ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article

Editorial - Year2015 - Volume30 - Issue 4

http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2015RBCP0215

Este editorial é dedicado a Ricardo Baroudi, patrono da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Ricardo é o exemplo de viver a vida de maneira organizada e consciente: definir metas e planos, executá-los com prazer, finalizá-los. Ser o comandante de seus destinos. Ter livre arbítrio, comandar o timão e movimentar o leme da maneira mais adequada. Entenda-se adequada no seu mais amplo sentido, para si e aos outros.

Um mestre de muitos. Número muito maior dos que conhece pessoalmente. Em sua longa e absolutamente sólida trajetória profissional mescla e permuta entre a vida acadêmica e assistencial, pesquisa e ensino, participação política e organizacional. São poucos os que atingem o respeito em todas as esferas da especialidade, consagram táticas, definem técnicas, tornam-se epônimos e até neologismos são criados em seu reconhecimento. Como um entre muitos exemplos possíveis, os pontos de adesão hoje conhecidos mundialmente como "pontos de Baroudi" são parte da rotina diária do cirurgião e motivo de ensaios clínicos e experimentais, muitos deles publicados em nossa Revista e em periódicos internacionais.

Ao longo dos último 7 anos, Dr. Baroudi atuou de maneira incansável como Editor-Chefe da RBCP, com dedicação diuturna. Manteve firme o estandarte de deste braço científico, estimulando tanto jovens como experientes cirurgiões a divulgarem suas produções em nosso meio de informação científica. Passamos juntos por alguns obstáculos, mas sempre com foco no grande potencial de nossa Revista que hoje tem publicação trimestral, com apresentação respeitável, acesso aberto em dois idiomas e um grande potencial de crescimento.

Em nome de toda Equipe Editorial agradecemos a imensa dedicação do Dr. Ricardo Baroudi à frente da RBCP, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


DOV GOLDENBERG
Editor


"A informação escrita o vento não leva"
Ricardo Baroudi



Dr. Dov Goldenberg e Dr. Ricardo Baroudi



Dr. Ricardo Baroudi

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1957. Chefe Serviço Cirurgia Plástica da Santa Casa de Campinas (1961-1968), Regente na Reestruturação da SBCP (1966), Secretário Geral da SBCP (1968-9), Chefe Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da UNICAMP (1969-73), Membro do Conselho Regional Medicina São Paulo (1969-78), Presidente da SBCP (1970-1), Presidente IX da Congresso da SBCP e XII Congresso Latino Americano de Cirurgia Plástica (1972), Secretario Geral da SBCP (1972-3), Título de Doutorado (1976) pela FMUSP, Presidente do VII Congresso da Confederação Internacional de Cirurgia Plástica - IPRS (1979), Professor Visitante da ISAPS (1990-1), Presidente da ISAPS (1995-7), Presidente do XIV Congresso da ISAPS (1997), Membro Honorário e Correspondente de 22 Sociedades Internacionais de Cirurgia Plástica, Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo (1997), 597 apresentações em Conferencias + Aulas + Apresentações Científicas em Congressos, Cursos, Simpósios, Jornadas Nacionais e Internacionais (1957-2015), autor de 4 prefácios de livros, 12 capítulos de livros, e inúmeros artigos científicos em Revistas médicas indexadas internacionais e nacionais. Membro Corpo Editorial das Revistas Annals of Plastic Surgery, Revista Colombiana de Cirurgia Plástica, Revista da ISAPS, Editor-Chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (2008-15).

 

Previous Article Back to Top

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license