ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Skull, Face and Neck - Year2013 - Volume28 - (3 Suppl.1)

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi realizar o rejuvenescimento facial global da face com um método único (fenol atenuado), incluindo a região central da face, de mais difícil tratamento com os métodos convencionais isoladamente.


MÉTODO

Utilizou-se o método de peeling com fenol preconizado por Kocowiz. Nessa técnica é utilizado o fenol pré-oxidado, sem óleo de cróton. Selecionamos 100 pacientes submetidas ao método, no período de 2003 a 2013. Todas as pacientes realizaram preparo prévio da pele pelos métodos habituais (ácidos, hidratantes e filtro solar). O material utilizado para o procedimento foi o seguinte: 1 frasco de fenol modulado (composição: hidroxibenzeno 440 mg/g e veículo tampão oxidante qsp); 1 frasco de gel catalisador (composição: ácido cítrico, água purificada, álcool etílico, imidazolidinil ureia, extrato de chá verde, extrato de hamamélis, PVP, silicone); 1 frasco de gelóleo(composição:BHT,ceradepolietileno, extrato de maracujá, extrato de andiroba, extrato de copaíba, extrato de juá, extrato de arnica, parafina, vaselina, silicone); 1 frasco de sabão pré-peeling (composição: água purificada, cocoamidopropilbetaína, dioctil, sulfossuccinato de sódio EDTA, lauril éter sulfato de sódio, metilparabeno, tween 20, tween 80, propilparabeno); acetona; bolas de algodão; cotonetes alargados com mais algodão; e cotonetes. Material utilizado após o peeling foi o seguinte: 2 bisnagas de gel epitelizante (composição: BHT, extrato de andiroba, extrato de copaíba, extrato de juá, extrato de arnica, óleo de ucuúba, cera de polietileno, extrato de maracujá, parafina líquida, vaselina, silicone); 2 bisnagas de isoton (composição: água purificada, azuleno, BHT, imidazolidinil ureia, EDTA dissódico, estearato de octila, extrato de maracujá, metilparabeno, óleo de andiroba, parafina líquida, polawax, propilenoglicol, propilparabeno); 1 bisnaga de bleach pós-peeling (éster kójico, ácido fítico, ácido ascórbico, veículo gel transdermal qsp). Nesse tipo de peeling, o fenol é pré-oxidado com substâncias alcalinizantes (oxidantes), de modo a torná-lo menos volátil, mais solúvel, menos doloroso e agressivo (menos redutor), sem, contudo, perder sua capacidade única de regeneração cutânea. Antes de aplicar o produto, lavou-se a face por 3 vezes com sabão neutro sem glicerina e desengordurou-se com álcool absoluto (96 graus) e acetona pura. O procedimento foi realizado no centro cirúrgico, sob sedação leve, conferida pelo anestesiologista. Após diluição (2 ml fenol + 3 ml água destilada), foi feita aplicação de 1,5 ml para cada unidade facial, aguardando-se 30 minutos entre cada unidade. Ao término, aplicou-se uma fina camada de exoplastia. Manteve-se a cabeceira elevada e dois ventiladores para alívio do ardor. Após os critérios de alta anestésicos, os pacientes receberam alta com orientações por escrito. No terceiro dia, foi retirado o excesso de pele e aplicado o gelóleo, com retoques se necessário. O filtro solar foi liberado somente após o primeiromês.Aevolução natural da cicatrização foi acompanhada em todos os casos.


RESULTADOS

Os resultados do peeling de fenol foram considerados muito bons, tanto pelas pacientes como pelos profissionais. Em termos de durabilidade, o peeling de fenol também apresentou resultados bastante satisfatórios, muitas vezes quase inalterados mesmo após anos. Foram registrados 4 casos de infecção, 3 deles com infecções autolimitadas pela instituição precoce de antibioticoterapia (cefalexina 500 mg a cada 6 horas, por 7-10 dias). Em um caso de infecção, houve aprofundamento do nível de lesão da pele, com consequente cicatriz hipertrófica em região frontal. Realizou-se tratamento com massagens com corticoides tópicos e aplicação de fita de silicone gel, com resolução e bom aspecto posteriormente. Não foram observadas discromias importantes.


CONCLUSÃO

Atualmente, os procedimentos ditos "não-cirúrgicos" têm ocupado papel cada vezmais crescentenoarsenaldetratamento do cirurgião plástico. Por meio do peeling de fenol modificado, foi possível conferir, em um único procedimento, melhora global no aspecto de rejuvenescimento da face, com resultados naturais e duradouros. O fenol modificado se mostrou um procedimento seguro, reprodutível e efetivo para o rejuvenescimento, em tempo único.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license