 
                
                 
                
                Editorial - Year 2019 - Volume 34 - (Suppl.1)
                        Cirurgia à distância e telemedicina
                    
                    A polêmica gerada pela proibição da chamada telemedicina e seu imediato cancelamento, são o espelho da situação atual em relação à evolução inexorável da medicina. Na história, temos inúmeros exemplos: a Kodak faliu com a fotografia digital, a rede hoteleira preocupada com a Airbnb, os taxistas enfurecidos com a Uber etc. Na medicina, isso não será diferente.
Pessoalmente, quando vimos pela primeira vez (1995) a cirurgia robótica sendo realizada nos Estados Unidos com paciente na Europa, assistíamos em Yokohama e ficamos impressionados! Na Índia, no Triângulo Dourado, em 2009, vimos prédios modernos perdidos no meio do nada; posteriormente soubemos que são centrais de imagens que interpretam e diagnosticam milhares de exames vindos via internet dos Estados Unidos, que na virada do fuso horário ficam prontos à disposição dos médicos dos USA.
Na Austrália, poucos centros oftalmológicos realizam grande parte das cirurgias oculares, à distância, diminuindo custos e aumentando resultados. Evidentemente os postos satélites têm que ter infraestrutura adequada e especializada. Acreditamos que cirurgias, como defeitos labiopalatinos, logo serão assim realizadas. Devemos nos adaptar (Darwin), e o maior desafio deverá ser a manutenção do segredo médico.
Com a disseminação do Big Data, Blockchain e Nebula, entre outras novas tecnologias, a medicina será totalmente interconectada, e poderemos inclusive vender nosso DNA.
Sejamos bem-vindos ao futuro, no qual, com a ajuda dos computadores quânticos como o D-Wave Two 2013, que usa uma matriz de 512 qubits, milhões de vezes mais rápido que o computador atual, teremos inimagináveis facilidades. A robótica deverá substituir grande parte da medicina atual, não só no diagnóstico como no tratamento. Com a nanotecnologia, a mudança será radical.
Agradecimentos à Diretoria da SBCP na pessoa de seu Presidente Dr. Niveo Steffen; ao DEC representado pelos Drs. Eduardo Luiz Nigri dos Santos, Marcos Ricardo De Oliveira Jaeger e Mauro Fernando Silva Deós; e à Regional do Paraná com seu Presidente Luciano Sampaio Busato.
A tríade clássica de homenageados são: Homenageado Regional Dra. Ruth Graf; Homenageado Nacional Dra. Lydia Masako Ferreira e Presidente de Honra Dra. Ana Zulmira Diniz Badin. Nesse ano foi acrescentada a Homenagem Póstuma ao Dr. Jorge Henrique Fonseca Ely da FFFCMPA – Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.
* 11/05/1930 † 13/10/2018.
Agradecemos aos Drs. Rogério Bittencourt (PR), Luiz Fernando Franciosi (RS), Rodrigo d’Eça Neves (SC) e Oscar Jacobo do Uruguai pela organização do 19º Encontro dos Residentes do CONESUL.
Finalizando, gostaríamos de citar a clássica frase do Pai da Medicina, Hipócrates (460–370 a.C.):
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”
Referência
. M. Entanglenent and Quantum error correction with superconducting Qubts; 2013. p. 802.
Jorge Bins Ely
MD MSc PhD
Professor Titular de Cirurgia Plástica - Universidade Federal de Santa Catarina.
Regente do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados HU-UFSC.





 Read in Portuguese
Read in Portuguese
                     PDF PT
PDF PT
                     Print
                    Print
                 Send this article by email
                    Send this article by email
                 How to Cite
                    How to Cite
                 Mendeley
                    Mendeley
                 Pocket
                    Pocket
                 Facebook
                    Facebook
                 Twitter
                    Twitter