ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Impresso: 1983-5175

Mostrando de 1 até 15 de 15 resultado(s)

Busca por : LEONARDO MILANESI POSSAMAI

Produtividade de 9 anos do banco de pele da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Leonardo Milanesi Possamai; Flávio Maciel De Freitas Neto; Níveo Steffen; Eduardo Chem; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(Suppl.1):16-17 - Contorno Corporal

PDF Português

RESUMO

O Banco de Pele Dr. Roberto Corrêa Chem, fundado em 2005, é responsável pela captação, preservação, armazenamento e distribuição de pele humana alógena. OBJETIVO: Relatar a produtividade do Banco de Pele da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, durante o período de 2008 a 2016. MÉTODOS: Para análise de produtividade do Banco de Pele, realizou-se consulta aos relatórios mensais, cujo preenchimento periódico faz parte da rotina do Banco de Pele. RESULTADOS: Durante o período de 2008 a 2016, foram realizadas 298 captações de pele, 229 envios, com a extensão total de pele enviada de 256.043,89 cm2, média de 28.449,32 cm2 enviados por ano. Em 2016 se encontra o período com a maior quantidade de envios, total de 49 doações. A maior extensão de pele enviada foi em 2013, 41.618,50 cm2. CONCLUSÃO:O Banco de Pele da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem contribuído anualmente com a demanda de pele de todo Brasil.

Palavras-chave: Pele; Queimaduras; Bancos de órgãos e tecidos.

 

Correção cirúrgica de múltiplas hérnias abdominais associada à abdominoplastia: relato de caso

Leonardo Milanesi Possamai*; Mariana Zancanaro; Flávio Maciel de Freitas Neto; Eduardo Zanin; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(Suppl.1):26-27 - Contorno Corporal

PDF Português

RESUMO

O abdômen possui importância estética e funcional de extrema importância no ser humano. O reparo da hérnia abdominal muitas vezes causa cicatrizes em posições indesejadas E alterações morfológicas em região abdominal. Relato de caso de paciente submetida à abdominoplastia com posterior surgimento de hérnias abdominais. Para a correção cirúrgica, foi realizada incisão em cicatriz prévia e dissecção ampla de parede abdominal, com suturas de sacos herniários e colocação de tela de polipropileno abrangendo toda área de descolamento. Paciente evolui satisfatoriamente, com melhora da dor abdominal e com resultado estético abdominal satisfatório. Procedimentos não estéticos combinados, como quando associados com hernioplastia, carregam um risco maior do que o procedimento isolado. Nenhum caso semelhante foi encontrado na literatura.

Palavras-chave: Hérnia abdominal; Abdominoplastia; Cicatriz; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos.

 

Viabilidade do uso de retalhos de Liacyr dos tipos I e III em mastopexias com implantes em pacientes com incisão prévia no sulco inframamário

Bruno Della Méa Gasperin; Michel Pavelecini; Leonardo Milanesi Possamai; Flávio Maciel de Freitas Neto; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(Suppl.1):28-30 - Contorno Corporal

PDF Português

RESUMO

INTRODUÇÃO: O aumento mamário associado à mastopexia é indicado em pacientes com ptose mamária e hipoplasia glandular associadas. Muitas dessas pacientes foram submetidas previamente a mamoplastias de aumento com incisões através do sulco mamário. OBJETIVO: Analisar a viabilidade de retalhos de pedículo inferior em mastopexias realizadas em pacientes com incisões prévias em sulco inframamário. MÉTODOS: Série de 12 casos. Avaliou-se a viabilidade do retalho de Liacyr no transoperatório através da visualização de sangramento na extremidade do retalho. No pós-operatório, foram monitorados sinais indiretos de inviabilidade do retalho: infecção por necrose profunda, deiscências, sinais inflamatórios e endurecimento tardio à palpação. RESULTADOS: Sangramento para avaliação da viabilidade tecidual foi visualizado em todos os retalhos confeccionados. Não foram observados, em nenhum caso, sinais indiretos de complicações relacionadas à necrose do retalho de Liacyr. CONCLUSÃO: A confecção de retalhos de pedículo inferior em pacientes com incisão prévia em sulco inframamário mostrou-se viável em nossa série de casos.

Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Mamoplastia; Retalhos cirúrgicos.

 

Simastia pós-mamoplastia de aumento com implantes de silicone: tratamento com suturas de adesão

Michel Pavelecini; Felipe Bilhar Fasolin; Eduardo Madalosso Zanin; Bruno Della Mea Gasperin; Flávio Maciel de Freitas; Leonardo Milanesi Possamai; Ronaldo Scholze Webster; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(2):251-257 - Relato de Caso

PDF Português PDF Inglês

RESUMO

Introdução: A mamoplastia de aumento é o procedimento cirúrgico estético mais realizado nos EUA e o segundo no Brasil. Simastia é uma de suas possíveis complicações. Esta é definida como o mal posicionamento medial dos implantes mamários, que cruzam a linha média, com perda do sulco intermamário.
Métodos: Trabalho tipo série de casos. Duas pacientes foram submetidas à correção de simastia pós-mamoplastia de aumento. A via de acesso utilizada foi a incisão inframamária prévia. A correção do sulco intermamário foi realizada por escarificação das superfícies anterior e posterior da cápsula, associada a pontos de adesão com fio monofilamentar não absorvível (4 linhas com 6 pontos cada, compreendendo uma faixa vertical de aproximadamente 4 cm de largura na região pré-esternal). Em um dos casos o implante foi recolocado imediatamente e, no outro, em procedimento realizado 3 meses após.
Resultados: Obtivemos um novo sulco intermamário satisfatório, com adequado resultado estético em ambos os casos. Não se observou recorrência após 9 e 11 meses de observação.
Conclusões: A abordagem com suturas de adesão para a redefinição do sulco intermamário foi efetiva para o tratamento da simastia pós-mamoplastia de aumento.

Palavras-chave: Implantes de mama; Mamoplastia; Doenças mamárias; Mama; Próteses e implantes

 

ABSTRACT

Introduction: Augmentation mammoplasty is the most commonly performed esthetic surgical procedure in the United States and second in Brazil. Symmastia is one of its possible complications. This is defined as incorrect medial positioning of the breast implants, which cross the midline, losing the intermammary sulcus.
Methods: Work type, series of cases. Two patients underwent symmastia repair after breast augmentation. The access route used was the previous inframammary incision. The repair of the intermammary sulcus was performed by scarification of the anterior and posterior capsule surfaces, associated with adhesion suture with non-absorbable monofilament threat (4 lines with 6 points each, comprising a vertical band of approximately 4 cm wide in the presternal region). In one of the cases, the implant was immediately replaced, and in the other, the procedure was done 3 months later.
Results: In both cases, we obtained a new satisfactory intermammary sulcus, with proper esthetic result. No recurrence was observed on follow-ups at 9 and 11 months.
Conclusions: The approach with adhesion sutures to redefine the intermammary sulcus was effective in the treatment of symmastia after breast augmentation.

Keywords: Breast implants; Mammoplasty; Mammary diseases; Breast; Prostheses and implants

 

Manejo da deformidade auricular de Stahl: um relato de caso

João Maximiliano; Antônio Carlos Pinto Oliveira; Leonardo Milanesi Possamai; João Bombardelli; Marcus Vinicius Martins Collares
Rev. Bras. Cir. Plást. 2017;32(1):145-147 - Relato de Caso

PDF Português PDF Inglês

RESUMO

Descrita no século XIX, a deformidade auricular de Stahl consiste em uma má formação auricular rara, caracterizada por hipoplasia da raiz da anti-hélice com o alargamento de sua base e uma terceira raiz da anti-hélice conectando-a à parte posterior da hélice, deformando a porção posterossuperior do pavilhão auditivo. A correção cirúrgica é o tratamento definitivo, porém, pela diversidade de apresentações clínicas, não há uma técnica padrão para todos os casos. O método descrito neste relato é mais uma opção de tratamento e consiste na ressecção da terceira cruz e confecção da raiz superior da anti-hélice.

Palavras-chave: Deformidades adquiridas da orelha; Orelha; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos.

 

ABSTRACT

Stahl's ear deformity was first described in the 19th century and it consists of a rare auricular deformity characterized by hypoplasia of the antihelix crus with enlargement of its base and a third crus of the antihelix connected to posterior portion of helix crus, which deforms the posterolateral wall of the external auditory canal. Reconstructive surgery is the definitive treatment, however, because of the diversity of clinical presentations, no standard technique exist for all cases. The method described in this report is another treatment option and entails the resection of the third crus and reconstruction of superior crus of the antihelix.

Keywords: Ear deformities acquired; Ear; Reconstructive surgical procedures.

 

Redefinição natural do abdome em abdominoplastia com uso de lipoaspiração convencional: estudo prospectivo

LEONARDO MILANESI POSSAMAI; MÁRCIA RODRIGUES TERRES; FLÁVIO MACIEL DE FREITAS NETO; PEDRO BINS ELY; NÍVEO STEFFEN
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(3):428-433 - Artigo Especial

PDF Português PDF Inglês

Lipoaspiração: métodos disponíveis e vantagens da técnica com seringa

CAROLINE BATTISTI; THIAGO MELO DE SOUZA; FLAVIO DE FREITAS; LEONARDO MILANESI POSSAMAI; NIVEO STEFFEN; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):86-88 - Artigos

PDF Português

RESUMO

Apesar do desenvolvimento de tecnologias associadas à lipoaspiração, os estudos não comprovaram o benefício das novas tecnologias em comparação à lipoaspiração com seringa e a lipoaspiração tradicional. Além disso, a lipoescultura com seringa parece ter algumas vantagens claras, como menor custo e maior disponibilidade. Objetivo do estudo é revisar os métodos históricos e atuais de lipoaspiração, com destaque para a técnica com seringa. Ainda não há evidência científica que comprove o benefício do uso de tecnologias na lipoescultura. Destacam-se os benefícios do custo e acessibilidade da lipoescultura com seringa, trazendo resultados satisfatórios com o treinamento e cuidados adequados.

Palavras-chave: Lipectomia; Seringas; Lasers; Gordura subcutânea; Desenvolvimento tecnológico

 

Tratamento cirúrgico da paralisia facial com ponte de nervo masseter e cantoplastia lateral: relato de caso e revisão da literatura

Flávio Maciel de Freitas Neto; Ronaldo Scholze Webster; Bruno Della Mea Gasperin; Leonardo Milanesi Possamai; Caroline Battisti; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(Suppl.1):119-121 - Face I

PDF Português

RESUMO

INTRODUÇÃO: A paralisia facial é uma afecção complexa, em que a morbidade afeta o paciente tanto clínica, com prejuízo estético e funcional, como psicologicamente. Tais alterações, quando presentes, afetam de forma profunda o cotidiano do paciente, bem com as relações interpessoais. OBJETIVO: Relatar um caso de tratamento cirúrgico de paralisia facial com ponte de nervo masseter e cantoplastia lateral, bem como o resultado clínico pós-operatório, discutindo com outras possibilidades terapêuticas cirúrgicas. MÉTODOS: Revisão de prontuário, descrição cirúrgica e registros fotográficos de um caso de paralisia facial, tratado cirurgicamente com retalho muscular de masseter ipsilateral e revisão na literatura médica de opções cirúrgicas para tratamento da patologia. Paciente feminina, parda, 36 anos, com paralisia de nervo facial a esquerda secundário a ressecção de tumor ponto cerebelar, associado a prejuízo de fechamento ocular e mímica facial. Resultados: Para correção da lagoftalmia, optou-se pela realização de uma cantoplastia lateral. No mesmo tempo cirúrgico, com vistas à correção da mímica facial, a porção distal do coto do nervo facial lesado foi reinervada com o nervo massetérico ipsilateral, ramo do nervo trigêmeo. CONCLUSÃO: A paralisia facial é uma afecção complexa, que necessita de um acompanhamento multidisciplinar entre cirurgiões, clínicos, psiquiatras, fisioterapêuticas, psicólogos e enfermeiros e tratamento individualizado, em que o paciente deve participar efetivamente das decisões em conjunto com a equipe médica, visando maior participação nas decisões e maior satisfação do paciente com o resultado final.

Palavras-chave: Paralisia Facial; Reabilitação; Microcirurgia.

 

Correção da insuficiência de válvula nasal externa com o enxerto de apoio crural lateral

LEONARDO MILANESI POSSAMAI; FLAVIO MACIEL DE FREITAS; BRUNO BLAYA BATISTA; NÍVEO STEFFEN; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):148-149 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

Narinas com suporte inadequado da parede nasal lateral e da asa nasal secundária à fragilidade das cartilagens laterais inferiores podem colapsar durante a inspiração moderada ou profunda. Essa alteração é conhecida como insuficiência da válvula nasal externa. Relato de caso de paciente de 55 anos submetida à rinoplastia primária por apresentar insuficiência de válvula externa com repercussão clínica. Utilização do lateral crural strut graft. Paciente apresenta melhora significativa da insuficiência de válvula externa aos 6 meses de pós-operatório, mesmo com a inspiração profunda. Estudos publicados já demonstraram que tais enxertos são efetivos em corrigir a insuficiência de válvula externa em longo prazo.

Palavras-chave: Rinoplastia

 

ABSTRACT

Nostril with inadequate support of the lateral nasal wall and nasal wing secondary to fragility of the lower lateral cartilages may collapse during moderate or deep inspiration. This change is known as external nasal valve insufficiency. Case report of a 55-year-old patient submitted to primary rhinoplasty because of an external valve failure with clinical repercussion. Use of lateral crural strut graft. Patient presented significant improvement of external valve insufficiency at 6 months postoperatively, even with deep inspiration. Published studies have shown that such grafts are effective in correcting long-term external valve insufficiency

Keywords: Rhinoplasty

 

Impacto da radioterapia em reconstrução mamária tardia com uso de implantes - complicações e revisão de literatura

LEONARDO MILANESI POSSAMAI; FLAVIO MACIEL DE FREITAS; CIRO PAZ PORTINHO; JOÃO MAXIMILIANO; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):150-152 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

A radioterapia é um componente vital no tratamento do câncer de mama, apresentando benefícios em diminuir a recorrência local e melhorar sobrevida em longo prazo. No entanto, os efeitos deletérios da radiação nos tecidos implicam taxas maiores de complicações. Realizamos um estudo de reconstruções tardias, operadas no ano de 2018, em que foram utilizados implantes mamários ou expansores em pacientes irradiados. O estudo identificou uma taxa de complicações de 54% no total de 22 pacientes, e taxa de 78% de complicações nos pacientes previamentes irradiados. A exposição à radioterapia apresentou um risco três vezes maior de complicações neste estudo. O estudo encontrou resultados semelhantes aos da literatura atual.

Palavras-chave: Reconstrução; Radioterapia; Mama

 

ABSTRACT

Radiotherapy is a vital component in the treatment of breast cancer, with benefits in decreasing local recurrence and improving long-term survival. However, deleterious effects of radiation on tissues imply higher rates of complications. We performed a study of late reconstructions, operated in the year 2018, where breast implants or expanders were used in irradiated patients. The study identified a complication rate of 54% for a total of 22 patients and a 78% rate of complications in pre-irradiated patients. Exposure to radiotherapy presented a three-fold increased risk of complications in this study. The study found similar results to the current literature.

Keywords: Reconstruction; Radiotherapy; Breast

 

A utilização do retalho de Bernard-Webster como opção para reconstrução do lábio inferior

THIAGO MELO DE SOUZA; FLAVIO MACIEL DE FREITAS; LEONARDO MILANESI POSSAMAI; CAROLINE BATTISTI; ELISETE PEREIRA DE SOUZA; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):169-171 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

Introdução: Carcinoma de células escamosas é a neoplasia maligna mais frequente dos lábios, principalmente o inferior. O tratamento de primeira linha é a excisão cirúrgica, com margem livre, utilizando excisão em cunha e fechamento direto. Após a excisão, para defeitos superiores a 50% do comprimento labial, as técnicas mais utilizadas são os retalhos de Karapandzic e de Bernard-Webster. Objetivos: Demonstrar um caso clínico de carcinoma escamoso, reconstruído com retalho de Bernard-Webster.
Método: Revisão da literatura no PubMed e Scielo, com as palavras-chave: "retalho de Bernard-Webster", "carcinoma epidermoide" e "lábio inferior".
Resultados: após 2 meses houve adequada mobilidade oral, sensibilidade sem alterações, cicatrização em bom estado e sem alterações para continência bucal.
Conclusão: o retalho de Bernard-Webster representa uma excelente alternativa para a reconstrução de defeitos de espessura total, pois pode ser realizado em tempo único e utiliza tecidos vizinhos semelhantes.

Palavras-chave: Retalhos cirúrgicos; Neoplasias labiais; Carcinoma de células escamosas

 

ABSTRACT

Introduction: Squamous cell carcinoma is the most frequent malignant neoplasm of the lips, especially the lower one. The first-line treatment is surgical excision, with free margin, using wedge excision and direct closure. After excision, for defects greater than 50% of the labial length, the most used techniques are the Karapandzic and Bernard-Webster flaps. Objectives: To demonstrate a clinical case of squamous carcinoma, reconstructed with Bernard-Webster's flap.
Method: Literature review in PubMed and Scielo, with the keywords: "Bernard-Webster flap", "squamous cell carcinoma" and "lower lip".
Results: after 2 months there was adequate oral mobility, sensitivity without alterations, healing in good condition and without alterations for oral continence.
Conclusions: Bernard-Webster's flap represents an excellent alternative for the reconstruction of defects of total thickness, since it can be performed in a single time and uses similar neighboring tissues.

Keywords: Surgery flaps; Lip neoplasms; Carcinoma of squamous cells

 

Síndrome de Escobar - forma rara e atenuada da síndrome do pterígio múltiplo

CAROLINE BATTISTI; ALICE FISCHER; THIAGO MELO DE SOUZA; LEONARDO MILANESI POSSAMAI; FLAVIO MACIEL DE FREITAS; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):176-178 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

A síndrome de Escobar é a forma atenuada da síndrome do pterígio múltiplo. As características clínicas dessa síndrome incluem: retardo do crescimento ou baixa estatura, pterígio do pescoço, axila, antecubital, região poplítea e intercrural. Múltiplas contraturas articulares (artrogriposes), sindactilia e campodactilia dos dedos, escoliose e cifoescoliose, fusão de vértebras cervicais, deformidades dos pés, anomalias genitais, defeitos cardíacos congênitos, além de redução da massa muscular também já foram relatados. O manejo dessas crianças é multidisciplinar e diretamente relacionado às deformidades encontradas. Apesar da síndrome de Escobar ser rara e ainda pouco estudada na literatura, o cirurgião plástico destaca-se no manejo cirúrgico desses pacientes, podendo, por meio de seu arsenal cirúrgico, propiciar um maior desenvolvimento físico e motor desses pacientes.

Palavras-chave: Cirurgia plástica; Genética médica; Comunicação interdisciplinar

 

ABSTRACT

The Escobar syndrome is the attenuated form of multiple pterygium syndrome. The main symptoms are: delayed growth or short stature, neck pterygium, arms, legs and genital anomalies, congenital heart problems, besides decrease in muscle mass. Children support is interdisciplinary and directed to deformities found. In spite of this, the syndrome is rare and there are few studies about it; plastic surgery is the main part of the surgical treatment for this patients and can support a greater physic and motor development of this children.

'

Keywords: Plastic surgery; Medical genetics; Interdisciplinary communication

 

Tratamento da hipertrofia de pequenos lábios vaginais na adolescência - experiência atual do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Caroline Battisti; Leonardo Milanesi Possamai; Flavio de Freitas Neto; Felipe Bilhar Fasolin; Paulo Eduardo Krauterbluth Solano Junior; Pedro Bins Ely
Rev. Bras. Cir. Plást. 2018;33(Suppl.1):175-177 - Tronco I

PDF Português

RESUMO

INTRODUÇÃO: A hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, na maior parte dos casos, tem etiologia congênita, porém pode se desenvolver com o envelhecimento e após o uso de hormônios ou quadros de inflamação cutânea crônica. O objetivo é descrever três casos de pacientes com hipertrofia de pequenos lábios vaginais submetidas ao tratamento cirúrgico e revisão da literatura. MÉTODO: Foi realizada a revisão dos prontuários das pacientes e a revisão bibliográfica foi efetuada na base de dados PubMed. RESULTADOS: As pacientes foram avaliadas no ambulatório de Cirurgia Plástica Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo proposto o tratamento cirúrgico. A técnica cirúrgica utilizada foi a descrita por Gary J Alter, em 2008. CONCLUSÃO: As pacientes podem apresentar importante dano psicológico associado à baixa autoestima; assim, o tratamento cirúrgico pode ser uma boa opção terapêutica após criteriosa avaliação ambulatorial.

Palavras-chave: Adolescente; Genitália feminina; Hipertrofia.

 

Rotina em abdominoplastia do serviço de residência médica da equipe de cirurgia plástica e microcirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

FLAVIO MACIEL DE FREITAS; LEONARDO MILANESI POSSAMAI; CAROLINE BATTISTI; MARCIA RODRIGUES TERRES; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):191-192 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

As pacientes atendidas pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre são encaminhadas via Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como principal indicação adbome em avental secundária a grande perda de peso ou gestação. Entre janeiro e dezembro de 2018, realizaram abdominoplastia um total de 28 pacientes, todas operadas pelo mesmo médico residente e mesmo orientador do Serviço de Cirurgia Plástica. Todas eram mulheres com idades que variaram entre 25 a 69 anos (média de 42,29 anos) e apresentavam índice de massa corporal (IMC) inferior a 30. Destas, cinco pacientes (17,86%) haviam realizado cirurgia bariátrica. Nessa revisão, os dados obtidos pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre se mostraram de acordo com a literatura médica.

Palavras-chave: Abdominoplastia; Obesidade abdominal; Cirurgia plástica

 

ABSTRACT

The patients treated by the Plastic Surgery and Microsurgery Department of the Santa Casa de Misericórdia in Porto Alegre are referred via the Unified Health System (SUS) and have as main indication adbome in an apron secondary to the great loss of weight or gestation. Between January and December 2018, a total of 28 patients underwent abdominoplasty, all of them operated by the same resident doctor and the same advisor of the Plastic Surgery Service. All were women aged 25-69 years (mean 42.29 years) and had a body mass index (BMI) of less than 30. Of these, five patients (17.86%) had undergone bariatric surgery. In this review, the data obtained by the Department of Plastic Surgery and Microsurgery of the Santa Casa de Misericórdia of Porto Alegre were shown according to the medical literature.

Keywords: Abdominoplasty; Abdominal obesity; Plastic surgery

 

Perfil epidemiológico dos doadores de pele dos últimos três anos do banco de pele da Santa Casa de Porto Alegre

JOÃO VITOR PEIXOTO LEAL ZANIRATI; LEONARDO MILANESI POSSAMAI; FLAVIO MACIEL DE FREITAS; EDUARDO CHEM; PEDRO BINS ELY
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.1):197-198 - 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

PDF Português

RESUMO

O Banco de Pele Dr. Roberto Corrêa Chem, fundado em 2005, é responsável pela captação, preservação, armazenamento e distribuição de pele humana alógena.
Objetivo: Relatar o perfil epidemiológico dos doadores do Banco de Pele da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, durante o período de 2016 a 2018.
Material e Método: Para essa análise, realizou-se consulta aos relatórios mensais, cujo preenchimento periódico faz parte da rotina do Banco de Pele.
Resultados: Durante o período de 2016 a 2018, foram realizadas 122 captações, variando a idade e o sexo dos doadores. Discussão: A cobertura cutânea adequada é um fator crucial no manejo de pacientes de grandes queimados. O Banco de Pele Dr. Roberto Corrêa Chem da Santa Casa de Porto Alegre atua captando, processando e disponibilizando lâminas de pele alógena para o uso clínico em enxertias, em que condições clínicas impedem o uso do enxerto autólogo.

Palavras-chave: Doação dirigida de tecido; Curativos biológicos; Transplante de pele; Queimaduras

 

ABSTRACT

The Dr. Roberto Corrêa Chem Skin Bank, founded in 2005, is responsible for the capture, preservation, storage and distribution of allogeneic human skin.
Objective: To report the epidemiological profile of the donors of the Santa Casa de Misericórdia Skin Bank in Porto Alegre, during the period from 2016 to 2018.
Material and Method: For this analysis, a consultation was made to the monthly reports, whose periodic filling is part of the routine of the Skin Bank. Results: During the period from 2016 to 2018, 122 abstractions were performed, varying the age and sex of the donors.
Discussion: Proper skin coverage is a crucial factor in the management of large burned patients. The Dr. Roberto Corrêa Chem Skin Bank of Santa Casa de Porto Alegre works by capturing, processing and making available allogeneic skin slides for clinical use in grafts, where clinical conditions prevent the use of the autologous graft.

Keywords: Targeted donation of tissue; Biological dressings; Skin transplantation; Burns

 

Patrocinadores

Indexadores

Licença Creative Commons Todos os artigos científicos publicados em http://www.rbcp.org.br estão licenciados sob uma Licença Creative Commons