ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Review - Year2006 - Volume21 - Issue 1

1. Hochman B, Nahas FX, Oliveira-Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):2-9.

Resumo: O presente estudo de revisão visa uniformizar a nomenclatura e os conceitos classificatórios existentes na literatura, relativos aos desenhos ou modelos de estudos científicos mais comumente utilizados em pesquisas na área clínico-cirúrgica geral. Procurou-se facilitar a elaboração do delineamento de um projeto de pesquisa científica, visando a sua aplicabilidade. Esta revisão também tem o intuito de auxiliar o cirurgião-pesquisador a identificar qual foi o delineamento proposto em um artigo, assim como desenvolver um senso de crítica metodológica mais apurada sobre o mesmo, além de desmistificar a miscelânea conceitual existente na literatura.

2. Nahas FX, Hochman B, Ferreira LM. Desenvolvimento do estudo: estratégia inicial. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):10-2.

Resumo: Neste artigo, são discutidas a elaboração do estudo e a redação do projeto. Os possíveis motivos que levam à rejeição de um artigo, como o foco do periódico, a redação do artigo e os erros de gramática são considerados. São descritos os passos iniciais de um estudo científico como a escolha da idéia, o levantamento de artigos e a seleção dos trabalhos principais disponíveis na literatura. Após a discussão em grupos sobre o objetivo do estudo e seus métodos ("brainstorm"), o projeto é desenvolvido e seus itens (Introdução, Objetivo, Métodos, Protocolo, Referências e Cronograma) são analisados.

3. Nahas FX, Ferreira LM. Análise dos itens de um trabalho científico. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):13-6.

Resumo: Os itens do trabalho científico são descritos e colocados, de forma objetiva, os respectivos conteúdos. O Título, a maior arma para seduzir o leitor, deve ser curto e informativo. A Introdução visa a situar o leitor, mostrando, de modo objetivo e conciso, a relevância do estudo. O objetivo deve ser colocado ao final da Introdução, como a pergunta base do trabalho. Em Métodos, foi reforçada a caracterização dos tipos mais utilizados de amostras em trabalho científico na área médica e discutida a descrição dos procedimentos. As diferentes maneiras de se expor os resultados e as preferências de acordo com o uso de tabela e tipos de gráficos são analisadas. A lógica da discussão, respeitando a seqüência dos itens do trabalho e a comparação dos resultados com a literatura são descritas. O Resumo, privilegiando a forma estruturada e as referências, com sua posição no texto, também são analisados.

4. Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):17-8.

Resumo: A redação científica e suas particularidades são descritas neste artigo. A dificuldade do autor-médico ao escrever, o uso inadequado do jargão médico e as regras básicas de escrita são analisados. O autor é orientado, desde o início da fase de redação do trabalho, a como colocar suas idéias progressivamente no papel, de modo a organizá-las em um rascunho inicial e, subseqüentemente, ir melhorando este manuscrito. As idéias de simplificação de escrita, ordem direta e objetividade numérica, que são a base da redação científica, estão relatadas e discutidas.

5. Hochman B, Nahas FX, Ferreira LM. Fotografia aplicada na pesquisa clínico-cirúrgica. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):19-25.

Resumo: A fotografia médica realizada de forma sistematizada e padronizada satisfaz plenamente a sua finalidade como documentação científica, principalmente em relação à sua reprodutibilidade. Uma documentação acurada é da inteira responsabilidade do autor de um trabalho, e é um pré-requisito obrigatório em publicações científicas. Na pesquisa da área cirúrgica, a Cirurgia Plástica tem estado na vanguarda da fotografia científica e, freqüentemente, uma imagem torna-se mais significativa do que a informação fornecida pela palavra escrita. Assim, este artigo visa transmitir os princípios desenvolvidos nessa especialidade às outras da área clínico-cirúrgica. É descrito o equipamento fotográfico básico para um pesquisador na área cirúrgica, e são propostos padrões de apresentação e posicionamento do paciente, assim como de sistematização fotográfica e enquadramento utilizando pontos de referência anatômicos. Essa padronização resulta numa fiel comparabilidade entre fotografias pré e pós-operatórias. Também são abordados tópicos como a documentação fotográfica intra-operatória, na cirurgia videoassistida, na fotogrametria computadorizada e na cirurgia experimental.

6. Nahas FX, Ferreira LM. A escolha do periódico. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):26-7.

Resumo: A escolha do periódico para publicação de artigo é, por vezes, um fator que pode levar à não aceitação do trabalho para publicação. Os fatores que devem ser levados em conta na escolha da revista são discutidos. O foco da revista em questão, o escopo do trabalho, o valor científico do estudo são fatores que devem ser considerados. O tipo de indexação e o fator de impacto são pontos fundamentais na chance do estudo ser citado no futuro. O processo de avaliação editorial dos periódicos é descrito e discutido.

7. Oliveira-Filho RS, Hochman B, Nahas FX, Ferreira LM. Fomento à publicação científica e proteção do conhecimento científico. Acta Cir Bras. 2005;20(Supl.2):35-9.

Resumo: O trabalho científico atinge sua finalidade maior através de sua publicação. É indiscutível a importância atual das agências de fomento à pesquisa para que se possa desenvolver, finalizar e publicar os trabalhos científicos. As principais agências de fomento abordadas neste artigo são: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação: a) avaliação da pós-graduação stricto sensu; b) acesso e divulgação da produção científica; c) investimentos na formação de recursos de alto nível no país e no exterior e d) promoção da cooperação científica internacional. Embora não haja uma linha direta de apoio à publicação científica, praticamente todas as ações da CAPES acabam por contribuir para a concretização de trabalhos científicos e suas publicações. O CNPq tem duas atividades básicas: o fomento à pesquisa e a formação de recursos humanos. Disponibiliza, aos pesquisadores, auxílio à divulgação e publicação científicas. O auxílio à editoração tem como objetivo apoiar publicações técnico-científicas nacionais, mantidas e editadas por instituição ou sociedade científica brasileira de âmbito nacional. Por meio do auxílio à promoção de eventos científicos, o CNPq apóia realização no país de congressos, simpósios e outros eventos similares de curta duração. O CNPq disponibiliza a Plataforma Lattes, por meio da qual é possível preencher e acessar o Curriculum Lattes, hoje indispensável aos pesquisadores. A FAPESP financia publicação de periódicos, artigos e livros que exponham resultados originais de pesquisa realizada por pesquisador do Estado de São Paulo. Financia parcialmente a participação de pesquisadores em reuniões científicas ou tecnológicas, no Brasil ou no exterior, para apresentação de trabalho de sua autoria, não publicado, que exponha resultados inéditos. O Brasil vem aumentando sua participação nas publicações científicas internacionais. A nova realidade exige, além da publicação, uma preocupação com a proteção do conhecimento. A mudança da cultura da publicação para a da publicação com proteção do conhecimento é recente no país, tanto por parte das empresas, dos institutos de pesquisa, das universidades, como das agências de fomento à pesquisa. Os pesquisadores devem se conscientizar da necessidade de proteção do conhecimento e as agências de fomento considerar, como critérios de avaliação de produtividade científica, um peso mais equilibrado entre as publicações científicas, os resultados patenteáveis e o know how.



DISCUSSÃO

Este número foi dedicado à produção de trabalho científico. A idéia surgiu após discussão com o editor, Evaldo D'Assumpção, sobre o incentivo para melhorar a qualidade da produção científica dos artigos de nossa revista, assim como pelo anseio de ascensão de membros associados à categoria de titular. Existem algumas situações nas quais os membros de nossa sociedade necessitam do conhecimento sobre como elaborar trabalhos científicos. Uma delas é quando estes colegas querem dividir conhecimento com os pares da especialidade, produzindo artigos para serem publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ou ainda, quando o Membro Associado deseja ascender à categoria de Membro Titular, devendo, para tal, realizar uma monografia. O intuito deste número é procurar trazer resumos do suplemento da Acta Cirúrgica Brasileira (disponível on-line em: www.scielo.br/acb), cujos artigos podem ser acessados na íntegra. A Acta Cirúrgica Brasileira é um periódico dedicado a publicações cirúrgicas e, embora seja nacional, é indexada no Medline.

Estes artigos procuram auxiliar no desenvolvimento de um trabalho científico na fase inicial, com o delineamento do estudo, passando pelo projeto, desenvolvimento do estudo, redação, documentação fotográfica, seleção do periódico para publicação, além de orientar sobre a proteção de conhecimento científico e sobre como obter recursos em agências de fomento.

A realização de um trabalho científico nem sempre é fácil. Existe, entretanto, uma fórmula lógica de elaboração. E é esta fórmula que se pretende passar ao leitor após a leitura destes artigos.

O acesso é feito pela base de dados da SciELO, entretanto, aos colegas que tiverem dificuldade de acesso à internet, dispomos de alguns exemplares impressos. Se houver interesse, entre em contato pelo E-mail: fabionahas@uol.com.br .










Correspondência para:
Fabio Xerfan Nahas
Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - EPM)
Rua Napoleão de Barros, 715 - 4º andar
São Paulo, SP, Brasil - CEP: 04024-900
Tel: 0xx11 5576-4118
E-mail: fabionahas@uol.com.br

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license