ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175
A última década tem sido extremamente importante para o amadurecimento da RBCP. Em 2020 há muito trabalho pela frente, garantido pelo sucesso de nossa revista, como importante elemento de divulgação da produção científica nacional. Com os 4 fascículos anuais e os suplementos publicados, a RBCP termina 2019 em dia.
O apoio da Diretoria da SBCP foi fundamental para a consolidação de diversas medidas adotadas e estimula toda a Comissão Editorial a seguir em frente, galgando novos desafios para o ano vindouro.
As exigências dos indexadores internacionais levaram a mudanças na estrutura organizacional da RBCP e, consequentemente, nas exigências requeridas aos autores quanto à forma e conteúdo dos artigos científicos. Muitas destas medidas já foram implementadas nos últimos anos e hoje a RBCP é considerada uma publicação de conteúdo uniforme, com regularidade e periodicidade consolidadas.
Elencaremos a seguir as medidas que deverão ocorrer no próximo ano. Não se trata apenas de uma lista de metas, mas sim de um compromisso a ser assumido e atingido durante o ano de 2020. São objetivos imprescindíveis à mudança na visibilidade da RBCP no contexto internacional da Cirurgia Plástica. Atingidos os objetivos, poderemos com segurança submeter à RBCP às mais criteriosas triagens dos sistemas de indexação mundial.
- Aceleração da publicação de artigos, adotando a modalidade "ahead of print": este recurso tem o propósito de evitar ou minimizar o tempo de retenção da publicação para artigos já aprovados.
- Transparência na avaliação do manuscrito:
1. Adoção de sistema de detecção de similaridade de textos já publicados para prevenção de plágio;
2. Divulgação do nome do editor e editores responsáveis pela avaliação nos artigos aprovados;
3. Cadastramento de todos os autores e coautores no sistema ORCID (Open Researcher and Contributor ID, https://orcid.org), previamente à aceitação do artigo para publicação;
4. Exigência de aprovação dos estudos nos respectivos Comitês de Ética em pesquisa, incluindo os artigos de relatos de caso e séries individuais (mesmo que realizadas em clínicas provadas), com suporte ao usuário para orientação à submissão;
5. Referenciamento de todos os dados, códigos, programas e outros materiais que subsidiam o artigo e são essenciais para o reuso e a replicação da pesquisa.
- Inserção da RBCP no Directory of Open Access Journal (DOAJ), indicador internacional para periódicos de acesso aberto, certificando as boas práticas editoriais e garantindo a ausência de características de um periódico predatório.
- Implementação na publicidade ética e divulgação da RBCP, produzindo "press releases" dos novos artigos publicados, com utilização efetiva das redes sociais (Twitter, Facebook, etc.).
Conclamamos a todos leitores e associados da SBCP a investirem cientificamente em nosso tão precioso instrumento de publicação, submetendo seus estudos e contando com o apoio desta Comissão Editorial no que se fizer necessário.
All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license