ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Next Article

Editorials - Year2005 - Volume20 - Issue 1

A Revista da SBCP está em uma nova fase. O layout e, fundamentalmente, seu conteúdo foram modificados com o objetivo primordial de tornar a Revista da SBCP referência em qualidade de publicação em Cirurgia Plástica, em nível nacional e internacional. Estimular o interesse pela pesquisa e sua divulgação em nossa revista será um de nossos principais objetivos. A melhoria da Revista passa pela agilidade na recepção e publicação dos artigos, incluindo a ampliação das categorias de publicação, alterações que estão em plena fase de execução.

Além da divulgação nacional entre os sócios da SBCP, como é sabido de todos, o objetivo final de uma publicação científica é sua indexação em meios de divulgação de abrangência mundial, como o Medline. Atualmente, a Revista da SBCP é indexada na LILACS. O caminho para se atingir a indexação em outras bases de dados científicas é longo e exige uma série de modificações técnicas na revista, que passaremos a realizar a partir desta edição. A indexação em outros meios de divulgação nacionais e latinoamericanos, como o SciELO, também será alvo a ser atingido juntamente à indexação no Medline. Desta forma, a estruturação formal da Revista, incluindo capa, contra-capa, ficha catalográfica, corpo editorial e conteúdo será adaptada às regras para indexação, o que exigirá maior rigor na seleção e qualidade dos artigos, revertendo diretamente em maior prestígio e índice de impacto para a Revista.

O corpo editorial será ampliado, com componentes de todos os estados da federação e serão incluídos também conselheiros editoriais internacionais, com o objetivo de divulgar e difundir a revista, além de permitir que artigos tenham discussões e comentários como parte integrante de seu conteúdo.

Editorial, artigos originais, artigos de revisão, trabalhos premiados, fórum de debates e artigos do PEC serão categorias diferenciadas na revista da SBCP.

A Revista passará a contar com fascículos trimestrais, totalizando quatro números anuais.

Os artigos serão publicados em português, com exigência de resumos em língua inglesa para adequarem-se às normas de indexação. Isto permitirá duplicarmos o número de artigos por fascículo que até então eram impressos na edição bilíngüe.

As ilustrações e fotografias serão impressas em cores, melhorando a qualidade visual da revista. Qualidade mínima de definição das imagens será exigida para a publicação.

Enfim, são mudanças que visam aprimorar a divulgação da revista, incrementar o número de artigos científicos com qualidade e, fundamentalmente, tornar a Revista da SBCP a primeira opção para a publicação de periódicos em nosso meio.

Solicitamos a todos que participem com sugestões que serão certamente discutidas e avaliadas.


Dov C. Goldenberg
Diretor do Fundo Educacional SBCP

 

Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license