prática.
Na cirurgia plástica não é diferente, revistas americanas e europeias adotam Twitter, Facebook e Instagram como meios de divulgação de suas publicações entre médicos especialistas, residentes e o público leigo1.
Clube de revistas, aulas, discussões de casos, podcasts são realizados nestas plataformas, estimulando a participação dos leitores2.
A troca de conhecimento agrega a todos e cria um ambiente estimulante, principalmente aos residentes, incitando à leitura dos artigos destas publicações, além da divulgação aos pacientes.
Evidências também apontam para o papel das redes sociais no aumento no fator de impacto das revistas, não só na cirurgia plástica, como também em outras especialidades3.
Visto os benefícios demonstrados em literatura, para maior divulgação dos artigos da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), bem como criar novas plataformas de conhecimento e estimular a participação entre os leitores, sugerimos a criação de perfis oficiais da RBCP nas redes sociais.
REFERÊNCIAS
1. Branford OA, Kamali P, Rohrich RJ, Song DH, Mallucci P, Liu DZ, et al. #PlasticSurgery. Plast Reconstr Surg. 2016;138(6):1354-65.
2. Asyyed Z, McGuire C, Samargandi O, Al-Youha S, Williams JG. The use of Twitter by plastic surgery journals. Plast Reconstr Surg. 2019 Mai;143(5):1092e-8e.
3. O’Kelly F, Nason GJ, Manecksha RP, Cascio S, Quinn FJ, Leonard M, et al. The effect of social media (#SoMe) on journal impact factor and parental awareness in paediatric urology. J Pediatr Urol. 2017 Out;13(5):513.e1-e7. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpurol.2017.03.027
1. Universidade Estadual de São Paulo, Faculdade de Medicina de Botucatu, Departamento
de Cirurgia e Ortopedia, Botucatu, SP, Brasil.
Autor correspondente: Murilo Sgarbi Secanho, Avenida Professor Montenegro s/n, Botucatu, SP, Brasil. CEP: 18618-687. E-mail: murilo_sgs@hotmail.com
Artigo submetido: 10/03/2020.
Artigo aceito: 15/07/2020.
Conflitos de interesse: não há.
Caro leitor,
Agradecemos a carta e consideramos seu assunto absolutamente pertinente.
A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP), bem como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) investem em esforços contínuos para a divulgação dos conteúdos científicos. Em especial, os artigos publicados na RBCP, têm sido divulgados em site próprio, assim como nas mídias corporativas da SBCP. É nosso objetivo atual ampliar a penetração da informação científica, permeando como sugerido as redes sociais mais abrangentes com notícias e discussões sobre os artigos científicos publicados em nossa Revista.
1. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP,
Brasil.
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license