ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

Por definição, torsoplastia significa toda intervenção cirúrgica plástica realizada no tronco, com objetivo cosmético ou restaurador. Atualmente, na Cirurgia Plástica, esse termo é muito amplo. Segundo alguns autores, o termo torsoplastia pode abranger todo o tronco até a porçãoproximaldos membros superiores e a porção proximal dos membros inferiores.As cirurgias do contorno do corpo podem ser realizadas de maneira isolada ou combinada, em umúnico tempo ou em tempos cirúrgicos diferidos, respeitando o desejo do paciente e, principalmente, o bom senso do cirurgião, procurando sempre minimizar os riscos e alertando o paciente sobre a possibilidade de não completar o plano cirúrgico, caso implique qualquer aumento de risco per se. O objetivo da cirurgia plástica nesse contexto é fazer com que o paciente se sinta bem dentro de suas individualidades. O sucesso depende da adequada seleção do paciente, avaliando-o como um todo, entendendo suas expectativas, e respeitando seus limites e do procedimento. Queixas relativas ao torso são bastante frequentes em consultórios de Cirurgia Plástica. A técnica desenvolvida neste presente trabalho em nossa instituição foi utilizada para iniciar aplicações clínicas no tratamento de flacidez de terços superior e médio de dorso. O estudo descreve o procedimento de lifting de dorso utilizando um acesso posterior em região axiloacromial bilateral, com dissecção e descolamento da região dorsal com afastador de região glútea, com assistência de fibra óptica.


OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta terapêutica na cirurgia do contorno corporal de pacientes com flacidez de terços superior e médio de dorso com a utilização de acesso posterior em região axiloacromial.


MÉTODO

Uma paciente de 68 anos de idade, com queixa de flacidez de terços superior e médio de dorso associada a lipodistrofia deabdome,foisubmetidaaprocedimento de lifting de dorso utilizando acesso posterior em região axiloacromial bilateral. A paciente foi informada sobre possibilidades, vantagens e desvantagens da cirurgia e complicações e assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A equipe cirúrgica foi composta por um cirurgião plástico e três residentes. A paciente foi posicionada em decúbito ventral sob anestesia geral. Profilaxia antibiótica foi realizada na indução anestésica com cefazolina. O procedimento foi realizado utilizando infiltração com xilocaína a 1% com vasoconstrictor (1:400.000), sendo realizado acesso posterior em região axiloacromial bilateral em área previamente demarcada e incisão aprofunda diretamente até a fáscia muscular. A dissecção e o descolamento da região dorsal foram obtidos utilizando um afastador de região glútea até a linha da cintura, com assistência de fibra óptica, sem dissecção superior. Foi colocado um dreno de Penrose, retirado no primeiro dia de pós-operatório. O procedimento foi associado a lipoaspiração de flancos, eliminando os excessos de gordura localizados na região e melhorando todo o contorno corporal do dorso e também a lipoaspiração de abdome. A paciente recebeu alta hospitalar no primeiro dia de pós-operatório.


RESULTADOS

O tempo operatório foi de 210 minutos e o tempo de anestesia, de 260 minutos. A paciente teve boa recuperação pós-operatória, recebendo alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. A paciente não apresentou queixas álgicas e não houve complicações infecciosas ou gerais. O aspecto externo do dorso demonstrou bom resultado. As consultas de revisão de pós-operatório seguiram sem intercorrências. Foi utilizada cinta compressiva com manga por 3 semanas e o movimento de elevar os braços foi evitado nesse período. Apesar de não termos utilizado meios objetivos para quantificar a qualidade das cicatrizes ou a satisfação da paciente, a abordagem teve a aprovação da equipe médica após a comparação das fotos de pré e pós-operatório e feedback positivo da paciente considerando o resultado satisfatório.


CONCLUSÃO

A abordagem da flacidez dos terços superior e médio do dorso por meio de acesso axiloacromial bilateral é uma técnica factível e apresentou bons resultados cirúrgicos e estéticos no caso relatado, o que sugere ser uma técnica promissora para a cirurgia de contorno corporal do dorso.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license