ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Previous Article Next Article

Body and Chest - Year2011 - Volume26 - (3 Suppl.1)

INTRODUÇÃO

A avaliação estética do contorno corporal posterior está diretamente relacionada à proporcionalidade da região glútea com as demais áreas em proximidade, e essa interação é fator determinante para a aparêcia harmônica da região, não devendo os glúteos serem considerados de forma isolada. Esse conceito de beleza não deve ser negligenciado pelo cirurgião, pois a queixa do paciente é frequentemente focada exclusivamente na região glútea, sendo o aumento das nádegas tido como a solução. Entretanto, nem sempre o puro incremento de volume glúteo é o melhor tratamento. Assim, nos casos em que não há ptose glútea acentuada, como nos pacientes ex-grande obesos ou outras deformidades a se tratar, as opções de tratamento comumente utilizadas são a lipoescultura e a inclusão de próteses. Ao se deparar com esses casos, o cirurgião deve avaliar qual, dentre os dois, é o melhor procedimento a se realizar e não raro há discordância e dúvidas na escolha da técnica mais adequada, mesmo entre cirurgiões experientes.


OBJETIVO

O presente trabalho objetiva apresentar uma sequêcia lógica em forma de algoritmo para auxiliar na escolha do tratamento mais adequado para cada caso, a fim de alcançar o resultado mais natural possível, evitando os exageros e as desproporções ou resultados parciais. Pretende, ainda, demonstrar a importância de associar-se a lipoaspiração nas cirurgias de inclusão de próteses glúteas.


Figura 1 - Prótese glútea + lipoaspiração de flancos.


Figura 2 - Algoritmo: avaliação preliminar.



MÉTODOS

O método foi desenvolvido e aplicado para a escolha da técnica a ser utilizada em 56 casos de pacientes submetidas ao tratamento estético da região posterior. Não foram considerados no estudo pacientes ex-obesas. O algoritmo foi desenvolvido com base nos seguintes parâmetros: queixa da paciente, quantidade disponível de gordura e grau de projeção glútea.


Figura 3 - Lipoenxertia glútea.



RESULTADOS

A aplicação do algoritmo foi útil, facilitando a escolha do que consideramos ser a melhor técnica para cada caso, auxiliando nos casos de difícil decisão.


DISCUSSÃO

A escolha de tratamento dos glúteos com prótese ou lipoenxertia por vezes é difícil. O presente estudo auxilia na escolha criteriosa da melhor abordagem.


CONCLUSÃO

A sequêcia lógica utilizada mostrou-se eficaz na escolha entre as próteses glúteas ou lipoenxertia glútea na abordagem do contorno corporal posterior e a associação da lipoaspiração ao uso das próteses foi importante na potencialização dos resultados.

 

Previous Article Back to Top Next Article

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license