ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article

Editorials - Year2006 - Volume21 - Issue 1

Convidado a permanecer no cargo de Editor da Revista da SBCP pelo nosso presidente, Dr. Osvaldo Saldanha, foi com muita honra e satisfação que aceitei, pois entendi, neste convite, um reconhecimento pela metodologia implantada para o Conselho Científico, que vem analisando, anonimamente e em dupla, cada trabalho enviado à revista, melhorando o padrão das publicações. Um reconhecimento, também, pelo trabalho realizado pelos funcionários da SBCP e pela editora Sollo, que faz a nossa revista. Esta equipe tem se desdobrado para melhorar, cada vez mais, a Revista da SBCP, tendo como meta colocá-la como a melhor e mais importante publicação científica da especialidade, na América Latina.

Temos, entretanto, encontrado grande dificuldade com os trabalhos que nos estão sendo enviados. Quase cinqüenta trabalhos científicos foram submetidos à Comissão que fez a revisão nestes dois últimos anos, entretanto, menos de 10% foram aceitos de imediato. Todos os demais tiveram de retornar aos autores para correções e alguns, infelizmente, foram recusados de forma definitiva.

Tal índice de rejeição nos assustou e, fazendo uma revisão desses trabalhos, verificamos que a grande maioria foi realizada sem qualquer preocupação com as normas da revista. Coisa bem típica nossa: dificilmente alguém lê o manual de um aparelho eletrônico que acaba de adquirir. Mais difícil ainda é um médico ler as instruções de uma revista ou congresso para enviar seus trabalhos. Com isso, muitos voltam já na primeira revisão, feita pela secretaria da SBCP, outros conseguem passar por ela, mas não resistem à avaliação técnica do Conselheiro Científico. Isso representa um gasto elevado para o autor e para a SBCP, com a duplicação e, algumas vezes, triplicação dos custos de postagens e, o que é pior, a perda de tempo e de trabalhos importantes que a revista necessita para a sua regularidade. Porém, alguns nos chegam sem a menor qualificação de trabalho científico. O autor desconhece totalmente as normas básicas de metodologia, escreve textos informalmente, como se fossem artigos para jornais ou revistas leigas. Para estes, sugerimos que peçam uma revisão e a opinião de algum colega mais experiente, antes de submeter seus manuscritos à Revista; mas, sobretudo, que estudem um pouco de metodologia científica, considerando-se que existem muitos textos a respeito. Uma leitura do capítulo 10 do recém lançado livro de Cirurgia Plástica da SBCP, com certeza, será de bastante utilidade, além de fornecer uma bibliografia importante e de fácil acesso para quem pretende ter seus textos publicados.

No mais, leiam este primeiro número de 2006, que traz artigos bastante interessantes, além de um excelente debate sobre rinoplastias. Que possam ser úteis a todos!


Evaldo A. D´Assumpção
Editor da Revista da SBCP

 

Previous Article Back to Top

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license