ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Experimental - Year2012 - Volume27 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

A expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC) é o procedimento de escolha para tratamento de pacientes adultos com deficiência transversal da maxila maior que 5 mm. A estabilidade dos resultados após ERMAC ainda não está bem esclarecida, assim como a necessidade do uso das contenções após a remoção do aparelho expansor.


OBJETIVO

Avaliar o efeito da contenção ortodôntica na estabilidade transversal dental e esquelética da maxila, após ERMAC.


MÉTODO

Foram avaliados 90 modelos de gesso digitalizados de 30 pacientes adultos, 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino submetidos à ERMAC utilizando aparelho expansor do tipo Hyrax. Os pacientes foram distribuídos em dois grupos: Grupo Sem Contenção (GSC) n= 15; e Grupo Com Contenção (GCC) n=15. No GCC, foi instalado um Arco Transpalatino (ATP) como contenção logo após a remoção do expansor. Os modelos de gesso foram realizados nos períodos: pré-operatório (T1); aos quatro meses, quando o expansor foi removido (T2) e dez meses após o término da expansão (T3). Todos os modelos de gesso foram digitalizados com escâner a laser 3D Vivid 9i (Konica Minolta, Wayne, NJ). Foram avaliadas as medidas: distâncias Inter-Cúspides de Pré-Molares e Molares (Inter-Cusp PM) (Inter-Cusp M), Inter-Colo de Pré-Molares e Molares (Inter-Colo PM) (Inter-Colo M), Inter-Borda WALA de Pré-Molares e Molares (Inter-BW PM) (Inter-BW M), altura do palato no molar, área e volume do palato nos tempos T1, T2 e T3.


RESULTADOS

Ocorreu aumento médio significante das variáveis aos 4 meses em relação aos valores pré-operatórios (p=0,999). As recidivas médias após 10 meses (T3) em ambos os grupos foram de 0,95 mm (4,06%) na distância Inter- Colo PM; 0,88 mm (2,05%) na distância Inter-BW PM, 1,04 mm (2,92%) para distância Inter-Cusp M; 0,74 mm (2,44%) na distância Inter-Colo M e 0,84 mm (1,54%) na Inter-BW M.


CONCLUSÃO

A contenção ortodôntica não é necessária para evitar as recidivas dental, na região de molares, e óssea, na região de pré-molares e molares, após ERMAC. A contenção ortodôntica impede a recidiva dental na região de pré-molares.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license