ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Skull, Face and Neck - Year2012 - Volume27 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

Desde a primeira descrição de transferência de tecido autólogo através da anastomose microcirúrgica de vasos por Taylor et al., em 1973, a microcirurgia tornou-se fundamental no arsenal da cirurgia reconstrutiva. Sua taxa de sucesso pode alcançar 91%-99%. A transferência de um retalho à distância, retalho livre, demanda adequado pedículo vascular para seu suprimento no novo leito e, idealmente, deve causar mínima morbidade à área doadora. Inúmeras condições parecem influenciar nos resultados das reconstruções, variando desde a doença de base até comorbidades associadas. Atualmente, a microcirurgia é uma ferramenta essencial para reconstrução em grandes e complexos defeitos que dificilmente seriam corrigidos adequadamente de outra maneira.


OBJETIVO

Descrever e analisar os casos de reconstrução microcirúrgica realizadas no Serviço de Microcirurgia do INCA em um período de 12 meses.


MÉTODO

Análise retrospectiva de 46 pacientes submetidos a reconstruções microcirúrgicas entre março de 2011 e março de 2012, no Serviço de Microcirurgia dos Hospitais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.


RESULTADOS

Em 12 meses, 46 pacientes foram submetidos a reconstruções microcirúrgicas no INCA. Destes, 53% se declararam brancos, 28% negros e 19% pardos. A média de idade entre eles foi de 50,3 anos, sendo 40 (71%) homens e 16 (29%) mulheres. O tempo médio de cirurgia foi de aproximadamente 9h. Os tumores mais prevalentes foram o carcinoma epidermoide de cavidade oral (n=11), carcinoma adenoide cístico (n=5) e sarcomas (n=5). Os tipos mais utilizados de retalhos nas reconstruções foram os retalhos osteocutâneo de fíbula (30%), antibraquial (20%), anterolateral da coxa (13%), jejunal (9%) e TRAM (9%). Também foram realizados retalhos crista ilíaca, grande dorsal, VRAM e serrátil anterior. Dentre as comorbidades e condições deletérias associadas destacaram-se tabagismo (30,43%), radioterapia (15,21%), hipertensão arterial sistêmica (8,7%) e etilismo (6,5%). A taxa de complicações universal, incluindo clínicas e cirúrgicas, foi de 45,65%; a perda total de retalhos foi de 13,04% (n=6) e parcial de 4,3% (n=2).


DISCUSSÃO

A taxa de sucesso das reconstruções microcirúrgicas subiu à medida que a experiência aumentou. Há cerca de 10 anos, as taxas de sucesso estavam entre 90% e 94%, com incidência de trombose de aproximadamente 10%. Dados fornecidos por Khouri, contendo informações de nove centros especializados em microcirurgia, mostraram sucesso de 98,8% e apenas 3,7% de reintervenção por trombose. Outras séries mostraram sobrevida dos retalhos de até 97%-99%. Em nosso serviço, a taxa de sucesso completo foi menor (82,93%), provavelmente devido à curva de aprendizagem dos médicos residentes em formação. Acredita-se que a maior causa de perdas de retalhos é a deficiência técnica. Khouri afirma que o fator mais importante para o sucesso da reconstrução microcirúrgica é a experiência operatória. Através dela a seleção dos retalhos microcirúrgicos vem adquirindo maior padronização para correção de cada defeito especificamente e são aplicados seguramente em situações anteriormente consideradas de alto risco de falha (locais irradiados, pacientes idosos, portadores de doença vascular periférica oclusiva por aterosclerose difusa ou diabetes mellitus).


CONCLUSÃO

A aplicação da microcirurgia possibilita a reconstrução com aspectos estéticos e funcionais que não poderiam ser alcançados caso não fosse utilizada. A experiência nesse tipo de abordagem e o desenvolvimento de novas tecnologias são essenciais para atingir resultados excelentes. O uso dos retalhos tem sido padronizado e os serviços especializados em cirurgia reconstrutiva passaram a apresentar altos índices de sucesso. Dados coletados do INCA demonstram que o Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia possui índices relativamente próximos aos da literatura internacional, devendo-se ressaltar que neste serviço as cirurgias são realizadas por residentes supervisionados por preceptores especializados/microcirurgiões. Além disso, a maioria dos dados da literatura é de reconstruções após trauma, não de pacientes oncológicos, tais como o de nossa instituição; é provável que as condições clínicas desse tipo de paciente também influenciem nos resultados.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license