ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Editorials - Year2005 - Volume20 - Issue 4

Chega as suas mãos, o último número de 2005 da Revista da SBCP, Acreditamos ter alcançado importante sucesso editorial com a nova formatação de nossa revista. Constatamos isso pelas numerosas manifestações que recebemos durante o Congresso em Belo Horizonte. Curiosamente, aquilo que mais temíamos fazer, pelas reações que poderiam surgir, foi exatamente o que mais agradou a maioria dos associados: a retirada do seu formato bilíngue.

Com essa mudança, ampliamos o espaço para receber um maior número de trabalhos, além de caracterizá-la como uma revista brasileira, em respeito aos quase quatro mil associados de nossa Sociedade, para os quais ela é destinada. Contudo, nem por isso ela perdeu sua importância international. Estamos trabalhando para ampliar a sua indexação, colocando-a ao alcance de todo o universo de cirurgiões plásticos. Melhorando a sua qualidade, tanto no aspecto gráfico, onde a publicação em cores melhorou substancialmente a qualidade das figuras, quanto na rigorosa seleção dos trabalhos, estamos fazendo nossa revista respeitada internacionalmente e, com isso, a barreira do idioma deixará de ser um obstáculo para a ampla divulgação de nossa produção científica.

Para o que é bom, não existem obstáculos que as pessoas verdadeiramente interessadas não procurem superar.

Nosso propósito, agora, e fazer com que todos os pesquisadores e autores brasileiros aprendam a priorizar nossa revista para a publicação de seus trabalhos. Contudo, isso não significará que descuidaremos do rigor com que os trabalhos são avaliados por um eficiente e competente corpo de conselheiros editoriais e científicos. 0 sigilo que cerca esta avaliação impede qualquer favorecimento ou desfavorecimento - ainda que inconsciente - de qualquer trabalho. E, sendo dois os revisores, cuja opinião é avaliada tambem pelo Editor da revista, a decisão final tem sido sempre justa e bem aceita pelos autores. Neste mesmo espírito, pretendemos dar continuidade ao nosso trabalho, a frente da Revista da SBCP.

Queremos aproveitar para chamar a atenção dos leitores para a qualidade dos artigos desta edição. É gratificante verificar que a grande maioria está ligada à área reconstrutora de nossa especialidade, demonstrando que a chamada cirurgia estética, igualmente importante, não é, como as vezes parece, o campo principal de interesse dos cirurgiões plásticos brasileiros. Mas, por considerá-la importante, promovemos um interessante debate sobre a radicalidade ou simplicidade das ritidoplastias. Leia e tire suas conclusões.

Também um trabalho histórico, sobre antiga polêmica em torno de uma cirurgia para a fissura labial, vem trazer, com muita propriedade, subsídios para o esclarecimento da questão.

Enfim, muita coisa boa para a leitura cuidadosa de todos, encerrando um ano que, sem dúvida foi muito bom para todos. Que 2006 possa ser ainda melhor! É o que sinceramente desejamos.


Evaldo A. D'Assumpção
Editor da Revista da SBCP

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license