ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

O primeiro relato de gluteoplastia de aumento ocorreu em 1969, com o uso de implantes mamários de silicone, e foi realizado por Bartels e colaboradores. Desde então, o contorno corporal passou a ser de grande interesse para os cirurgiões plásticos, principalmente nas últimas duas décadas. O conceito de glúteo com estética adequada engloba projeção máxima nas porções superior e média, prega infraglútea mínima ou ausente e adequada relação entre a cintura e o quadril. A gluteoplastia de aumento com implantes apresenta atualmente um crescimento de 42% ao ano, com um total estimado de 40 mil pacientes operadas até a presente data. O desenvolvimento da técnica intramuscular possibilitou importante melhoria dos resultados estéticos, associada à redução das taxas de complicação. As principais complicações são seroma e deiscência, que não provocam comprometimento estético. Em contrapartida, a hérnia do implante com incidência de 3% a 5% gera um resultado ruim, necessitando de reoperação para sua correção. O tratamento da hérnia do implante glúteo constitui um desafio ao cirurgião, que precisa decidir entre o tratamento em dois tempos cirúrgicos, mantendo a paciente sem implantes por 4 meses a 6 meses, ou em tempo único, correndo o risco de recidiva da complicação e reduzindo as chances de nova correção.


OBJETIVO

Propor um protocolo para avaliação e tratamento de pacientes acometidas de hérnia ou mau posicionamento do implante glúteo.


MÉTODO

A avaliação da posição do implante glúteo é realizada por meio de tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética, com as pacientes em decúbito ventral. O principal fator no tratamento é a técnica utilizada na gluteoplastia primária. Pacientes submetidas a gluteoplastia com técnica subfascial ou submuscular devem ser reoperados com substituição dos implantes e utilização da técnica intramuscular. Os casos de hérnia secundários à técnica intramuscular deverão ser analisados de acordo com a espessura do músculo glúteo máximo remanescente subjacente ao implante. Musculatura com espessura > 2 cm permite a confecção de nova loja intramuscular profundamente à cápsula no mesmo tempo cirúrgico. O tratamento da cápsula é realizado com incisões radiais e sutura dos folhetos superficial e profundo, seguido de drenagem aspirativa da loja. Nos casos de músculo remanescente com espessura < 2 cm, está indicada remoção do implante e reoperação em 4 meses a 6 meses, pela técnica intramuscular.


RESULTADOS

Vinte pacientes foram tratadas seguindo essa metodologia. Obtivemos como complicações 2 (10%) casos de seroma da cápsula superficial e 1 (5%) caso de fístula cutânea da cápsula. Não foi identificado nenhum caso de hematoma. As pacientes operadas em tempo único foram submetidas a tomografia computadorizada de controle 3 meses após a cirurgia, revelando implantes intramusculares e estáveis em todos os casos.As pacientes submetidas a retirada do implante optaram por não realizar a segunda cirurgia em 50% dos casos.


CONCLUSÃO

Propomos um protocolo que oriente o diagnóstico e o planejamento cirúrgico para o tratamento da hérnia do implante glúteo. A utilização desse protocolo demonstrou-se eficaz para escolha do cirurgião por cirurgia em tempo único ou em dois tempos, apresentando evolução favorável para as pacientes tratadas.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license