ISSN Online: 2177-1235 | ISSN Print: 1983-5175

Showing of 1 until 3 from 3 result(s)

Search for : FERNANDO GOMES BEZERRA RIBEIRO

Reconstrução de couro cabeludo com retalho subgaleal: uma abordagem conjunta da cirurgia plástica e neurocirurgia

KARINE LORENA SOUSA QUEIROZ; ERIK DE AQUINO NERY; SUELEN RIOS DE MELO RECAMONDE; FERNANDO GOMES BEZERRA RIBEIRO
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):39-41 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

O couro cabeludo é composto por cinco camadas anatômicas distintas: pele, tecido subcutâneo, gálea, tecido areolar frouxo e pericrânio, como descrito pelo mnemônico, em inglês SCALP (Skin, subcutaneous tissue, galea aponeurotica, loose areolar tissue e pericranium). O escalpo é o tegumento mais espesso do corpo humano. A gálea, camada aponeurótica, proporciona força à cobertura cutânea. A fáscia subgaleal ou plano subaponeurótico é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, responsável por boa parte da mobilidade do couro cabeludo. O couro cabeludo é uma área difícil de ser reconstruída devido a sua pouca elasticidade. Os retalhos locais podem ser usados na cobertura das grandes lesões do couro cabeludo, evitando a sequela de feridas crônicas, diminuindo tanto o tempo de internação, como a exposição à infeções e riscos para o paciente.

Palavras-chave: Cirurgia plástica; Couro cabeludo; Neurocirurgia; Crânio

 

Retalho plantar medial nas reconstruções de calcâneos pós-ressecção de melanoma acral: série de casos

SUELEN RIOS DE MELO; MARCUS VINICIUS PONTE DE SOUZA; FERNANDO GOMES BEZERRA RIBEIRO; KARINE LORENA SOUSA QUEIROZ
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):55-57 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

O melanoma cutâneo é classificado em quatro subtipos principais, sendo o melanoma lentiginoso acral, o subtipo mais raro, ocorrendo em 60% dos casos na superfície plantar, sendo o mais agressivo dentre os melanomas. O tratamento cirúrgico do melanoma acral é um grande desafio técnico para o cirurgião, visto que a cobertura do pé e, especialmente, da região do calcâneo apresenta alto grau de especialização dos tecidos envolvidos, além de imobilização dos tecidos adjacentes, tornando complexa essa reconstrução cirúrgica. Outro desafio é a ressecção da lesão, cujo objetivo é a cura e evitar a recorrência local. Este trabalho tem por objetivo relatar uma série de 3 casos de melanoma acral restritos a região do calcâneo, que foram submetidos à reconstrução imediata com retalho plantar medial que apresentaram satisfatório resultado funcional e estético.

Palavras-chave: Calcâneo; Melanoma; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Retalhos cirúrgicos; Retalho perfurante

 

Reconstrução de concha auricular anterior com retalho auricular posterior ilhado: relato de caso

SUELEN RIOS DE MELO; MARCUS VINICIUS PONTE DE SOUZA; FERNANDO GOMES BEZERRA RIBEIRO; KARINE LORENA SOUSA QUEIROZ
Rev. Bras. Cir. Plást. 2019;34(Suppl.3):58-60 - Articles

PDF Portuguese

RESUMO

Aproximadamente 5-8% dos tumores cutâneos malignos da cabeça e pescoço localizam-se no pavilhão auricular, sendo a maioria classificados como carcinomas basocelulares (75%), seguidos dos carcinomas espinocelulares (25%). Diversas são as opções cirúrgicas para restaurar a integridade anatômica da orelha. Relatamos um caso de um paciente que apresentou carcinoma basocelular, localizado na concha do pavilhão auricular esquerdo e parte do conduto auditivo externo, de aproximadamente 3cm de diâmetro, que foi submetido à reconstrução imediata, em tempo único, através do uso do retalho auricular posterior ilhado, classicamente conhecido como Retalho de Masson, apresentando resultado funcional e estético satisfatório ao paciente.

Palavras-chave: Neoplasias da orelha; Orelha; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Orelha externa

 

Indexers

Licença Creative Commons All scientific articles published at www.rbcp.org.br are licensed under a Creative Commons license